12 coisas que você nem imaginava sobre o Pittsburg (inédito)

A lanchonete Pittsburg , empresa genuinamente potiguar, é uma das mais fortes do norte-nordeste, e a marca mais lembrada do natalense com fome há décadas.

Veja algumas curiosidades que você desconhecia:

1. O dono não foi o criador

curiozzzo.com-curiosidades-pittsburg-criador

Foi criado pelo natalense Franklin Veloso primo do atual dono, que deixou os negócios em 1993. Seu primo, Kleber Carlos Carvalho, que morava em São Paulo, veio para Natal em 1985 ser sócio no negócio a pedido de Franklin, quando começaram a movimentar mais o Pittsburg. 

Só que o Franklin deixou os negócios e Kleber assumiu a empresa em parceria com sua mulher, nesta época a lanchonete já se localizava no atual endereço, na avenida Prudente de Morais. 

2. Uma pequena lanchonete que você não lembra

curiozzzo.com-curiosidades-pittsburg-primeira-loja

O Pittsburg era uma pequena lanchonete que vendia apenas sanduíches e refrigerantes no Shopping Natal Sul, em frente ao Hiper Bompreço. Com o passar do tempo, a clientela foi aumentando e veio a necessidade de oferecer um espaço mais confortável e com um cardápio bem mais variado. Daí surgiu o Pittsburg da Prudente de Morais.

3. O nome “Pittsburg” vem sim da cidade de Pittsburgh, EUA

curiozzzo.com-curiosidades-pittsburg-pittsburgh

O nome foi inspirado na cidade norte-americana Pittsburgh, a segunda cidade mais populosa do estado americano da Pensilvânia.

4. A primeira logomarca colorida

curiozzzo.com-curiosidades-pittsburg-logomarca

A primeira marca, muito colorida como a maioria das marcas da época, apresentava como ícone dois coqueiros com um sol nascente em composição.

5. Alimentos em números

curiozzzo.com-curiosidades-pittsburg-comidas

A empresa utiliza em média 100 mil pães mensais, 4.500 kg de queijo, nove mil litros de refrigerantes, 18 mil latas de refrigerantes e 4.500 litros de chope.

6. Kibon e batata frita já foram o auge

curiozzzo.com-curiosidades-pittsburg-kibom-batatas

O lanchonete já foi considerada a maior vendedora de Kibon/Sorvane do Brasil e o maior vendedor de batatas fritas do Nordeste.

7. Tem franquias com padrão muito rigoroso

curiozzzo.com-curiosidades-pittsburg-franquia

Se você pensa em abrir uma loja Pittsburg saiba que não é nada fácil.

Segundo o diretor de expansão uma franquia só é aberta se a localidade passar por diversas análises tendo em vista que o cliente precisa encontrar em todas as lojas o mesmo padrão de qualidade da matriz. É levado em consideração por exemplo o nível de interesse do público da cidade ou do bairro em consumir produtos específicos da marca Pittsburg e o tamanho da loja que precisa oferecer conforto e liberdade.

8. Mais de 15 mil entregas mensais

curiozzzo.com-curiosidades-pittsburg-delivery-revista-deguste

São mais de 15 mil entregas mensais em domicílio.

9. É o telefone mais solicitado do público

curiozzzo.com-curiosidades-pittsburg-telefone

O número de telefone do delivery é o mais solicitado pelo público junto aos catálogos da Listel, Telepesquisa e Multipesquisa.

10. Dono tem mania de organização

curiozzzo.com-curiosidades-pittsburg-kleber-carvalho

As lanchonetes são sempre limpas, organizadas e modernas porque o dono tem uma certa mania de organização e nunca deixa nada quebrado, sujo ou defeituoso. Se algo quebra ele rapidamente manda consertar de forma que o cliente nem note que quebrou.

11. Os pães e os hambúrgueres não são congelados

curiozzzo.com-curiosidades-pittsburg-pao

O pão dos sanduíches é feito diariamente e não ficam congelados. O mesmo acontece com os hambúrgueres. Segundo os diretores estes são segredos que fazem o sucesso da marca.

12. Brasília e Florianópolis já quiseram 

Brasília e Florianópolis já quiseram ter lojas Pittsburg mas o dono achou melhor não levar a marca para lá para poder crescer pelo Nordeste de forma gradual e mais controlada.

Gostou dessas curiosidades? Então não deixe de ver estas aqui

(Adaptado de Pittsburg.com.br, Partage Norte Shopping, Portal Mercado Aberto e Revista Deguste)

Anúncios