6 monumentos do RN que você talvez desconheça

Como assim existe um galo encima de uma serra que é venerado por uma cidade inteira?

Como assim o Mussolini mandou uma coluna daquelas de palácio da Itália pra cá?

Poisé amigo, você assim como eu achava que conhecia todos os monumentos que havia pra se conhecer na cidade? Veja essa lista e veja que não conhecia quase nada:

Monumento em homenagem à Bíblia

curiozzzo.com-6-monumentos-do-RN-vc-desconheca-monumento-homenagem-biblia

Inaugurado em 16 de Julho de 2011 e localizado na avenida Café Filho, em frente à orla da Praia do Meio. Autorizada pela prefeitura potiguar, a obra foi projetada pelo designer Luiz Alem e custeada pela Ordem dos Pastores Evangélicos de Natal (OPEN). O monumento bíblico era um sonho antigo da comunidade cristã evangélica de Natal, desde 1997. Sua construção, inaugurada 14 anos depois, se deu de forma artesanal. Vista de cima, a obra apresenta uma forma de cruz, com as pontas posicionadas para o norte, sul, leste e oeste, onde se apresentam as Escrituras em idiomas diferentes (português, grego e latim). A estrutura possui também um globo central entrelaçado por arcos, uma ponta direcionada para o céu e duas letras na base (alfa e ômega).

_

Coluna Capitolina

curiozzzo.com-6-monumentos-do-RN-vc-desconheca-coluna-capitolina

Esta coluna foi dada ao povo do RN por ninguém mais ninguém menos que Benito Mussolini, ou seja, ela é uma coluna Romana legítima. Ela foi um presente da Itália em agradecimento pela boa acolhida oferecida aos aviadores daquele país, Carlo del Prete e Arturo Ferrarin que no dia 5 de julho de 1928 alcançaram a costa potiguar após um voo de mais de 49 horas sem escalas, perfazendo uma distância de mais de 7 mil quilômetros de Roma até o RN. A coluna, marco desse feito, tem esse nome porque é originária do Monte Capitólio, em Roma. Como o promotor da doação foi o ditador italiano Mussolini, o monumento foi por vezes considerado um símbolo fascista. Em 1935, durante a Intentona Comunista, a coluna chegou a ser derrubada.

_

Marco da Paz

curiozzzo.com-6-monumentos-do-RN-vc-desconheca-marco-da-paz

Em 08 de Agosto de 2014 a cidade de Acari-RN foi a primeira do nordeste brasileiro a receber o monumento “Marco da Paz”. O monumento é formado por um arco e um sino, símbolos que marcaram o fim da 2ª Guerra Mundial e foi trazido por um casal habitante da cidade em uma viagem ao Vaticano. Agora são 17 Monumentos da Paz espalhados por 6 países do mundo, e mais de 7 mil miniaturas distribuídas entre personalidades do Brasil e do mundo como o Papa Francisco e o Papa Emérito Bento XVI.

_

Monte do Galo

curiozzzo.com-6-monumentos-do-RN-vc-desconheca-galo

Segundo o que se ouve falar, nas primeiras décadas de 1800, os vaqueiros da Fazenda Baixa Verde (Carnaúba dos Dantas), que pertencia à um major da região, enquanto cuidavam do gado nas proximidades da região escutaram o cantar de um galo vindo do topo de uma serra. Isso os deixavam assustados porque não haviam habitantes nas proximidades. A notícia do misterioso fato logo se espalhou, e a serra passou a ser conhecida como Serrote do Galo e esta estátua de galo da imagem foi construída. O Serrote tem 115 metros de altura e pode ser visto da cidade inteira. Ele é cercado de lendas e de algumas polêmicas religiosas e recebe milhares de fiéis de todas as partes todos os anos nesta pequena cidade.

_

Monumento do Menino do Grude

curiozzzo.com-6-monumentos-do-RN-vc-desconheca-vendedor-de-grude

Esta estátua foi construída em Extremoz-RN e é uma homenagem a culinária local da região que tem como carro chefe o grude. Sua história é praticamente desconhecida pois não se sabe quando nem quem mandou fazer tal obra de arte. O grude como já mostrei aqui  é um doce potiguar tradicional feito a base de farinha de mandioca, coco seco e leite de coco.

_

Monumento Maçônico

curiozzzo.com-6-monumentos-do-RN-vc-desconheca-monumento-maconico

Este monumento fica na BR 406, na cidade de Ceará Mirim. Maçonaria é uma sociedade discreta, onde suas ações são reservadas e interessa apenas àqueles que dela participam. A maçonaria é uma sociedade universal, cujos membros cultivam o aclassismo, humanidade, os princípios da liberdade, democracia, igualdade, fraternidade e aperfeiçoamento intelectual.

Poisé, o Curiozzzo também é cultura. Agora você já pode chegar naquela roda de nerds do seu colégio ou do seu trabalho e dar uma chinelada de conhecimento sobre monumentos. Conhece algum monumento bem diferente? Manda nos comentários. 

.
Fonte: Wikipedia, Masonic.com.br, Barriguda News, Significados e Panoramio

Anúncios