Vídeo mostra a queda de um caça F5 durante uma apresentação em Parnamirim

Era Sábado, dia 27 de Outubro de 1995. Na manhã daquele dia acontecia o encerramento da “Semana da Asa” na base aérea de Parnamirim (RN). Mais de 20 mil pessoas esperavam ansiosas pela exibição aérea dos pilotos brasileiros.

O avião caça pilotado pelo capitão Mauro Fernandes Naumann é o primeiro a sair. Logo na saída ele dá um giro completo, e sobe para terminar a manobra.

O pesquisador Rostand Medeiros, que estava no evento e assistia o vôo, diz que percebeu algo diferente naquele momento: “O caça subiu, fez um giro ainda com os trens de pouso abaixados, situação que achei interessante e diferente das outras decolagens. Parecia que aquele piloto prometia algo interessante.”

Quem estava na base aérea teve a impressão que a turbina do F5 falhou por alguns segundos. O caça então inicia um mergulho intenso e rápido, o capitão tenta recuperar a altitude mas o pior acontece:

“No ponto em que eu estava perdi a visão do caça devido à existência de hangares, e o que vi na sequência foi uma bola de fogo no horizonte e depois escutei uma explosão que não foi tão ensurdecedora, mas indicativa do desastre”, completa Rostand.

Que a bravura do capitão Naumann permaneça em nossas memórias. Veja também: Foi um natalense o primeiro civil a morrer pilotando um avião no Brasil

Enviado pelo leitor Hudson Brendon

 

Anúncios