3 provas de que você não se lembra mais da origem do nome “Rio Grande do Norte”

A origem do nome do estado é o tipo da coisa que todo mundo acha que sabe de cabeça mas se engana.

1. Você sabe que tem a ver com um rio, mas e o que mais?

post-origem-nome-do-rn-aerea-rio-potengi-ponte

Encontro do Rio Potengi com o oceano Atlântico. Ao fundo a ponte Newton Navarro

O detalhe a mais é que a região que hoje cresceu o RN recebeu esse nome justamente por conta do tamanho do Rio Potengi, por isso no começo o estado se chamava apenas Rio Grande.

2. Se puxar lá do fundo da mente vai lembrar que a terra foi doada, mas e o resto?

post-origem-nome-do-rn-rei-dom-joao-iii

Rei Dom João III de Portugal

O tempo era de Capitanias Hereditárias, que pra quem não sabe ou não lembra foi um sistema de administração territorial criado pelo rei de Portugal, D. João III (esse aí da foto), em 1534. Este sistema consistia em dividir o território brasileiro em grandes faixas e entregar a administração para particulares (principalmente nobres com relações com a Coroa Portuguesa).

E foi em uma carta datada de 11 de março de 1535, que o Dom João III doou a João de Barros, considerado o primeiro grande historiador português e pioneiro da gramática da língua portuguesa, um quinhão de terra que tomou o nome de Capitania do Rio Grande.

3. Daí você sabe que o nome acrescentou-se de “Norte” pois está ao Norte, mas não sabe bem como foi isso.

post-origem-nome-do-rn-fortaleza-reis-magos-foto-antiga

Tudo bem, essa denominação permaneceu sendo usada até meados do século 18, quando por haver outra capitania com o mesmo nome, na região sul do país, se tornou necessário diferenciá-las com a complementação “Norte” ou “Sul”, de acordo com a localização geográfica de cada uma delas.

Pois é, hein? Não tão óbvio quanto você imaginava. Você não pode deixar de ver também a explicação inédita da origem dessas palavras nordestinas.

Fonte: Campos @ O Godeirense. Agradecemos ao TOK de História pela imagem do mapa do início.

Anúncios