Como você pode montar uma bicicleta motorizada para ser seu meio de transporte em Natal

Uma bike comum já seria algo bem legal na sua vida, quem sabe até você poderia adotá-la como meio de transporte pra trabalhar, afinal, o uso da bicicleta no cotidiano das pessoas tem sido discutido mundialmente não só como uma das soluções para uma cidade sustentável, mas também como elemento fundamental para a motivação, saúde e qualidade de vida das pessoas. Agora imagina você com uma bicicleta motorizada tipo essa aqui:

curiozzzo.com-vantagens-e-desvantagens-de-se-ter-uma-bike-motorizada-como-meio-de-transporte-em-natal-1

Imagens reais da bike do Fernando

{ clique na imagem pra ver maior }

Pois é. Esta aí de cima foi criada pelo Fernando, “guru” do Curiozzzo, que é viciado em bikes, e ele vai contar agora como foi o processo de construção desta aí, bem como as vantagens e desvantagens de você ter uma pra andar por Natal.

Tudo começou quando Fernando teve a ideia de ir de bicicleta simples tipo mountain bike (sim, sem motor mesmo), para o trabalho. Ele fazia um trajeto pequeno, de 4.5km, só que com muitas subidas e terreno ruim, o que dava uma boa canseira, chegando ao trabalho exausto e pingando de suor.

Foi então que pensou em comprar uma bike elétrica para diminuir o esforço. O problema é que depois de pesquisas na internet ele viu que uma dessas custava mais de 3 mil reais então como já tinha sua bike pensou: “e se eu adaptasse um motor nela para ir trabalhar?”.

Assim ele descobriu que o investimento que faria na façanha era muito mais baixo que o modelo elétrico – cerca de R$ 500 apenas um kit de montagem – e pra melhorar tudo ainda mais era possível montá-la no conforto de casa. Perfeito!

A bicicleta motorizada foi montada com muito sucesso, já está sendo usada por ele como meio de transporte e está no processo de “amaciamento”.

Mas quais as vantagens reais de se ter uma bike dessas?

1. Um kit completo (motor 49cc, correia, escape, carburador econômico, tanque de gasolina, CDI, tensor de corrente, tampa da corrente, acelerador, alavanca de embreagem, etc) para fazer sua bike funcionar por uns R$ 530,00, o que é um preço bem justo;

2. A bicicleta faz em torno de 60 kilômetros com 1 litro, então sua economia não será problema;

3. Caso você tenha um carro e quer apenas um veículo auxiliar ela vai servir muito. Vamos supor que você vai levar o carro na oficina, basta levar a bike em um suporte normal de bikes para o carro, lá você a desacopla e vai resolver outros compromissos.

curiozzzo.com-vantagens-e-desvantagens-de-se-ter-uma-bike-motorizada-como-meio-de-transporte-em-natal-suporte

4. Muitos vão se perguntar o porquê de não ser uma bicicleta elétrica, a questão é que estamos falando de um transporte a baixo custo pois bicicleta elétrica ainda é muito cara para a maioria das pessoas, apesar de ser o veículo ideal para os dias de hoje;

5. Você pode desativar temporariamente o motor e usar apenas os pedais da bike.

E as desvantagens?

1. A manutenção é maior do que uma bike elétrica;

2. Tem que misturar óleo à gasolina no abastecimento;

3. Exige um tempo maior para amaciamento, uns 500km;

4. Com a atual escassez de ciclovias em Natal o ciclista precisa disputar espaço com o trânsito comum.

Quero. Como faço?

curiozzzo.com-vantagens-e-desvantagens-de-se-ter-uma-bike-motorizada-como-meio-de-transporte-em-natal-2

Imagem real da bike do Fernando

Existem lojas especializadas no Brasil que vendem o kit pela internet no valor que falei acima. Basta fazer uma busca pelos sites de compra e venda pela internet, observando sempre a reputação do vendedor claro. O kit chegará em sua casa dentro de normalmente 4 a 15 dias, dependendo da forma de envio.

Para montar e começar seus testes basta um conhecimento básico de mecânica de motos. Recomendamos que você peça ajuda algum amigo especialista para não fazer nenhuma bobagem como ter acidentes ou prejuízos.

A ideia é realmente muito fera. Para você que vai tentar criar sua própria bike a motor boa sorte no seu novo, sofisticado e motivo orgulho meio de transporte!

Continue lendo coisas interessantes:

Como você pode montar uma bike motorizada para ser seu meio de transporte em Natal

7 comidas mais deliciosas das praias de Natal-RN (lista definitiva)

Aprenda alguns rolés alternativos de Natal com o Calendário do Betinho

Anúncios