20 fatos que marcaram o Rio Grande do Norte em 2015

post-retrospectiva-2015-thumb

Aeeeeee, é chegada a hora da tão esperada (pelo menos pra mim) retrospectiva 2015 aqui no Curiozzzo.

O que de mais importante – ou não – aconteceu no Rio Grande do Norte dentro e fora da internet. Bota pá muê, galadinho…

JANEIRO

O ano já começou assustando motoristas…

post-retrospectiva-2015-extintor-abc
O tal do extintor “ABC” foi exigido no Brasil inteiro e em Natal ficou em falta. Os motoras natalenses que ainda tinham os extintores antigos em seus carros tiveram problemas pra trocar os equipamentos antes do dia 1º de janeiro de 2015, que foi quando o extintor tipo ABC virou obrigatório.

No Rio Grande do Norte, a grande maioria das lojas esteve sem os equipamentos disponíveis e, devido à alta demanda em todo o Brasil, a média de espera informada pelas distribuidoras foi de dois meses.

Pessoal do volante então ficou sujeito a multas de R$ 127,69 e cinco pontos na carteira. Só que depois de alguns meses de agonia os extintores passaram a não ser mais obrigatórios. Eêê Brasil!

E o Styvenson, hein?

O ano também começou com boatos de que o capitão da Lei Seca mais linha dura do Brasil seria afastado da coordenação da operação e ficaria com cargos administrativos. A especulação ganhou força nas redes sociais.

Mas a Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social negou o afastamento. Tudo intriga da oposição, o Styvenson ficou e firmou com o Gov RN:

post-retrospectiva-2015-styvenson-governador-robinson-faria-afastamento

FEVEREIRO

O Carnaval na cidade de Caicó foi, segundo a internet, o mais organizado e o mais animado de todos depois do de Macau. Em Natal a festa também foi bastante elogiada. Veja aqui o resumo de tudo que aconteceu no Carnaval deste ano.

curiozzzo.com-carnaval-2015-thumb

Continuando o mês as Polícias Militares de Pipa e Tibau do Sul prenderam um homem que era procurado pela Interpol lá na praia de Pipa.

Victor Barnard, de 52 anos, era líder de uma seita religiosa em Washington, Estados Unidos, e estava enfrentando 59 acusações de conduta sexual criminosa relacionada a duas mulheres, que afirmam que o mesmo abusou delas por quase uma década na igreja que liderava.

MARÇO

Caicó, a segunda cidade mais populosa do interior do Rio Grande do Norte (depois de Mossoró), sofreu um apagão de mais de 20 horas!

post-retrospectiva-2015-apagao-caico

A cidade ficou, acreditem, mais de 20 horas sem energia e os transtornos foram bem grandes pra toda a população.

A COSERN informou que o problema aconteceu por causa de um defeito em um equipamento da Subestação Caicó, em que o transformador foi avariado.

Ainda em Fevereiro a jovem de 21 anos, Najla Charara, chocou Natal inteira após sua morte, por parecer adivinhar que iria morrer no Whatsapp:

post-retrospectiva-2015-najla-charara-morrer-whatsapp-bebida

Pouco antes do acidente, Najla conversava com amigos em um grupo do WhatsApp sobre morrer “beba”. Às 23h25 ela escreveu: “Lipeeee. Pode morrer beba? kkkk”. E uma pessoa respondeu: “Morra não amiga! Tem que aproveitar um pouquinho mais”.

O acidente aconteceu por volta das 0h30 no prolongamento da Avenida Prudente de Morais. A motorista perdeu o controle do carro e colidiu contra um poste.

Também teve um protesto contra a corrupção em Natal no dia 15/03 que rendeu muito assunto na internet. Veja tudo o que de mais polêmico rolou aqui.

