7 esportes que você não fazia ideia que eram praticados em Natal

Quem diria que no RN dominado pelo futebol existiriam tantos outros esportes?

Basebol

post-esportes-praticados-natal-basebol-beisebol-baseball-solaris

Esta aí na foto é a Natal Solaris, a única equipe de basebol do Rio Grande do Norte mas que em compensação já faz bonito. Além de ser pioneira e incentivar a prática do esporte no estado, ela já foi até campeã de torneio.

O clube foi criado em 2008 por um grupo de quatro amigos, e já começa a chamar a atenção no cenário nacional do esporte, surpreendendo em algumas partidas contra equipes com maior tradição.

“A ideia surgiu depois que Marcelo Machado, um dos fundadores da equipe, foi morar nos EUA. Lá, ele teve o primeiro contato com o esporte, e quando voltou para Natal trouxe a proposta de montar o time. A princípio, ele começou a ensinar os fundamentos básicos para amigos, e então o projeto foi ficando maior” – disse Marco Tulio, treinador da equipe potiguar ao Globo Esporte.

Em 2009 o Solaris participou de seu primeiro torneio. Era a Taça Nordeste de Beisebol, que contou com a participação do clube potiguar e do Recife Imortais, de Pernambuco. Logo no primeiro torneio, a equipe se sagrou campeã.

Depois disso, com a equipe já consolidada e com cerca de 30 jogadores no elenco, veio, em 2012, a primeira participação em uma competição nacional. Foi no Torneio Nacional Iniciante, realizado pela Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol, na cidade de Ibiúna, no interior de São Paulo.

Leia mais sobre o Solaris aqui.

Luta de Braço

post-esportes-praticados-natal-luta-braço

Foto: Sou Mais RN

O Rio Grande do Norte possui um atleta de 39 anos chamado Eduardo Patrício (esse na foto cima), que é alagoano radicado em Natal, e está entre os melhores atletas do país no ranking nacional de luta de braço na categoria convencional.

O feito se torna ainda mais grandioso levando em consideração que Eduardo é deficiente, e mesmo assim supera as dificuldades para figurar na segunda posição do Brasil na categoria +110kg, braço esquerdo. O atleta é o mais puro exemplo de luta e dedicação à vida, já tendo até sido campeão mundial de luta de braço no ano de 2000.

Em 2015 ele lamentou a falta de apoio:

“Este ranking foi uma grande conquista para mim, pois ostentar esta posição na categoria para pessoas sem deficiência, a principal da modalidade, não é fácil. Mas é muito triste estar entre os dois melhores do Brasil no ranking nacional e, muito provavelmente, não poder ir participar da seletiva para o Mundial simplesmente por falta de apoio.”, desabafou o lutador.

Quem quiser ajudar a carreira do Eduardo pode entrar em contato com ele pelos números (84) 8855-7071 / 8112-1452.

Badminton

post-esportes-praticados-natal-atletas-badminton-e-professor

Professor Cazuza e os atletas Wesley e Isabel, ambos da Facex, de Natal. Foto: Sou Mais RN.

O Badminton, começou na Índia lá pelo século 13 com o nome de Poona. O esporte pode ser praticado de forma individual ou em dupla, e se assemelha ao tênis, porém, no lugar da bola é utiliza-se uma espécie de peteca bem leve chamada de “birdie”. A disputa ocorre até que um dos participantes deixe a peteca cair do seu lado da rede.

No Brasil, mesmo com a pouca difusão, a atividade é reconhecida oficialmente há 14 anos através da Confederação Brasileira de Badminton e das 13 federações espalhadas pelo país. O Rio Grande do Norte está entre os filiados, e adotou o esporte em 2006 através da Federação Norte-rio-grandense de Badminton, sob a presidência de Antônio Carlos, o “Cazuza”.

Em Natal, o Badminton já é disputado nos Jogos Universitários e nos JERNS desde 2009. Em 2015 os atletas Wesley Oliveira e Isabel Azevedo, do Facex em Natal foram campeões dos JUVERNs 2015 sob o comando do técnico Cazuza, e ganharam vaga para os Jogos Escolares da Juventude em Fortaleza. Lá ganharam medalha de bronze no por equipe.

Leia mais sobre o Badminton no Rio Grande do Norte aqui.

Futebol Americano

post-esportes-praticados-natal-ufersa-bulls-futebol-americano

Partida dos times potiguares UFERSA Petroleiro e América Bulls. Foto: Fabrício Ribeiro

Este esporte talvez já seja mais conhecido por alguns. O Brasil possui a Associação Brasileira de Futebol Americano (Afab) e o RN possui 3 (três) equipes mais populares: América Bulls, Natal Scorpions e UFERSA Petroleiros. Há informações de que existe um time chamado Parnamirim Lobos, mas não encontramos registros sobre eles na internet até o momento.

O América Bulls é o time de Futebol Americano do América de Natal e foi fundado em 2006. Tem também o Natal Scorpions que ao fechar uma parceria com o ABC Futebol Clube no começo de 2016 mudou seu nome para ABC Scorpions. O clube foi fundado em 2008. Já o UFERSA Petroleiros foi fundado em 6 de Janeiro de 2008.

