15 túneis cavados em Alcaçuz que você não sabia como foram construídos

post-15-tuneis-historias-tirinha-presidio-cadeia-alcacuz

Eu já mostrei aqui 13 formas malucas já usadas para passar drogas em prisões do Rio Grande do Norte, mas um problema mais grave são as sucessivas fugas de presos, principalmente em Alcaçuz, maior penitenciária do RN.

Pra quem tava em outro planeta e não sabe, não é de hoje que os detentos daquela casa fazem dela o maior queijo suíço da história das detenções brasileiras.

De uns tempos pra cá é túnel sendo descoberto quase toda semana, negócio de louco. Estão dizendo por aí que os presos de lá são os maiores especialistas em construção de passagens  subterrâneas do mundo.

Veja 15 vezes em que foram abertas as passagens dentro do presídio, e como foi a criação de cada “obra” segundo as autoridades:

28/09/2011 – Pavilhão #4

Por volta das 14h25 presos da cela 1 do pavilhão utilizaram um túnel para fugir da unidade prisional.

O diretor do presídio na época, major Marcos Lisboa, disse ao G1 que os detentos cavaram um túnel que chegou a outro que já havia sido aberto, mas foi parcialmente fechado. Eles, segundo Lisboa, “emendaram” os túneis e aproveitaram para fugir durante o horário de visitas. A guarda do presídio, ao observar a movimentação, impediu que outros detentos deixassem o pavilhão. “Não há como impedir uma fuga dessas porque estão dentro do pavilhão, usam um túnel e nem sempre são vistos. Ainda bem que a guarda, mais uma vez, estava atenta e conseguiu impedir que mais detentos saíssem”, disse o major.

A direção do presídio disse que seis detentos fugiram, mas as informações da PM era que o número podia chegar a nove.

Leia a matéria da época

_

09/01/2012 – Pavilhão #1

curiozzzo.com-15-túneis-alcacuz-suas-histórias-autoridades-09-01-2012

(Fotos: Adriano Abreu – Tribuna do Norte)

Túnel encontrado na madrugada. “Eles usaram um túnel antigo que tínhamos fechado há cerca de 10 dias. Os homens da guarita perceberam a ação e dispararam contra os fugitivos. Quatro conseguiram escapar, mas outros 35 voltaram para as celas”, informou o major da PM RN Marcos Lisboa. Segundo ele, quatro celas já estavam com os cadeados arrombados e todos aguardavam a oportunidade para ganhar a liberdade pelo túnel cavado.

Quatro presos fugiram.

Leia matéria da época

_

27/11/2012 – Pavilhão #4

Túnel encontrado por volta das 13h do dia 27. Segundo a diretoria, depois da contagem dos presos os agentes constataram que nenhum detento conseguiu escapar.

Leia a matéria da época

_

28/11/2012 – Pavilhão #2

Buraco foi descoberto na tarde da quarta dia 28. “Os agentes ouviram um barulho estranho e foram verificar. Realizaram uma vistoria no pavilhão e encontraram a escavação”, disse ao G1 o vice-diretor do presídio na época Cleidson Câmara.

Não há informações sobre fugitivos.

Leia a matéria da época

_

07/12/2012 – Pavilhão #3

Túnel que começava no Pavilhão 3 foi descoberto no começo da tarde de sexta-feira dia 7. Dois presos tentaram escapar mas foram encontrados quando tentavam se esconder cobertos de terra. “Eles estavam tentando disfarçar, mas um agente acabou pisando neles e descobriu”, explicou Dinorá Simas, diretora na época.

Não há informações sobre fugitivos.

Leia a matéria da época

_

12/06/2013 – Pavilhão #3

Descoberto na quarta-feira dia 12 de Junho. “Recebemos a informação de que os presos estavam panejando uma fuga em massa. Esperamos acabar as visitas e encontramos o túnel aberto”, revelou Dinorá Simas, diretora do presídio na época, ao G1. “Além do túnel, um buraco no teto da ala B também foi descoberto. Eles pretendiam sair pelo buraco e passar para cima do Pavilhão 5. De lá eu não sei como eles fariam para escapar, mas todo preso é doido pra fugir. E tem hora que bate o desespero mesmo”, continuou.

Não houve fugitivos.

Leia matéria da época

_

02/07/2014 – Pavilhão #4

curiozzzo.com-15-túneis-alcacuz-suas-histórias-autoridades-02-07-2014

(Foto: Freire/SEJUC)

Túnel encontrado na quarta-feira do dia 2. Segundo Ivo Freire, diretor do presídio na época ao G1, o túnel foi encontrado em uma revista de rotina. “Ao passarmos por uma cela que está desativada, vimos algo estranho sobre uma das camas de alvenaria, disse. De acordo com Ivo Freire, tratava-se de cimento ainda fresco, que os detentos usavam para tapar o buraco. O túnel era secundário e dava acesso a um maior, que levava para fora da unidade. Com mais dois dias cavando, eles conseguiriam ligar as duas escavações”, confirmou Freire.

Não houve fugitivos.

