Conheça o colégio que teve uma importância sem tamanho para a vida da cidade de Natal e para o Brasil.

O nome do colégio na realidade não é bem “Colégio Atheneu”

Governadora Rosalba Ciarlini, inaugura o colégio Atheneu + Diogenis da Cunha Lima, Gerson de Castro,ex- alunos

O nome completo é: Atheneu Norte-Riograndense.

Ele foi fundado antes mesmo do Colégio que era modelo para o Império: o Colégio Pedro II no Rio de Janeiro

post-curiosidades-colegio-escola-atheneu-ateneu-colegio-pedro-II-rio-de-janeiro

E isso já faz mais de 180 anos! O Colégio Pedro II  foi fundado em 2 de Dezembro de 1837, e o Atheneu em 3 de Fevereiro de 1834.

E no mesmo dia da sua fundação seu livro de matrículas foi aberto

post-curiosidades-colegio-escola-atheneu-ateneu-livro-matriculas-registro
Livro de matrículas meramente ilustrativo. Não há registros do livro de matrículas da época.

E quem fez isso foi o padre Antônio Xavier Garcia de Almeida, vice-diretor do colégio.

Era mil OITOCENTOS e trinta e sete, e naquela época a estrutura econômica da cidade se concentrava em escravatura e educação privilegiada para as elites

post-curiosidades-colegio-escola-atheneu-ateneu-escravos-negros-brasil
Foto meramente ilustrativa de escravos da época

banner-post-fb-1000

As funções públicas e as atividades mais liberais começavam a crescer, e já estava na hora de se aplicar na sociedade uma forma eficaz para que classes oprimidas pela moral dominante pudesse ocupar essas  funções. Foi então que o Atheneu caiu como uma excelente e apropriada via para estes objetivos.

Naquele tempo havia apenas cinco aulas de “Humanidades” intituladas ‘Aulas Maioresou ‘Cadeiras Maiores’, que eram: Filosofia, Retórica, Geometria, Francês e Latim.

post-curiosidades-colegio-escola-atheneu-ateneu-basilio

O então Presidente da Província, Basílio Quaresma Torreão (1787-1868), solicitou ao Conselho Geral da Província a reunião dessas cinco Aulas Maiores num Colégio.

Basílio escolheu o nome da escola a partir da versão portuguesa de: Athénaion.

post-curiosidades-colegio-escola-atheneu-ateneu-athenaion-grecia-templo-grego

Isso porque ele adorava história grega. Athénaion significa Templo de Atenas, e é o nome dado ao local aberto ao público onde os escritores liam as suas criações para todos na Antiga Grécia. Como explicou Luís da Câmara Cascudo: “no Ateneu de Atenas os poetas liam os poemas e os historiadores o relato das jornais pelas terras estranhas e misteriosas”.

Mas o Atheneu também funcionou no antigo Quartel Militar (na Av. Rio Branco) de 1834 até 1859

post-curiosidades-colegio-escola-atheneu-alunos-basilio-militar-formacao

Até que a chegada de um batalhão militar naquele ano desalojou alunos e professores, forçando-os a estudarem em suas casas. Em 1º de março de 1859, o Atheneu foi instalado no edifício da rua Junqueira Ayres, onde funcionava a “Secretaria Municipal de Finanças” (hoje SEMUT) e permaneceu lá até 1954.

O prédio do Atheneu era referência na cidade, e muitas vezes utilizado para outros fins.

post-curiosidades-colegio-escola-atheneu-ateneu-normal
Escola Normal de Natal em 2013. Foto: Edu Barboza @ Tribuna do Norte

A Escola Normal funcionou no Atheneu de 13 de maio de 1908 até 31 de dezembro de 1910. A Escola Normal foi criada pelo Governador Alberto Maranhão para capacitar pessoas, fechando algumas escolas primárias, rotineiras, retrógradas e improdutivas que haviam no Estado.

O prédio atual, construído tem formato de “X”, foi inaugurado em 11 de março de 1954.

post-curiosidades-colegio-escola-atheneu-ateneu-predio-aerea-preto-e-branco-antiga-formato-x

No prédio novo encontravam-se um ginásio para prática de esportes, sessões de cinema e auditório para festas, 16 salas de aulas comuns e 8 salas para aulas especializadas.

Foi assim que durante muitas gerações o Atheneu foi considerado o melhor colégio do Rio Grande do Norte

post-curiosidades-colegio-escola-atheneu-ateneu-aerea-predio

E era tido como um pólo cultural ao mesmo tempo.

banner-post-fb-1000

No Atheneu não havia reuniões de pais

post-curiosidades-colegio-escola-atheneu-alunos

Mas diz-se que o ensino correspondia exatamente à proposta básica das famílias para a educação dos seus filhos.