Os times de futebol americano treinam para se superarem na Superliga Nordeste de Futebol Americano, que surgiu em 2014. Acompanhe o Futebol Americano potiguar aqui.

Esquibunda

post-esportes-praticados-natal-skibunda-esquibunda-aerobunda

O esquibunda foi um esporte inventado em Natal não se sabe exatamente quando. Descia-se com a ajuda de uma prancha pelas dunas até cair no mar.

A modalidade acabou proibida aparentemente por questões de segurança, e deu lugar ao Aerobunda. Os praticantes descem por uma corda, passando por cima da areia, e caem no mar.

Não há informações até a publicação deste post de equipes ou de competidores do esporte.

Nunchaku

post-esportes-praticados-natal-renato-monte-nunchaku

O nunchaku é uma arma de artes marciais que consiste em dois bastões pequenos conectados em seus fins por uma corda ou corrente.

Em Natal temos simplesmente um campeão mundial de Nunchaku, o nome dele é Renato Monte, tem 26 anos e começou com o esporte quando tinha apenas 16 anos de idade. Renato levou o primeiro lugar em 2012 na competição anual da modalidade chamada de “World Cup” (Copa do Mundo em português), organizada pelo site www.freestyleforum.net

Mas o atleta não liga para convites internacionais, apesar de já ter recebido vários deles, e diz que gosta de inovar na prática da atividade:

“O que acontece em campeonatos, é que se eu mostro algo que ninguém nunca viu sendo realizado, mesmo que seja relativamente fácil de executar, isso conta muito mais pontos para quem pratica a arte do que mostrar algo super difícil que todos já cansaram os olhos de tanto assistir praticantes fazerem.” – disse ele em entrevista exclusiva ao Curiozzzo.

O Renato diz ainda que desconhece em Natal ou no Brasil escolas ou locais de treinos para o Nunchaku.

Leia mais sobre o Renato em um entrevista que fizemos com ele aqui no blog.

Strongman

post-esportes-praticados-natal-equipe-strongman-3

O atleta Nivaldo Malveira

O Strongman é um esporte de atletismo com força bruta que ainda é muito pouco conhecido no Rio Grande do Norte. A modalidade vem se destacando com o trabalho do grupo Malhart Strong Team.

Os atletas desta equipe participaram em 2016 do campeonato “Arnold Classic Brasil 2016”, no Rio de Janeiro e conquistaram dois títulos e três quebras de recorde.

post-esportes-praticados-natal-equipe-strongman

Malhart Strong Team

Mais de 1 milhão de pessoas estiveram conferindo a competição; no evento, que é a nível continental, haviam quatro nordestinos, dois deles faziam parte da equipe do Rio Grande do Norte: o Nivaldo Malveira Nunes Júnior, que conquistou o 6° lugar na categoria absoluto, e o Robinson dos Santos Silvestre que levou o 5° lugar na categoria até 105kg.

De acordo com o preparador físico dos atletas, Alexandre Costa, o grupo precisa do velho e bom incentivo para manter-se ativos: “Somos pioneiros na modalidade aqui no RN. O Strogman é um esporte milenar. Os incentivos são fundamentais para mantermos os treinamentos e descobrirmos novos atletas” – explicou Alexandre.

Acompanhe o Strongman potiguar através da página da equipe. O e-mail para contato com eles é o  MalhartStrongTeam@gmail.com e o telefone: (84) 99955-7411

Rugby

post-esportes-praticados-natal-time-alecrim-rugby

O Rugby é um esporte originário do Reino Unido criado em 1845, que se assemelha bastante ao Futebol Americano, tendo dado origem ao mesmo anos mais tarde.

No Rio Grande do Norte o primeiro time de Rugby do qual se tem conhecimento se chamou “Potiguar Rugby“, e foi fundado em 13 de Agosto de 2005 por William Laborde, um francês que morava em Natal.

Em 2012 o time fez uma parceria com o Alecrim Futebol Clube e mudou seu nome para Alecrim Rugby FC. Em Outubro de 2013 esta nova equipe derrotou o time “Charrua” do Rio Grande do Sul, na grande final da Copa do Brasil do Rugby, conquistando o título inédito para o Nordeste do país. A parceria durou até 2014, quando o nome do time mudou para “Armstrong Dragons”.

Em 2015 houve mais uma mudança, e o time passou a se chamar: Natal Rugby. Na página da equipe é possível ver que eles já acumulam vários títulos importantes desde sua fundação, são eles: Hexa campeão Nordestino, Vice-Campeão Nordestino de 2012, Campeão da Copa do Brasil de Rugby (2013), Tetra-campeão de Rugby Sevens Nordeste e Campeão do Tri-Nations (Mônaco).

Leia mais sobre o rugby potiguar aqui.

Isso é o que eu chamo de “inovar no esporte”, ein? Será que dá pra ter uma equipe potiguar com aquele cara que voou de parapente da Praia do Meio até Ponta Negra? Seria bem legal!

 

Fonte: Sou Mais RN, Natal Rugby pelo Facebook, Secom/Parnamirim, Globo Esporte e Nominuto.com

Anúncios