A primeira mulher a votar do Brasil e a primeira prefeita do Brasil eram potiguares

O voto é a “arma” mais poderosa de um cidadão para definir os rumos que um país tomará nos próximos anos, mas você sabia que a primeira mulher a votar do Brasil foi uma potiguar?

Pois é. O nome dela era Celina Guimarães Viana e com esse ato entrou para a história do país, tornando-se a primeira mulher a votar.

E olha só! Isso aconteceu em 5 de abril de 1927, antes da aprovação do Código Eleitoral do ano de 1932. Mas como assim? Bom, acontece que nesse mesmo ano de 1927, o Rio Grande do Norte havia sancionado a lei número 660, estabelecendo não haver mais “distinção de sexo” para o exercício eleitoral.

Na época, havia uma ausência de regulamentação dos possíveis conflitos entre a legislação do Estado e a Constituição Federal Brasileira. Porém, logo a Comissão de Poderes do Senado mexeu seus pauzinhos e anulou todos os votos femininos daquela eleição.

post-pioneirismo-primeira-mulher-voto-votar-brasil

Celina votando no prédio onde hoje funciona a Biblioteca Municipal. Foto retirada de: http://jotamaria-historia.blogspot.com.br/

Agora o mais surpreendente: também é do Rio Grande do Norte a primeira prefeita eleita do Brasil.

Em 1929, Alzira Soriano, aos 32 anos, elegeu-se na cidade de Lajes. Mas a administração da primeira mulher a frente de um município durou pouco: com a Revolução de 1930, a prefeita perdeu o mandato por não concordar com o governo de Getúlio Vargas.

Somente com a redemocratização, em 1945, Alzira Soriano voltou à vida pública, como vereadora do município onde nasceu, em Jardim de Angicos, chegando até à Presidência da Câmara de Vereadores.

Aqui está a Alzira em foto oficial:

post-pioneirismo-primeira-mulher-eleita-prefeita-brasil

Pronto, agora você já sabe um pouco mais da história do Rio Grande do Norte pra contar para os amigos. E tá achando que são só essas mulheres potiguares que são diferentonas? Então veja isto aqui.

Um agradecimento especial ao Rostand Medeiros do TOK de História que me ajudou a encontrar a foto da Celina Guimarães. Valeu Rostand!

Fonte: Super Interessante

Anúncios