O colégio é a terceira mais antiga instituição escolar brasileira

post-curiosidades-colegio-escola-atheneu-catedral-salvador-bahia
Vista do Terreiro de Jesus, com a Catedral Basílica ao fundo, em 1862. Ao lado da igreja, vê-se o antigo Colégio dos Jesuítas de Salvador.

A mais antiga escola brasileira foi fundada por jesuítas em Salvador em 1549 onde ensinava-se a ler, escrever, a matemática e a doutrina católica.

E olha quem já estudou por lá

post-curiosidades-colegio-escola-atheneu-ateneu-newton-navarro
Newton Navarro

Várias pessoas públicas conhecidas, como: Ferreira Itajubá, Juvenal Lamartine, Café Filho, Aluízio Alves, Garibaldi Alves Filho, Geraldo Melo, Wilma de Faria, Henrique Eduardo Alves e Newton Navarro.

Se gostou veja também 8 coisas que você não sabia sobre o maior museu do Rio Grande do Norte

Extraído da tese de Liliane dos Santos Gutierre. Postado por Manoel de Oliveira Cavalcanti Neto

Anúncios

Escrito por Henrique Araujo

O criador e editor do Curiozzzo é formado em Sistemas de Informação, viciado em internet desde muito cedo, e encontrou na criação conteúdo para ela uma nova paixão. Criou este site em 2014 para levar o Rio Grande do Norte (onde vive desde criança) para o mundo de uma forma criativa e diferenciada. Siga-o: instagram.com/henrique.e.araujo

47 comentários

  1. Creio que o Colégio em Pernambuco veio antes do Atheneu, portanto era liderado por padres. O Atheneu Norte Riograndense sempre foi PÚBLICO. Assim, é o mais antigo Colégio público do Brasil. Sou ex aluno com orgulho! Lá vivi os melhores anos de minha vida. 1969-1973. Parabéns, pelo registro.

  2. Quantos erros nessa matéria! Não teve nada de “primeira instituição escolar do Brasil” em 1549. Salvador não tinha nada em 1549 a não ser algumas construções de pau a pique, e esta foto antiga da capital baiana mostra construções do século 18! Em 1549, a única área urbana brasileira minimamente relevante era Olinda (que foi o local mais rico do Brasil Colônia até a Invasão Holandesa, quando os batavos a destruíram).

    1. o colégio mais antigo do Brasil é o Ginásio Pernambucano, fundado em 1825. E a instituição de Belém que mencionaram nos comentários não era um colégio propriamente dito no século 19.

      1. Boa tarde Henrique, fiquei feliz pela Historia do Atheneu , Eu estudei de 1971 até 1981 Faco parte desta Historia . Hoje moro na Alemanha ha 17 anos .

  3. Sou Carlos Antônio Montenegro da Silva, fui aluno no período de 1972 a 1975, dessa conceituada Instituição de Ensino, que tanto me orgulho. Sou Cirurgião – Dentista hoje com 30anos de formado e, nunca esqueci dos 4 anos que passei estudando no Atheneu.

  4. Como natalense de origem, quero prestar minha homenagem a tantos e tantos que passaram por lá.Realmente é um dos orgulhos de nos potiguares, motivo de muita honra pra ex alunos.Sou ex aluno ETFRN, que também me faz feliz.Do Atheneu lembro dos jogos escolares, como sendo um dos nossos concorrentes.Sem duvida ETFRN e ATHENEU são orgulho denosso povo

  5. Estudei no Atheneu de 1969 a 1971. O 2o. Grau era dividido em dois ciclos: o Clássico – direcionado para as ciências hunanas; e o Científico para quem fosse para as ciências sociais, medicas, exatas e técnicológicas! Naquela época ainda era referência de ensino médio em Natal, rivalizando com o Colégio Marista, o CPU e ETA RN! Grandes disputas nos jogos escolares e nas vagas do vestibular da UFRN. A música de sucesso na época aquela de Martinho da Vila – ‘passei no vestibular’; locais de divertimento, ASSEN, AABB, ABC, América e muito longe, o Hipe-Drivin! Em 1969 existia no Atheneu um clima de efervescência política isso em decorrência da revolta estudantil de 1968 contra o AI-5: lideranças na clandestinidade (Chico Pamplona, Sezildo…) outros líderes estudantis perseguidos (François Silvestre…). Morei na Casa do Estudante e me tornei também líder estudantil. Fui preso, torturado e condenado pela Lei de Segurança Nacional! Passei por todos os quartéis do Exército em Natal; Olinda e em dependências do Exército em Recife! No meu tempo de Atheneu era diretor João Varela. Fiz o Científico e me graduei em Administração e posteriormente em Ciências Econômicas! Hoje sou grato aos ilustres e abnegados professores e a todos os demais servidores dessa centenária instituição! Saudades!

