Foto misteriosa mostra um farol dentro da Fortaleza dos Reis Magos

Em uma foto a qual tivemos acesso, aparece a Fortaleza dos Reis Magos, edificação militar histórica fundada em 25 de dezembro de 1599 para proteger a cidade de corsários franceses que traficavam o pau-brasil, e um suposto farol em construção:

A imagem, que parece ser uma fotografia muito antiga tirada de um livro ou enciclopédia, mostra ainda uma escada e um homem, e traz com ela a informação de que o farol estaria sendo construído DENTRO da Fortaleza, e teria objetivo de alcançar 10 milhas (mais de 16km):

“PHAROL DOS REIS MAGOS

Construido na fortaleza dos Reis Magos, na barra do Rio Grande do Norte, em 27 de Setembo de 1872. Apparelho dioptrico, de 5ª ordem, luz fixa e branca, de alcance de 10 milhas. Está erecto sobre columnas de ferro fundido.”

Em extensas pesquisas pela internet que realizamos não encontramos outras imagens além desta, seja antiga ou atual, e nem menções à um suposto farol construído na Fortaleza, o que torna este registro ainda um mistério.

Isso é o que eu chamo de foto curiozzza! Se gostou veja também: imagem mostra Natal (RN) em seus primeiros tempos

🔥76 Visualizações

Henrique Araujo

O criador do Curiozzzo é Bacharel em Sistemas de Informação, viciado em internet desde muito cedo, e encontrou na criação de conteúdo uma nova paixão. Criou o blog em 2014 para levar o Rio Grande do Norte (onde vive desde criança) para o mundo de uma forma criativa e diferenciada. Siga-o: instagram.com/henrique.e.araujo

7 Comentários

  • No tour do Forte eles falam sobre o farol, ele foi retirado por ser de ferro fundido e estar “afundando” a estrutura/chão onde ele se encontrava, no lugar hoje existe uma medalha/moeda comemorativa à lembrança do antigo farol.

  • Sugiro verificar algum vestígio na fortaleza

  • Max William da Silva

    (17 de agosto de 2017 - 06:44)

    Segundo os guias, durante a Segunda Guerra Mundial foi instalado um farol na Fortaleza pela Marinha do Brasil com o objetivo de orientar as embarcações aliadas, no local pode ser encontrado chantado ao chão uma espécie de marco que se parece com um medalhão onde são gravadas a insígnia da marinha do Brasil e outras informações.

  • […] E foi rezada em homenagem à fundação da cidade pelo padre jesuíta Gaspar de Sampére (ou Gonçalves de Sampére), que era arquiteto militar e projetou também o famoso Forte dos Reis Magos. […]

  • João Batista dos Santos

    (13 de agosto de 2019 - 20:27)

    uma correção, o forte ou fortaleza dos Reis Magos foi inaugurado em 06 de janeiro de 1598 e não em 25 de dezembro de 1599, a fortaleza é anterior a fundação da cidade do Natal .Quanto ao farol, de fato o mesmo existiu dentro da fortaleza e quem já a visitou notou que há lá as marcas da fundação da estrutura metálica, inclusive os guias explicam isso, era o farol de Natal antes da construção do farol de Mãe Luiza que foi inaugurado somente na década de 1950

    • João, segundo a Wikipédia: “O forte[5] foi o marco inicial da cidade — fundado em 25 de dezembro de 1599 —, no lado direito da barra do rio Potengi (hoje próximo à Ponte Newton Navarro). Recebeu esse nome em função da data de início da sua construção, 6 de janeiro de 1598, dia de Reis pelo calendário católico.” Dia 6/1/1598 foi de início da construção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *