Jornalista natalense faz carta chocante para o jornalismo de Natal

post-jornalista-polemica-pratica-jornalismo-natal-thumb

O jornalista Fábio Farias [do site Apartamento 702] escreveu um artigo em sua conta do Medium neste fim de semana falando sobre roubo de conteúdo jornalístico em Natal, casos explícitos ocorridos e o futuro da profissão na cidade.

O texto cita umas saias justas e polêmicas envolvendo blogs médios e grandes como Blog do BG e O Natalense, e expõe os bastidores do lado de vítimas como Novo Jornal e Tribuna do Norte.

“… coibir uma prática tão esdrúxula como comum do mercado natalense poderia fazer com que os jornais deixassem de perder parte do faturamento para veículos parasitas.

É de tomar as medidas cabíveis contra quem rouba conteúdo para evitar que o dinheiro investido numa história seja usado por outros veículos para eles se promoverem.” – diz Fábio

No artigo, Fábio Farias fala sobre influência, cópia e direitos autorais quebrados:

“O Blog do BG que é hoje o único empreendimento de mídia em Natal que opera com uma boa margem de lucro cresceu assim: copiando conteúdo de jornalistas profissionais e o promovendo na internet sem pagar nada para os autores originais.” – completa.

O texto ainda fala sobre uma crise enfrentada no setor e os rumos que ele está tomando, em um belo lembrete de que é preciso ter cuidado ao manusear conteúdo na internet.

Respeito nunca é demais com os criadores, e se for necessário reproduzi-los faça com moderação, citando-os de forma clara com seus devidos links. Pense em o quanto foi difícil para eles criar aquela notícia.

Publicar algo autoral e de qualidade nem sempre é fácil, mas deve ser tentado ao máximo. Seus leitores agradecerão de forma sincera.

Leia o artigo na íntegra aqui.

Anúncios