O dia em que navegamos pelo Rio Potengi bebendo cerveja potiguar

Como vai, tudo bem? Preciso te contar uma história…

No começo do mês de Junho de 2017 tive a honra de receber um convite para conferir o Sunset Beer Boat. Um passeio de barco catamarã pelo Rio Potengi saindo do Iate Clube de Natal, com direito à DJ e degustação grátis de cerveja artesanal – sim, produzida totalmente no RN – durante todo o percurso. Uma confraternização com direito à assistir o famoso pôr do sol do rio. Pra mim que adoro cerveja era perfeito, então topei!

Quem me chamou foi a AcervA Potiguar, uma associação que tem como objetivo promover a cultura cervejeira no Rio Grande do Norte. Entre seus membros estão cervejeiros caseiros, empresários e entusiastas da cultura cervejeira.

Depois de vários dias ansioso pelo evento, ele aconteceu num Domingo de muita chuva e céu bastante nublado. Saímos de casa meio atrasados, e além disso a chuva nos pegou no caminho, e bem forte. O céu escuro e pesado para as bandas do local do evento nos fez pensar ainda dentro do carro que ele seria cancelado, mas ao chegar no Iate Clube, avistamos um barco à beira do Rio Potengi que parecia estar prestes à partir, ufa! Chegamos à tempo.

Na entrada da embarcação uma pessoa parecia conferir a lista de convidados. Como assim? Mesmo com tanta água caindo de um céu que escondeu totalmente o sol o pessoal não desanimou e o evento vai mesmo acontecer? Pra nossa surpresa e felicidade sim! E aquele passeio prometia.

Informamos nosso nome e entramos no barco. Ao embarcar ganhamos duas canecas lindas, tomamos nosso acento, e começamos a registrar aquele que seria um passeio marcante. O cenário inicial que registramos nas stories do Instagram foi esse:

Nas pick-ups a DJ Marcela Barros, que tratou logo de colocar a música pra rolar, e o som era do bom. Logo, a diretora da AcervA Potiguar, uma paraibana animada chamada Liege Severo, usa o assento do barco como palanque, e anuncia que haviam 4 tipos de cervejas artesanais potiguares à disposição dos presentes, e que estava liberada a degustação:

Tudo estava perfeito, som bacana, clima agradável, paisagem linda e cerveja boa nos  esperando. Imediatamente começamos a registrar aquele momento inédito através de fotos e vídeos, até que ela – a chuva – voltou. Desta vez com vento, molhando tudo, mas, sinceramente? Aquele evento era tão especial que nem ela o impediu! Ela não nos incomodava, e nem parecia incomodar a ninguém mais ali, parece até que a “energia da cerveja artesanal” era mais forte, e estávamos mesmo concentrados no que viria a seguir.

Então o barco soltou suas cordas e finalmente deixou à margem do rio. Começou! Agora era pra valer:

E aí não faltaram fotos:

Eu, a patroa e os produtores de cerveja 🙂

E mais fotos:

Eu, a diretora Liege Severo e a Gisele Holanda da assessoria

Conheci gente muito legal que lembrarei pra sempre. Pessoas que apesar de nunca ter contato antes, compartilhavam da mesma empolgação que eu. Gente como a gente que fabricava cerveja, ou simplesmente e incentivava a produção. E de repente estávamos ali celebrando a vida com cervejas deliciosas da terra. E, sem falsa propaganda, as cervejas eram excelentes e muito bem feitas!

Então a noite chegou e o passeio se transformou numa festa, o que tornou tudo ainda melhor:

Foi incrível. Nunca imaginei entrar num barco e navegar pelo rio Potengi, nem muito menos dessa forma.

E se você ai gostou desta história, saiba que você também pode participar de um evento organizado por essa galera incrível aí.

Acontece que a associação que falei, a AcervA, vai fazer um grande evento de 15 a 18 de Junho (esta semana ainda), com a presença de muita gente legal do Brasil inteiro.

Na programação desse evento vão acontecer palestras, concurso de cervejas caseiras, além de passeios turísticos, visitas às cervejarias potiguares e um grande festival de cervejas.

