Em 1942, em plena Segunda Guerra, Getúlio Vargas autorizou a construção de uma base militar dos EUA no Brasil. Estas fotos incríveis, que se tornaram um enorme sucesso na internet, recontam a história do campo de Parnamirim, RN.

In 1942, during the Second War, Getulio Vargas, ex Brazilian president, authorized the construction of a U.S. military base in Brazil. These amazing photos recount the history of the field of Parnamirim.

Natal, 1942. Como parte dos acordos feitos por causa da Segunda Guerra, os americanos construíram uma base aérea em Parnamirim. Esta história incrível foi romanceada no filme “For All”, mas as imagens abaixo são um registro real daqueles dias.

Natal, Brazil, 1942. As part of the agreements made ​​because of World War II, the Americans built an air base in Parnamirim. This amazing story was fictionalized in the movie “For All”, but the images below are a real record of those days.

A base ficou conhecida como o “Trampolim da Vitória”. Todos os aviões americanos deviam passar por lá antes de seguir para os campos de batalha na Europa e África.

 The base became known as the “Springboard to Victory”. All American planes were to go there before heading to the battlefields in Europe and Africa.

E os militares aproveitavam para se inteirar da cultura local e relaxar um pouco na praia.

And the military took advantage to learn about the local culture and relax a bit on the beach.

Fotos: Ivan Dmitri/Michael Ochs Archives / Getty Images​ via Buzzfeed Brasil.

Anúncios

Escrito por Henrique Araujo

O criador do Curiozzzo é Bacharel em Sistemas de Informação, viciado em internet desde muito cedo, e encontrou na criação de conteúdo uma nova paixão. Criou o blog em 2014 para levar o Rio Grande do Norte (onde vive desde criança) para o mundo de uma forma criativa e diferenciada. Siga-o: instagram.com/henrique.e.araujo

40 comentários

  1. Meu pai fernando carvalho de goes e pelusio de melo foram os unicos oficiais medicos a chefiar equipes na detetizaçao dos avioes que chegavam da Africa. A luta era contra o mosquito anopheles que vinha da africa nos avioes. Serviço insano nunca reconhecido que encurtou a vida de meu pai e dr pelusio.
    Sabe algo sobre o assunto tenho alguma coisa.

  2. Incrível a qualidade das fotografias, nunca tinha visto uma fotografia antiga com uma nitidez tão boa como dessas imagens, sem dúvida um excelente trabalho, parabéns.

      1. olá! o mais interessante disso é que meu pai Alcides Macedo dos Santos trabalhou como motorista nas obras dessa base durante 14 meses eu tenho a documentação da base americana de Santa Cruz!

    1. Fotos feitas por câmeras de médio formato, com negativos bem maiores que os 35mm das SLR analógicas ainda existentes no mercado. Possivelmente câmeras Hasselblad, Mamyia, Minolta ou Leica

  3. Sem duvida , um achado , sempre ouvi falar dessa base em Natal mas nunca tinha visto fotos dela e com tanta qualidade! É chato mas interessante observar a pobreza gritante do povo da região naquela época muitos descalços e maltrapilhos diferente dos americanos que já apresentava sinais de vida bem melhor que a nossa mas a interação entre as pessoas parecia cordial e sem problemas !!!

  4. Um registro histórico muito bom,parabéns pela inciativa de divulgação. Você ,por acaso, sabe algo sobre o livro que um fotografo americano irá lançar sobre a Segunda guerra ?
    Vi a reportagem no Fantástico mas não havia referências sobre data e titulo do lançamento só sei que será nos EUA.

  5. muito bom. Eu morei lá quando criança e meu pai, que estar para fazer 100 anos de idade, trabalhou lá nesse tempo. Seria muito bom pra mim se pudesse ver a sua imagem, nesta época em uma dessas fotos.

Diga o que achou:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s