A gente já descobriu a origem da palavra “galado”, e a origem da expressão “oxente” aqui no blog. Agora trazemos para você a origem da palavra “forró”, o ritmo nordestino que ganhou o mundo todo! Compartilhe com seus amigos que não sabem disso…

curiozzzo-origem-da-palavra-forro

Você pode confirmar a descoberta desta expressão pelo filme: “FOR ALL” de Buza Ferraz e Luiz Carlos Lacerda.

Não deixe de ver também a origem de “abestalhado” e “arrochado”.

Anúncios

Escrito por Henrique Araujo

O criador do Curiozzzo é Bacharel em Sistemas de Informação, viciado em internet desde muito cedo, e encontrou na criação de conteúdo uma nova paixão. Criou o blog em 2014 para levar o Rio Grande do Norte (onde vive desde criança) para o mundo de uma forma criativa e diferenciada. Siga-o: instagram.com/henrique.e.araujo

8 comentários

  1. A tese que deriva a brasileiríssima palavra forró do inglês for all é, segundo os etimologistas sérios, apenas uma dessas lendas engraçadinhas que vicejam no reino das palavras. Como um vocábulo que já estava dicionarizado por Cândido de Figueiredo em 1913 poderia ter sido criado na Segunda Guerra?
    O mais provável é que forró, “baile popular em que casais dançam ao som de ritmos nordestinos”, seja simplesmente a forma reduzida de forrobodó, termo existente no português desde o século 19 e de significado igualmente festivo, embora não restrito ao Nordeste do Brasil. Registrada em dicionário pela primeira vez em 1899, a palavra dá nome a uma opereta de Chiquinha Gonzaga que estreou em 1911 no Rio de Janeiro.

  2. Olá, Henrique. Parabéns pelo site, mas vamos reestabelecer a verdade sobre a palavra forró, que vem da redução de forrobodó, expressão já usada por Cascudo no Dicionário do Folclore Brasileiro, e que já existia nos tempos do Brasil Colonial (muito antes, portanto, dos americanos e da segunda guerra). Valeu!

Diga o que achou:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s