Uma equipe de TV mergulhou em túneis abandonados da época da guerra no RN

O repórter Francisco José e sua equipe do programa “Fantástico” da TV Globo foram visitar minas subterrâneas localizadas na cidade de Currais Novos, a 180 km de Natal.

Essas minas começaram a ser exploradas em 1943, durante a Segunda Guerra Mundial, e possuem mais de 120 km de túneis escuros. O exército americano extraía delas a Scheelita, minério do qual retiravam o Tugstênio, que por sua vez era usado na indústria armamentista.

Depois de uma longa caminhada, eles descem mais 800 metros por uma caverna, e chegam à uma parte totalmente alagada. Depois disso, tem mais 36 km de túneis alagados para mergulharem.

A complexidade do percurso é tanta que foi preciso amarrar um “cabo guia”. Sem esse recurso seria impossível conseguir voltar para o mesmo lugar por onde entraram. “Sem cabo guia você não tem como sair daqui, sem luz ainda sai, mas sem cabo guia não sai”, diz um dos mineiros da equipe.

Eles descem com 40 kilos de cilindros duplos de ar comprimido para descobrir o que tem lá em baixo, e acompanhem o que eles encontram:

Até de baixo d’água Natal tem marcas da Guerra que a ajudou a se desenvolver e ser o que é hoje. Se gostou veja também aquelas 30 fotos da 2ª Guerra em Natal com impressionantes explicações

Anúncios