O Rio Grande do Norte possui um lugar cheio de pinturas rupestres respeitado mundialmente

O RN é mesmo um estado brasileiro de infinitas curiosidades. Este lugar aqui no interior é constituído por uma área de rocha calcária que por causa da erosão causada pelas chuvas, abriu um mini cânion com cavernas e fendas e desvendou várias surpresas arqueológicas.

post-lajedo-soledade-rochas-pedras

Lá estão gravadas várias pinturas rupestres. Figuras de animais como araras, lagartos, papagaios, garças, além de formas geométricas, e etc.

8 animais exóticos do Rio Grande do Norte e suas curiosidades inéditas

Segundo pesquisadores, os desenhos teriam sido feitos por índios que habitavam essa região no período pré-histórico.

Trata-se do Lajedo de Soledade, um dos sítios arqueológicos mais importantes do Brasil, que está localizado na região Oeste do Rio Grande do Norte, no município de Apodi, a 12 km do centro da cidade, e a cerca de 335 km de Natal.

post-lajedo-soledade-rochas-pedras-pintura-rupestre

O local já foi tema de documentário de 30 minutos na BBC de Londres. Ocupou páginas de revistas e jornais de circulação nacional e internacional. Foi tema de inúmeras reportagens na TV e em vários outros veículos de comunicação do Brasil.

10 coisas que você não sabia sobre o MAIOR MUSEU do Rio Grande do Norte

Pesquisadores da Universidade Federal do RN também já encontraram por lá fósseis de animais pré-históricos, como mastodontes, tatus gigantes e tigres-dente-de-sabre, que viviam no Nordeste no período Glacial.

post-lajedo-soledade-pintura-rupestre-na-pedra

Hoje ele é fonte inesgotável de conhecimento científico para centenas de pesquisadores, inclusive as mais respeitadas do mundo, e recebe, por mês, até 700 visitantes.

Fonte: Lajedo de Soledade

Anúncios