7 boatos famosos (e perigosos) que já circularam por Natal [você deveria ver]

Para informar e alertar a população do Rio Grande do Norte, e servir de material de consulta no futuro, criamos esta lista com os boatos (hoaxes) mais perigosos já criados e compartilhados no estado.

Porque nunca se sabe quando um boato igual ou semelhante à estes pode ser disseminado novamente por pessoas extremamente mal intencionadas e desocupadas.

A campanha das camisinhas grampeadas não é de Natal

post-boatos-famosos-rn-camisinhas-campanha-sesap
A imagem acima mostra uma campanha contra DSTs com camisinhas grampeadas a papéis explicativos, e tem circulado pelas redes sociais como se esta campanha tivesse sido criada pela Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte, mas não é verdade.

BOATO DESMENTIDO:

A Secretaria de Saúde (SESAP) publicou notícia informando que os que a imagem não é de nenhuma atividade realizada pelo Programa Estadual de IST/Aids e Hepatites Virais do Rio Grande do Norte.

“A SESAP ressalta ainda a importância do uso do preservativo em todas as relações sexuais e o cuidado no armazenamento do mesmo, evitando calor, luz solar direta e o contato com objetos perfurocortantes, além de verificar sempre a validade do mesmo. As embalagens devem ser abertas com as mãos apenas na hora do uso.” (SESAP/ASSECOM)

Perfume na porta de casa que dá desmaios, e pode até matar, para que bandidos assaltem a casa

post-boatos-famosos-rn-perfume-lovely-casa-desmaio-pode-matar

Andou circulando pelo Whatsapp que criminosos em Natal estariam oferecendo na porta da casas das pessoas um perfume francês chamado “LOVELY”, que ao ser inalado, poderia causar náuseas, dores, desmaios e até matar. O bandido então se aproveitaria disso para assaltar a casa da vítima.

BOATO DESMENTIDO:

O boato é conhecido por todo Brasil e se utiliza da imagem de um perfume desejado pelas mulheres para provocar pavor. Em Natal o boato tem circulado através de uma mensagem de áudio de um homem. Alguns sites já confirmam a mentira. Veja mais aqui.

Nova fuga em MASSA de Alcaçuz e o “Salve Geral” para PM

post-boatos-famosos-rn-salve-geral-presidio-presidiario-filme

Volta e meia circula pelo Whatsapp em Natal e outras cidades do RN a notícia falsa de que uma fuga em massa de presos fugiu da penitenciária de Alcaçuz, a maior do estado.

Existe uma mensagem que diz que mais de 30 presos fugiram de uma só vez na madrugada, inclusive um muito perigoso, acusado de assinar especificamente gestantes em regiões do estado.

Semelhante à esta mentira, já circulou no aplicativo uma outra envolvendo áudios de homens que usam gírias para informar que estariam ocorrendo uma onda de ataques contra policiais militares do RN entitulado “Salve Geral”.

BOATO DESMENTIDO:

A Polícia Militar do RN e a Secretaria de Segurança emitiram nota informando que os acontecimentos relatados nas mensagens não eram verdadeiros.

Criminosos roubam kits de agentes de endemias em Natal

post-boatos-famosos-rn-agente-endemias

Já circulou em Natal, também pelo Whatsapp, um boato de que um carro com equipamentos que seriam utilizados por agentes endêmicos teria sido levado por criminosos.

O texto diz ainda que eles seriam possivelmente usados para disfarce de assaltantes dispostos à roubar residências e estabelecimentos comerciais. Veja como é o texto:

post-boatos-famosos-rn-equipamento-agentes-endemias

BOATO DESMENTIDO:

A Secretaria de Segurança do RN informou ao site de notícias Tribuna do Norte, que entrou em contato com Centro de Zoonoses, responsável pelos kits de endemias, e o mesmo informou que o roubo de bolsas e equipamentos de agentes não procede, e que, para qualquer dúvida, a população pode ligar para (84) 3232-8235.