Leia a matéria da época

_

25/07/2014 – Pavilhão #4

Este foi descoberto com um trator. De acordo com o diretor Ivo Freire (ao G1), foram os próprios presos – alguns que já haviam tentado escapar pelo buraco, quem denunciaram a localização. “Este túnel, segundo os apenados, foi escavado há pelo menos 4 anos. Só neste ano, eles já tentaram escapar por este túnel umas cinco vezes. Tiramos a terra, colocamos pedras por toda a extensão do túnel e o cobrimos”

Leia a matéria da época

_

03/12/2014 – Pavilhão #4

curiozzzo.com-15-túneis-alcacuz-suas-histórias-autoridades-03-12-2014

(Fotos: Divulgação/Sejuc-RN)

Descoberto na tarde da quarta-feira dia 3. O diretor da penitenciária, Ivo Freire, explicou ao G1 que os presos utilizaram sacos de areia e o próprio piso de pedra da quadra para esconder o túnel. “Fizeram um corte naquele espaço e camuflaram com pedras. O local é usado pelo menos quatro vezes por semana para banhos de sol e visitas íntimas. São momentos em que os presos sabem que não há uma segurança mais enérgica”.

Leia a matéria da época

_

09/12/2014 – Pavilhão #1

curiozzzo.com-15-túneis-alcacuz-suas-histórias-autoridades-09-12-2014

(Fotos: Divulgação/Coape-RN)

Este episódio foi conhecido com a maior tentativa de fuga da história de Alcaçuz. Neste dia não foi descoberto um túnel mas uma galeria inteira de túneis.

“Isso aqui é uma verdadeira caverna. Eles planejavam a maior fuga da história do presídio. Eles planejavam uma grande operação para realizar a fuga. O que soubemos é que a galeria seria usada como um local onde eles aguardariam o resgate. Certamente uma equipe viria pelo lado de fora e daria o sinal para a debandada. Acreditamos que seriam usadas cordas e escadas para que eles pudessem passar por cima dos muros. Seria a maior fuga da história de Alcaçuz”, afirmou o diretor Ivo Freire.

Leia a matéria da época

_

20/03/2015 – Pavilhão #2

curiozzzo.com-15-túneis-alcacuz-suas-histórias-autoridades-20-03-2015

(Fotos: Divulgação/Sejuc-RN)

Neste mês ocorreram uma série de rebeliões nos presídios do RN. A assessoria de comunicação da Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), informou ao G1 que das 42 celas da penitenciária, 38 tiveram as grades arrancadas. Além disso, um túnel de cerca de sete metros de profundidade foi encontrado no pavilhão. Não há informações sobre fugitivos.

Leia a matéria da época

_

06/04/2015 – Pavilhão #2

curiozzzo.com-15-túneis-alcacuz-suas-histórias-autoridades-06-04-2015

(Foto cedida a Tribuna do Norte)

Na madrugada da segunda-feira dia 6 alguns detentos usaram um túnel escavado no Pavilhão 2 do presídio para fugir. De acordo com a direção de Alcaçuz, não foi possível saber de imediato quantos presos escaparam. Segundo autoridades ainda os detentos estavam dormindo no pátio do presídio desde a onda de rebeliões ocorrida no mês de março de 2015, quando várias unidades prisionais foram destruídas.

Leia a matéria da época

_

22/04/2015 – Pavilhão #2

curiozzzo.com-15-túneis-alcacuz-suas-histórias-autoridades-22-04-2015

(Foto: Divulgação/Coape)

Aconteceu na madrugada da quarta-feira dia 22 e foi considerada a segunda maior da história da penitenciária. 35 presos fugiram.
De acordo com a diretora na época, Dinorá Simas, que foi entrevistada pelo G1, os presos fugiram por um túnel que começa no Pavilhão 2 e vai até a área externa do presídio.

Leia a matéria da época

_

27/04/2015 – Pavilhão #1

curiozzzo.com-15-túneis-alcacuz-suas-histórias-autoridades-27-04-2015

(Fotos cedidas)

Descoberto na segunda-feira dia 27. De acordo com informações dos agentes penitenciários ao G1, havia a desconfiança de que um novo acesso poderia estar sendo viabilizado pelos detentos, que estavam fora das celas em todos os pavilhões devido às destruições que ocorreram durante a onda de rebeliões em Março de 2015.
“Já havia a desconfiança porque, como eles estão soltos, não teriam outra coisa a fazer se não pensar em como fugir. Desde a época de Dinorá que queríamos fazer a inspeção, mas só foi possível hoje”, explicou a presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do RN, Vilma Batista.

_

28/05/2015 – Pavilhão #4

curiozzzo.com-15-túneis-alcacuz-suas-histórias-autoridades-28-05-2015

(Fotos: Divulgação/COC)

Descoberto na manhã da quinta-feira dia 28. O diretor de Alcaçuz, Eider Brito, disse ao G1: “O túnel já estava bem próximo do muro. Graças a Deus descobrimos e conseguimos evitar mais uma fuga em massa”.

Leia a matéria da época

_

Cara tem mais buraco do que esses que aqui provocados pelas chuvas violentas em Natal. Já podemos aguardar as aulas do curso de construção civil que vão abrir com esses especialistas? Enquanto isso fique com mais curiosidades sobre presos no RN aqui:

Anúncios