Quem disse que o povo potiguar não tem uma cultura própria? Pois tem sim, e muita! Depois das expressões natalenses que mostrei aqui é hora de identificar os costumes típicos desta terrinha.
Se você quiser descobrir se alguém é potiguar entre vários brasileiros numa multidão basta observar se ele faz alguma dessas coisas aqui… se fizer, é quase certeza de ser um.
Falar a palavra “Galado”
Nenhum outro povo no mundo fala “galado” a não ser o potiguar. Se você estiver na Suíça pegando um metrô e alguém no meio da conversa falar “galado”, esse é potiguar! Inclusive já ouvi relatos de gente que estava desesperada no exterior sem conhecer ninguém lá, ouviu um “GALADO” bem distante e fez uma boa amizade.
__
Sair na tarde de Sábado ou Domingo pra comer açaí com os amigos
Eu sei que em outros cantos do mundo se come açaí também, mas de uns tempos pra cá isso virou uma febre entre os potiguares. Acho que ao invés da palavra Potiguar significar “comedor de camarão” deveria significar: “comedor de açaí.”
__
Transformar a Zona Norte da cidade numa outra cidade
Tem até um post aqui no blog especialmente sobre isso. Nenhum outro canto do mundo transformou uma zona da cidade em uma outra cidade. Impressionante, ninguém diz: “eu vou ali na Zona Sul”, ou “eu vou ali na Zona Oeste” mas pra Zona Norte dizem como se fosse um local distante e escroto. Transformaram a “ZN” numa outra cidade, tipo “vou viajar ali pra cidade de Zonanorte amanhã eu volto”.
__
Achar que por ter um carro luxuoso você vira o dono da rua
Quem nunca viu uma L200 passar a milhão perto de você, ou subir uma calçada, ou estacionar aonde bem quer entende nessa cidade? São coisas típicas que geralmente um potiguar faz quando tem uma pickup ou um SUV. Não são todos mas a maioria faz, é ou não é?
__
Ir assistir América e ABC
O CLÁSSICO rei né?! A disputa máxima dos dois maiores times do Rio Grande do Norte. Nenhum outro estado brasileiro tem ABC x América como clássico.
__
Falar “com certeza” na entrevista
É bem engraçado como o natalense adora falar a expressão “com certeza” dando um sorrisinho de lado. Pode observar em entrevistas na TV por exemplo. Se você vi alguém respondendo assim, fortes chances de ser potiguar.
__
“Resenhar” na casa de fulana
O natalense faz da conversa fiada um ritual passado de pai pra filho. Inventaram a tal expressão “resenhar” que significa: não ter nada pra fazer da vida e passar na casa de um vizinho [ou nem tão vizinho] pra ficar conversando “miolo de pote”, besteirol.
__
Veranear em casa de praia
Casa de praia não é só Natal que tem, mas ninguém mais nesse planeta passa todos os finais de semana de Janeiro na casa de praia com a família do que o natalense. E veranear assim é muito legal!
__
Fazer concurso
O RN carece de bons empregos e a grande maioria das empresas são pequenas e não pagam tão bem, então virou febre na cidade tentar todo o tipo de concurso que aparecer pois no Governo as pessoas veem estabilidade, tranquilidade e salários altos. Este grupo potiguar de concursos por exemplo já tem mais de 30 mil pessoas.
__
Ir ao Midway só andar (lezar) mesmo
O povo vai ao Shopping Midway Mall apenas pra dar um passeio, andar e ver o movimento.
__
Comprar uma ginga com tapioca na praia
Ginga com Tapioca deveria estar na bandeira do RN. Nenhum outro canto do mundo vende essa invenção. Se você tá na praia e vi alguém pedindo uma ginga com tapioca… é potiguar! E muito provável ser de Natal!
__
Morrer de medo de blitz
Natal é uma das únicas cidades brasileiras em que a Lei Seca é aplicada com rigor máximo e quem não cumpri-la pode se dar muito, mas muito mal. Tem muita gente com medo de ser pego pelo bafômetro do Tenente Styvenson (por isso mesmo ele tem que passar por isso aqui) quando sai de carro pra beber por aí. Nenhum outro povo tem tanto medo de uma lei que brinda o motorista com uma multa de quase 2 mil reais, mais apreensão da carteira e mais prisão.