Um enorme temporal se aproxima do RN

post-boatos-famosos-rn-chuva-vento-temporal

Desocupados já espalharam pelo Whatsapp a notícia de que um temporal capaz de causar danos de grandes proporções estaria chegando ao Rio Grande do Norte, e que órgãos e instituições do governo já estariam em alerta.

A mensagem dizia que um professor do “Departamento de Geografia e Meteorologia da UFRN”, Márcio Araujo, anunciava que um enorme temporal estaria prestes a chegar no estado, e que órgãos como Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Cruz Vermelha, e algumas Secretarias de Estado, já estariam de plantão para socorrer pessoas em áreas de risco.

BOATO DESMENTIDO:

A informação foi desmentida já que a UFRN não tem nenhum Departamento de Meteorologia e nenhum professor com este nome.

Novos raptos de crianças em Natal

post-boatos-famosos-rn-rapto-crianca-sequestro-roubo

Este é um dos mais famosos. No último fim de semana de Agosto de 2014 uma corrente sobre raptos de crianças se espalhou pelo Whatsapp. Devido à importância do assunto, já que envolvia crianças indefesas, o boato se espalhou rapidamente em Natal, e em outras cidades do Rio Grande do Norte, criando um pânico desnecessário na população.

A mensagem que foi espalhada era:

“Alerta Geral!

O alvo dos ladrões, agora é crianças. Nessa semana foi em uma escola em um bairro de Lagoa Nova, renderam os funcionários levaram os pertences e 4 crianças, ao mesmo tempo levaram uma criança do supermercado Bom Dia no Alecrim na Av. 9. Enfim vamos ter o máximo de cuidados com nossas crianças, vamos duplicar a nossa atenção e repassar para o máximo de pessoas possível. Levaram duas crianças nas quintas e uma no bom pastor.”

E a sacanagem teve até outras versões:

“Gente voltaram a sequestrar crianças, eles tomam dos braços das maes, carro Crossfox preto. Mães tenham cuidado não fiquem nas ruas. Mandem pra quem tem filhos pequenos.”

BOATO DESMENTIDO:

O boato foi desmentido pela Polícia Civil poucos dias depois.

O número da SAMU não é mais 192

post-boatos-famosos-rn-ambulancias-samu

Se chegar pelo seu Whatsapp que o número do SAMU não é mais o mesmo, veja isto:

Em Setembro de 2016 passou a circular entre os grupos do aplicativo em Natal o boato de que o número de emergência da SAMU (192) estava com problemas, e que quem precisasse de atendimento deveria ligar para outros quatro números fixos.

BOATO DESMENTIDO:

O NOVO Jornal, portal de notícias de Natal, checou com a equipe do SAMU – Natal e confirmou que a informação é falsa. Portanto o número de emergência continua o 192 e não acredite em outros números divulgados pela corrente.

Abertas 150 novas vagas no SESC-RN

post-boatos-famosos-rn-sesc-predio

Em Julho de 2016 uma corrente envolvendo o Sesc-RN circulou no WhatsApp. A informação foi de que a empresa estaria disponibilizando 150 vagas para pessoas com capacidades especiais para trabalhar, sob penalidade de multa do governo caso não consiguisse atingir esse número.

No boato, ainda se solicitava que interessados enviassem o currículo para o e-mail sup******s@escrito.org.br, e que repassassem a informação para amigos que se encaixassem no perfil da vaga.

BOATO DESMENTIDO:

O setor de RH do SESC-RN confirmou que essa informação era falsa. Eles ainda ressaltaram que trabalham somente com o e-mail e o site oficial para esse tipo de finalidade.

INFORMAÇÃO GERAL:

Leitor, todo cuidado com segurança na cidade é pouco, mas também tenha muito cuidado no que lê nas redes sociais.

Não precisa ser muito inteligente para se perceber um boato. Geralmente são notícias muito chocantes, que causam polêmica e medo nas pessoas, e vem de fontes desconhecidas e muitas vezes com erros de escrita. Antes de acreditar em algo polêmico procure manchetes nas principais capas de jornais do RN e até mesmo do país.

E se você sabe de algum boato que foi amplamente divulgado pelo RN e esquecemos aqui envie para: contato@curiozzzo.com

Anúncios