É um evento único na capital potiguar, e se você gostaria de participar veja a programação:

Palestras

No dia 15/06, a partir das 09h, no Hotel Imirá, acontece um ciclo de palestras técnicas sobre produção artesanal. A programação inclui nomes de grande destaque no cenário cervejeiro nacional, como Carlo Bressiani, Diretor-Geral da Faculdade Épica e da Escola Superior de Cerveja e Malte; Eduardo Libório, Auditor Fiscal Federal Agropecuário, que participa do evento com uma palestra sobre os requisitos legais relativos a produção de cervejas; Victor Marinho, que possui mais de 70 medalhas em competições nacionais e internacionais do ramo; Elenilton Baretta, produtor artesanal com quase 25 anos de experiência; e, ainda, Jamal Awadallak, fundador do canal “BeerSchool”, atualmente com mais de 10 mil inscritos e meio milhão de visualizações.

Concurso

Um dos eventos mais aguardados é o Concurso do XII Encontro Nacional das ACervAs. Cerca de 600 amostras foram inscritas, produzidas por cervejeiros de todo o Brasil, sendo admitidos os estilos estabelecidos pelo Beer Judge Certification Program, de 2015. O julgamento acontece no Hotel Imirá, obedecendo todas as regras exigidas pelos padrões internacionais para competição, com 35 juízes certificados, do Brasil, Chile e Argentina. A análise das amostras será realizada em salão reservado, durante todo o dia e os vencedores serão revelados durante a festa de encerramento.

Passeios incríveis

Uma programação especial foi montada para que os cervejeiros possam conhecer o melhor da capital potiguar, com conforto e segurança e, claro, regada a muita cerveja!

· Beer Crawl – Tour pela noite natalense, passando pelos bares especializados em cervejas especiais. Consumo não incluso. Esse passeio acontecerá em duas edições, nos dias 15 e 16/06.

· Visita às Cervejarias – Tour por três cervejarias da cidade, e o público poderá conhecer estrutura, processo produtivo e, é claro, degustar alguns dos seus rótulos “direto da fonte”. Esse passeio também acontece em duas edições, no dia 15 e 16/06.

· Beer Bus – Os cervejeiros vão curtir os principais pontos turísticos da cidade, em um ônibus com deck superior aberto. O roteiro inclui Forte dos Reis Magos, Morro do Careca, Barreira do Inferno, Maior Cajueiro do Mundo, dentre outros. E atenção: Cervejas artesanais durante todo o trajeto. A partir das 09h, do dia 16/06. (ESGOTADO)

· Sunset Beer Boat – Que tal curtir o por do sol no Rio Potengi, com boa música e cervejas artesanais durante todo o percurso? Esta é a proposta do Sunset Beer Boat. É na sexta-feira, dia 16/06, a partir das 16h. (ESGOTADO)

Festival

O Festival de Cerveja será no sábado, dia 17 de junho, à partir das 14 horas, na Cervejaria Via Continental. Será uma grande confraternização, para marcar o encerramento do XII Encontro Nacional das ACervAs. Mais de 60 estilos de cerveja serão servidos, no maior Open Beer que Natal já viu. A animação fica por conta de Alan Persa, Hallison Rasta e Banda e um novo projeto encabeçado por Sérgio Groove, resgatando os clássicos do Rock.

Então corra e se inscreva!

As inscrições para as palestras e vendas de ingressos para o Festival de Cerveja e passeios estão sendo feitas pelo site: www.acervapotiguar.com.br ou nos pontos de venda: Paddy’s Emporium (Av. Romualdo Galvão, 2383, Arenna Mall, loja 06 – Lagoa Nova), Mestre-Cervejeiro.com (Av. Afonso Pena, 394 – CCAB Petrópolis), Eufrates Cervejas Especiais (Av. Campos Sales, 500 – Tirol), Estação do Malte (Rua Poeta Jorge Fernandes, 146 – Ponta Negra), Conveniência do Posto 1002 (Av. Engenheiro Roberto Freire, 2971 – Capim Macio) e Ein Bier, Bitte! (Av. Nascimento de Castro, 2017 – Lagoa Nova). Outras informações pelo e-mail: contato@acervapotiguar.com.br

E eu também estarei lá esperando você!

Anúncios