Quer ver mais coisas de potiguar? Temos várias:
- 13 frases que o potiguar diz quando está muito cansado
- Os melhores memes potiguares de todos os tempos
- As expressões natalenses que mais bombaram em 2014
31 Comentários
Elijane Moura
(16 de março de 2015 - 15:05)Pois é… não sei se dou risada ou fico sem graça com tantos rotulos. Sou potiguar, Natalense mas certamente não ne ví nessa ” Parodia” toda escrita por você. Caso você não more aqui sugiro que se mude e experimente morar na zona norte, passar hoooooooras preso no transito e só ter duas alternativas de entrar e sair de lá. Depois você me diz se não vai se referir a ela como uma cidade distante rs. Da ginga com tapioca, sim nasceu nas rocas, de um lanche que um pai fez para os filhos e virou fonte de renda para muita gente. É muito gostoso e não!!! Não é a cara do potiguar pedir ginga com tapioca na praia! O midway vive lotado mesmo, por ser mais popular e acessivel a todos, mais do que o Natal shopping. E não!!! Não se ou fala esse arrastado ” com certeza!!!!” Acho.até que natalense não tem sotaque, nem jargões já que é tudo muito misturado. Enfim…soa até engraçado se não fosse ” coooom ceeeerteza!!!!!! Tão critico.
Rubs
(17 de março de 2015 - 18:36)Zzzzzzzz pra vc, fala-se galado sim, diz-se com certeza sim. Ele não falou mal da ginga com tapioca. E, que culpa tem ele se a zn só tem duas vias de acessos?!
PARABÉNS PELO TEXTO E, CREIO EU QUE MUITOS SE IDENTIFICARAM COM TEU TEXTO. COMPARTILHANDO AQUI. VLWW GLD
Curiozzzo
(17 de março de 2015 - 19:43)Obrigado por entender o espírito Rubs!
Eu
(8 de maio de 2015 - 11:09)“Acho.até que natalense não tem sotaque”
Tá “SERTO”. Essa, além de não entender o texto, nunca saiu de Natal…
Curiozzzo
(8 de maio de 2015 - 12:34)Poisé Eu, eu acho que Natal é uma das cidades do BR que mais tem sotaque carregado. Isso é apenas uma característica própria da cultura do povo, não há nada demais nisso.
Kleber Morais
(3 de outubro de 2015 - 21:58)Sotaque carregado e diferenciado, vum. Digo isso pq moro aki em Brasília e qdo abro o bico pra falar o povo nota logo q sou de fora, kkkkkkk
Lazaro
(16 de março de 2015 - 23:32)Acho que o resenhar jah existia antes, pelo menos eu vi antes em Maceió e bem depois em Natal. Agora os mais marcante é o galado, chamar todo mundo de “boy”, “boyzinha” e variantes… E o q mais tive dificuldade de entender: “é guerra galado…”
sérgio rodrigues
(18 de março de 2015 - 19:16)kkkkkkkkkkkkkkkkk pode crer esse homi é um galado resenheiro mesmo kkkkkkkkkkkkkkk
“Se você é de Natal responda as perguntas abaixo” | Curiozzzo
(9 de abril de 2015 - 17:48)[…] Se você respondeu à maioria destas perguntas você realmente é um natalense legítimo e das antigas! Parabéns! Eu espero que você tenha se divertido e relembrado muita coisa nesta viagem. Quer ver mais coisas típicas do povo potiguar? Clica aqui. […]
Saiba como estão Rhanna, a garota que teve o braço quebrado numa boate em Natal há 4 anos atrás, e seu agressor Rômulo Lemos | Curiozzzo
(28 de abril de 2015 - 09:33)[…] 12 coisas típicas de potiguar […]
Gicelia
(8 de maio de 2015 - 12:10)Não sou de Natal, sou paraibana de Cajazeiras, não sei quem é voce, mas achei o texto desnecessário e desmerecedor demais de uma gente tão bacana, e de uma das cidades mais cobiçadas , seja como destino temporário ou definitivo ( sim, tem muita gente de outras partes do Brasil, que piram o cabeção quando conhecem Natal, o mesmo se aplica a sua cidade irmã João Pessoa) Sim temos sotaque!!E quem não tem???( os que falam em Libra não têm!)) Mas , COM CERTEZA, sabemos usar plural e fletir verbos( inclusive na terceira pessoa), e as nossas mulheres tem voz cadenciada e manhosa( só não nos arrelie!). Sem falar que somos ótimos em transitar muito facilmente entre a linguagem informal e a forma culta. Falta de entretenimento em Natal? Com toda a natureza eplendorosa e disponível em volta? Oi? Ame o seu sotaque!!! Nosso sotaque é lindo!