Uma dia depois dessas manifestações uma série de ataques criminosos ocorreram em Natal. 4 ônibus foram incendiados.

post-retrospectiva-2015-onibus-incendio-ataque-criminoso

Foto: Kléber Teixeira/Inter TV Cabugi

Um vídeo rolou na internet, supostamente criado pelo PCC, onde presos reivindicavam melhores condições para eles que hoje vivem amontoados e esquecidos pelo presídio de Alcaçuz.

Vários boatos se espalharam pela internet como mostrei aqui no blog em tempo real. A coisa tomou uma dimensão tão grande que às 2h da manhã do dia 17 #Natal entrou nos TTs do Twitter.

ABRIL

O Rio Grande do Norte chorou de emoção quando o namorado de uma estudante, morta em acidente na BR 101 (próximo ao supermercado Atacadão), deixou uma mensagem bem comovente no Facebook:

post-retrospectiva-2015-carta-acidente-namorado

O namorado da estudante Jessica Freitas Marques de Souza, 17 anos, morta no acidente em que vinha na garupa da moto pilotada por ele, escreveu um depoimento sobre momentos do casal antes da tragédia.

No texto um relato apaixonado emocionante do rapaz, que também é estudante e namorava com a vítima desde a infância.

MAIO

Vamos então pra Maio, onde um mini-tornado em Mossoró arrancou o teto da universidade UFERSA no dia 03, assustando muito quem assistia àquilo tudo sem entender nada. Antes de começar uma chuva forte algumas pessoas registraram vídeos do fenômeno passando pela cidade:

Com o início da chuva, uma tempestade causou destruição em vários pontos. Um dos locais mais afetados foi o restaurante da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), que teve o teto arrancado com a força dos ventos.

JUNHO

curiozzzo.com-25062015-frio-natal-thumb

No dia 25 de Junho deste ano uma queda brusca de temperatura fez Natal “tremer” de frio, e na internet não se falava em outra coisa, como mostramos aqui.

E foi neste mês também que RN e Piauí brigaram por título de cidade detentora do maior cajueiro do mundo.

De um lado do ringue o “Cajueiro de Pirangi”, no Rio Grande do Norte, que tem 8,5 mil metros quadrados e é considerado atualmente o maior cajueiro do mundo. Do outro, o “Cajueiro-Rei”, do Piauí, que tem alegados 8,8 mil metros quadrados.

Cajueiro de Pirangi -maior do mundo (por: Megalume)

Cajueiro de Pirangi -maior do mundo (por: Megalume)

Uma pesquisa realizada no litoral piauiense pela Embrapa Meio Norte indicou que mudanças deverão existir e o título deverá ser repassado para o município de Cajueiro da Praia-PI.

Para o historiador Danilton Nóbrega a planta do Piauí recebeu uma mutação, que acontece naturalmente quando os galhos tocam o chão e vão se ramificando. E como este cajueiro está perto da praia, ele conseguiu crescer livremente.

Segundo o historiador ainda, a grande diferença entre os dois cajueiros gigantes do Piauí e do Rio Grande do Norte é que o piauiense ainda está em pleno crescimento.

Além disso, a planta de Cajueiro da Praia possui, segundo a pesquisa, 300 metros quadrados a mais do que a existente em Parnamirim-RN.

Cara, vocês querem matar o Tom do Cajueiro de tristeza? Fala sério, coitado!

post-retrospectiva-2015-tom-do-cajueiro

JULHO

E em Junho foi aprovada a renomeação da Arena das Dunas, passando a se chamar Arena das Dunas Marinho Chagas. Mas o Arena não aprovou o nome não.

Teve também protesto contra aumento de passagem para R$2,65. Um grupo fechou da BR-101 na Zona Sul da cidade. Uma mulher foi atingida por um rojão durante o protesto.

E aquele site maldito que divulgava informação pessoal de todo mundo na internet?

post-retrospectiva-2015-site-tudosobretodos

O site, que era hospedado na Suécia, divulgava informações extremamente pessoais de todas as pessoas que você conhecia – inclusive suas.