  6. EU ZELIA MARIA CACHO GALIZA. FUI IOMEIRA DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO ( ESTE ERA O NOME ) EM PETROPOLIS E MORVA NA JOAQUIM FABRICIO BEM PROXIMO.
    MEU IRMÃO JÃO MARIA TAMBEM ESTOU LÁ DE 1954 Á958 FIZ O CLASSICO. MONS JOÃO DE MARA ERA ´DIRETOR.TEMNHO BOAS LEMBRANÇAS E DA INAIGURAÇÃO TAMBEM DO GINÁSIO SLVIO PEDROSA; AMEI

    1. meu relatório saiu errado vou acertar.
      *** Eu Zelia Maria Cacho Galiza e o meu irmão JOÃO MARIA CACHO GALIZA fomos pioneiros do INSTITUTO DE EDUCAÇÃO,
      FOI INAUGURADO NO ANO DE 1954 . LÁ ALEM DO ATENEU FUNCIONVA A ESCOLA NORMAL.
      FIZ O CLÁSSICO E ELE O CIENTIFICO.
      MORAVAMOS NA JOAQUIM FABRICIO BEM PROXIMO, NA INAUGURAÇÃO DO GINÁSIO SIVILVIO PEDROSA PARTICIPEI DA GINASTICA RITMICA COM AROS COLORIDOS.
      O NOSSO DIRETOR ERA O SAUDOSO* MONS JOÃO DA MATA PAIVA.*
      EU GOSTAVA MUITO DO LATIM QUE O MEU PROF ERA O MONS. LANDIM.
      FLORIANO PEIXOTO, NOILDE RAMALHO* HENRIQUETA GALENO* LELIA PETROVICHK* TARCISIO* PROTASIO MELO* JOSE MELQUIADES*E OUTROS…
      AGORA DEU SAUDADE DAQUELE TEMPO QUE SABIAMOS AMAR E RESPEITAR NOS PROFESSORES E PROFESSORAS.
      AMEI ESTA PÁGINA E GOSTARIA DE PARTICIPAR SEMPRE FALANDO MAIS DESSE TEMPO DE MINHA JUVENTUDE COM MEUS COLEGAS INESQUECIVÉIS.

  7. Sou hoje, um aposentado pela Petrobrás, onde exerci a função de supervisão na empresa. Sou também sindicalista, poeta e escritor; autor do livro “Na Boca da Mesa”.
    Fui aluno do Atheneu de 1970 a 1976. O exame de admissão, famoso na época era como um vestibular para os adolescentes, muito difícil de passar. Seus professores eram muito habilitados e muito exigentes. Por isso, possuía o mais alto grau de aprovação nos vestibulares. No esporte era quase imbatível. O Theneu é ainda um orgulho da nossa capital potiguar,

  8. ESTUDEI LÁ QUATRO ANOS DE 1981 A 1984, PEGAMOS UM POUCO DA FERRENHA DITADURA, FORAM ANOS DE ORGULHO EM ESTUDAR NESSA INSTITUIÇÃO TÃO CONSAGRADA. HOJE TENHO SAUDADES DAQUELE TEMPO. AS VEZES PASSO EM FRENTE PARO E FICO PENSANDO, BUSCANDO A S LEMBRANÇAS, COMO AGORA NESSE BREVE COMENTÁRIO. LEMBRO DO PROFESSOR DE FUTEBOL ” PECADO ” QUE DEUS LEVOU FAZ ALGUM, PENA QUE NÃO VOLTAMOS O TEMPO, SE PUDESSE FARIA E VIVERIA TUDO DE NOVO.

  9. MUITO IMPORTANTE PARA TODO NORTE RIOGRANDENSE TOMAR CONHECIMENTO DE FATOS DESSA NATUREZA SOBRE ESTA INSTITUIÇÃO QUE HOJE AINDA.PODERIA MANTER ESSA MESMA LINHAGEM. MAS TODO ISSO.PERDEU- SE NO TEMPO QIE PENA.

  10. Achei de suma importância resgatar relíquias como essa do Colégio Atheneu Norterigrandense, que trás histórias de várias pessoas (professores, alunos etcs…) grandes recordações. Particularmente pra mim foi de uma época muito importante, em 1967, 68, 69 conclui o curso antigo (clássico, referente ao ensino médio hoje. Nessa matéria só ficou a desejar a foto dos alunos com a farda já moderna, que nunca substituiu a da minha época, saia preguida Verde com blusa branca de tecido, sapato preto padrão e meia branca.
    Faço minhas manifesta pela importância de grades recordados em momentos bons dessa época.

  11. Achei muito bom.Estou muito emocionada, estudei nesse colégio, quando adolescente e hoje sou professora na cidade de Anápolis-GO. Me vieram à mente todos os momentos maravilhosos e preciosos que passei nesse lugar. Muito obrigada por me proporcionar esse momento.

    1. Oi você que não sei o nome. Sei como é difícil começar um blog e quero te ajudar sim. Assim que você tiver mais postagens lá, tipo umas 4 ou 5 me avisa pra eu divulgar seu blog ok? me lembra isso. Aguardando. Sucesso!

Diga o que achou:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s