Curiozzzo
(8 de maio de 2015 - 12:30)Olá Gicelia, sou Henrique Araujo, tem mais sobre mim no link “QGZINHO CURIOZZZO” do menu. Muito prazer! Não critiquei sotaque de ninguém não. Leia direito. Falta muita coisa em Natal como falta também em outros lugares por aí, normal. Você entendeu o post meio errado.
Marcelo Cunha
(18 de junho de 2015 - 17:53)Ah! Eu sou de Natal e adorei. O texto é cômico e tem lá suas verdades. Porém vejo com outros olhos a postagem. Está de parabéns. Me identifiquei com algumas coisas.
Curiozzzo
(18 de junho de 2015 - 21:43)Valeu Marcelo!
Kleber Morais
(3 de outubro de 2015 - 21:59)O texto não é desnecessário e nem desmerecedor. Quem é de Natal e quem, igual a mim, é do interior e que mora/morou na cidade vai se identificar. Vamos parar com o mimimi politicamente correto.
Curiozzzo
(5 de outubro de 2015 - 09:37)Isso mesmo Kleber! Obrigado por entender a coisa do jeito certo.
Aprenda alguns rolés alternativos de Natal com o Calendário do Betinho | Curiozzzo
(15 de julho de 2015 - 18:06)[…] 12 coisas típicas de Potiguar que você com certeza também faz […]
11 coisas que você só escuta quando está passeando pelo comércio de Natal-RN | Curiozzzo
(5 de agosto de 2015 - 20:29)[…] 12 coisas típicas de Potiguar que você com certeza também faz […]
Mostramos 5 fotos de Natal-RN para gringos e eles estranharam tudo | Curiozzzo
(26 de agosto de 2015 - 14:13)[…] 12 coisas típicas de Potiguar que você com certeza também faz […]
Sua vida vai ficar muito melhor com estes memes legitimamente Potiguares | Curiozzzo
(27 de agosto de 2015 - 16:13)[…] 12 costumes dos Potiguares que com certeza você também tem […]
21 natalenses que entendem como você se sente com o dólar a R$ 4 | Curiozzzo
(23 de setembro de 2015 - 11:25)[…] 12 costumes dos Potiguares que com certeza você também tem […]
10 coisas que os pontos turísticos de Natal diriam se fossem sinceros | Curiozzzo
(17 de outubro de 2015 - 16:15)[…] Não deixe de ver também as 13 fotos que vão provocar em você a sensação de que não é Natal ou Parnamirim ou quem sabe esses 12 costumes dos Potiguares que com certeza você também tem. […]
14 expressões faladas no Rio Grande do Norte que confundem o resto do Brasil | Curiozzzo
(29 de outubro de 2015 - 10:13)[…] Então você precisa ver também 12 costumes dos Potiguares que com certeza você também tem ou a origem destas palavras potiguares […]
Memes pra quem não sabe que a Zona Norte faz parte de Natal | Curiozzzo
(1 de novembro de 2015 - 11:30)[…] 12 costumes dos Potiguares que com certeza você também tem […]
As 17 coisas mais potiguares que já aconteceram | Curiozzzo
(9 de novembro de 2015 - 22:06)[…] 12 costumes dos Potiguares que com certeza você também tem […]
Stéh
(12 de novembro de 2015 - 16:58)Agooora pronto, esse povo não entende o que está escrito, só pode.
Tem mais uma expressão que não sei se já perceberam, mas é muito comum o povo do RN falar que é “Pronto”. Serve como uma espécie de confirmação. Tipo:
-Ei boy, a gente se encontra na frente do Cinemark. Blz?
-Pronto, ta certo.
Henrique Araujo
(13 de novembro de 2015 - 07:58)Stéh, valeu pela dica! Obrigado pelo comentário.
27 bairros de Natal e os significados reais de seus nomes | Curiozzzo
(22 de dezembro de 2015 - 00:38)[…] 12 costumes dos Potiguares que com certeza você também tem […]
Os 15 melhores posts do Curiozzzo em 2015 | Curiozzzo
(27 de dezembro de 2015 - 17:10)[…] 12 costumes dos Potiguares que com certeza você também tem […]
12 coisas frustrantes da vida de quem mora em Natal | Curiozzzo
(3 de janeiro de 2016 - 16:38)[…] 12 costumes dos Potiguares que com certeza você também tem […]
Nelson
(19 de dezembro de 2019 - 16:16)O clássico é ABC X AMÉRICA, falar ao contrário é só recalque e mimimi!