O fotógrafo Alexandre Modesto fez um registro surpreendente do céu próximo à cidade de Currais Novos (RN). Ele conseguiu captar a Via Láctea (galáxia espiral da qual o Sistema Solar e a Terra fazem parte) a 12 quilômetros de Currais Novos, e a 6km da Comunidade Negros do Riacho, comunidade negra rural do Sertão potiguar.

No local existe um monumento à resistência negra feito de cerâmica no formato de um caldeirão, e um detalhe interessante das fotos é que, se observarmos de forma lúdica, a Via Láctea mais parece vapor quente saindo do utensílio gigante:

As fotos foram feitas às margens da BR 226, longe das luzes urbanas – o que torna o ambiente propício para capturas do céu à noite sem intervenções – e para captá-las foram necessárias longas exposições e técnicas de “light paint”, que significa “pintar com a luz ou pintura de luz”. Cada foto demorou em média 30 segundos para nascer.

Veja também: um pedreiro achou uma “tigela canibal” de mais de 500 anos no RN

Sobre escravidão no RN e a comunidade Negros do Riacho

Historicamente o negro africano chegou à província do Rio Grande no início do século XVII, vindo de Pernambuco, para trabalhar, como escravo, nos engenhos de cana de açúcar de Cunhaú e Ferreiro Torto e, posteriormente, nos engenhos do Vale do Ceará-Mirim, de São José de Mipibu, de Goianinha e de Canguaretama.

A ocupação do interior e o seu povoamento ocorreram a partir da metade do século XVII, efetivando-se durante o século seguinte, num processo marcado pelo extermínio do indígena e pelo ingresso da população negra escrava.

Veja também: esta imagem que mostra Natal (RN) em seus primeiros tempos

Os “Negros do Riacho”, de Currais Novos, são descendentes de Trajano Lopes da Silva, um ex-escravo que se “apossou” das terras do Riacho, passando a viver ali, com sua família.

Atualmente são 3,6 hectares onde vivem cerca de 150 pessoas, cuja atividade econômica é centrada na pequena agricultura de subsistência e na produção da “louça”.

Anúncios

Escrito por Henrique Araujo

O criador e editor do Curiozzzo é formado em Sistemas de Informação, viciado em internet desde muito cedo, e encontrou na criação conteúdo para ela uma nova paixão. Criou este site em 2014 para levar o Rio Grande do Norte (onde vive desde criança) para o mundo de uma forma criativa e diferenciada. Siga-o: instagram.com/henrique.e.araujo

um comentário

Diga o que achou:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s