6 perguntas ao homem que é dono do maior acervo na internet de História do RN

curiozzzo.com-post-6-perguntas-entrevista-rostand-medeiros-tok-historia

As estatísticas do blog dele falam por si só o que esse cara é:  1 milhão e 360 mil cliques.

No dia 03 de Março de 2010 ele bateu o recorde de suas visualizações num artigo que mostrou 401 fotos antigas de Natal, reunindo quase 150 comentários, muitos milhares de acessos e atingindo muita gente dentro e fora da internet.

Ele é Rostand Medeiros, que além de blogueiro é escritor de livros e pesquisador potiguar, e certamente possui o maior e melhor acervo da História do Rio Grande do Norte na Web. Seu blog, abarrotado de dados interessantes e fotografias raras, se chama Tok de História e seu criador falou comigo em mais uma entrevista exclusiva para o Curiozzzo. Acompanhe:

O que te motiva a fazer o “TOK de História”?

rostand-medeiros-tok-historia-site-screenshot

“Apesar do Tok de História não ser focado unicamente na história Potiguar, eu sempre fiquei fascinado diante da riqueza de dados históricos existentes em locais como a hemeroteca do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte e do nosso Arquivo Público e um dia decidi dividir um pouco desta história com outras pessoas.”

Qual a importância de propagar a história do RN para a população?

6-perguntas-tok-historia-rostand-medeiros-ponta-negra-antigamente

Morro do careca em foto rara e antiga (Imagem do TOK de História)

Penso que ao democratizarmos a informação histórica através de meios digitais, com um maior número de pessoas acessando este conhecimento através destas ferramentas digitais e com uso intensivo da internet, nós podemos ajudar a criar um maior sentido de uma identidade potiguar.

Acredito que essa coisa de identidade potiguar é algo que parece meio difuso e estranho para a grande maioria dos nossos conterrâneos. Mas não é culpa deles. Ao nosso povo foi negado o acesso e a propagação desta ideia, como igualmente foi negado o acesso a informação histórica.

O resultado é que no Rio Grande do Norte a maioria de sua gente quase nada sabe do seu passado, consequentemente pouco entende qual é o seu lugar nos dias atuais neste mundo tão interligado e muitos vivem sem pensar e agir por um melhor futuro coletivo.

Mas para a nossa triste e oligárquica classe política isso tudo é maravilhoso!”

 As informações históricas de Natal ficam restritas a um determinado grupo da sociedade?

curiozzzo.com-6-perguntas-entrevista-rostand-medeiros-tok-historia-presidente-eua-usa-guerra-roosevelt

Presidente Roosevelt dos EUA visitando a base aérea americana em Parnamirim-RN (Imagem do TOK de História)

 “No meu entendimento a informação sobre o conteúdo da história potiguar sempre ficou muito restrito a grupos mais elitizados da nossa sociedade, que povoam certos ambientes aristocráticos, onde a ideia de existir um universo virtual que propaga e democratiza informações históricas soa como uma espécie de fantasia.

O que muitos destes ditos “doutos” não perceberam é a enorme acessibilidade que existe atualmente na internet.”

Na sua opinião, quais os três melhores artigos do seu blog?

Imagem do TOK de História

“BENTO XVI E O NAZISMO: O QUE ESSA FOTO NOS REVELA?” (Imagem do TOK de História)

“Pessoalmente eu tenho certa dificuldade para listar os melhores posts do meu blog. Não nego que os que mais curto são os relativos aos temas envolvendo a aviação histórica no Rio Grande do Norte, o momento da Segunda Guerra Mundial na nossa região e o tema do cangaço.

O artigo das 401 fotos antigas de Natal me trouxe muita alegria pelo retorno propagado entre muita gente.

Soube de professores que utilizaram este material em sala de aula, da alegria de pessoas que viajaram no tempo vendo estas imagens e de jovens que interagiram de maneira fantástica com seus parentes mais idosos na busca do conhecimento de uma Natal que não existe mais!”

Como você faz para descobrir tantos fatos históricos sobre a cidade?

6-perguntas-tok-historia-rostand-medeiros-antiga-foto-aviacao

“A AVIAÇÃO PIONEIRA NOS CÉUS POTIGUARES – DOS PRIMEIROS RAIDS AO INÍCIO DA AVIAÇÃO COMERCIAL” (TOK de História)

Nos livros, no diálogo com os mais velhos, mas principalmente através de jornais antigos. Neste tocante a existência da hemeroteca digital da Biblioteca Nacional é algo fantástico e é uma grande ferramenta para quem deseja conhecer mais da nossa história.

Qual a foto antiga de Natal que você mais gosta?

6-perguntas-tok-historia-rostand-medeiros-hotel-ribeira-foto-antiga-comparacao

“O GRANDE HOTEL DA RIBEIRA E A II GUERRA” (Imagem do TOK de História)

 Pessoalmente me emociono muito com as fotos da velha Ribeira.

Sabia que você mesmo sem ser famoso pode ser entrevistado aqui no Curiozzzo? Responda nosso questionário agora mesmo aqui.

 

Anúncios