Dava pra ver até o nome dos seus vizinhos em alguns casos. Mas a Justiça Federal do RN determinou a retirada do ar dessa bizarrice virtual, mas o mesmo ainda aparece nos resultados de busca do Google, porém sem sucesso no carregamento de quem tenta acessar.

AGOSTO

Agosto foi “o mês do desgosto” para alguns ladrões de refrigeradores em Natal.

curiozzzo.com-pm-manda-voltar-freezer-roubada-morro-branco-thumb

Uns sujeitos roubaram um refrigerador de uma loja no bairro do Morro Branco, e a PM, que flagrou a ação, ordenou que eles levassem o equipamento de volta para o local do furto, só que nos braços pela rua, e ainda com uma viatura no meio do caminho pra facilitar legal. Veja o vídeo completo  aqui. Boooa PM!

SETEMBRO

Preso tenta fugir mas fica entalado em túnel em Alcaçuz

post-retrospectiva-2015-preso-fugitivo-entalado-buraco-alcaçuz

A escavação foi encontrada na Penitenciária de Alcaçuz, prisão que é campeã brasileira disparada em escavação de túneis. Um detento conseguiu escapar e outro ficou preso na saída do túnel.

Passou só um pouquinho de calor, ein fera? Veja matéria.

Teve também a chegada da faixa exclusiva para ônibus e bike na Av. Salgado Filho e na Av. Prudente de Morais que já nasceu criando polêmica.

post-prefeitura-natal-chocou-pessoas-redes-sociais-ciclofaixa
Os novos corredores exclusivos promoveram alterações no itinerário das linhas de ônibus que fazem transporte intermunicipal.

OUTUBRO

Em Outubro aquele episódio do suposto “OVNI” de Angicos pode-se dizer que foi o evento mais hilário do ano.

post-drone-confudido-com-ovni-cidade-angicos-thumb

Um “objeto não identificado” causou pânico em alguns moradores da pacata cidade de Angicos, no Rio Grande do Norte, mas o tal objeto não passava de um drone de uma empresa que fazia fotos da cidade. Veja como foi esse dia de pavor.

E o boneco “Pixuleco” foi furado durante manifestação pró-impeachment em Natal

post-retrospectiva-2015-pixuleco-boneco
Durante uma manifestação pró-impeachment na praça de Mirassol, zona sul de Natal, o boneco inflável “Pixuleco”, que parodia o ex-presidente Lula com roupa de presidiários foi furado. Após a ação, houve uma pequena confusão no local e a polícia precisou interferir.

A manifestação foi organizada pelos movimentos Vem Pra Rua, Ruas Contra Corrupção, Força Democrática e Brasil Livre. Os bonecos infláveis vêm sendo usados durante protestos em todo o país.

NOVEMBRO

post-baleia-mar-ponta-negra-barco-jangalancha-thumb

No penúltimo ensolarado mês do ano uma baleia enorme apareceu durante passeio de jangalancha na praia de Ponta Negra em Natal, e surpreendeu todos os observadores do barco. Nós contamos tudo aqui nesse post.

DEZEMBRO

E finalmente o ano acabou com aquele episódio repugnante em que um sujeito agrediu covardemente um médico idoso de um hospital em Tibau do Sul.

Com um corte na cabeça o agressor deu chutes e socos no médico que tentou acalmá-lo quando ele começou a reclamar da demora para ser atendido.  Veja o vídeo:

É, tá bom de acabar né, 2015?! Ano que vem tem muitas novidades sendo preparadas por aqui. Ah, só uma coisa aqui rapida, o Curiozzzo conseguiu quase triplicar seus acessos mensais em 2015, obtendo só neste ano um total de mais de 1 milhão de views. Obrigado curiozzzos! Curta a nossa fanpage do Facebook, nossa principal rede.

Que venha 2016 com tudo!

 

Anúncios