Tente resistir às belezas e curiosidades deste lugar do RN

Você sabe que o Curiozzzo gosta de dar as melhores e mais curiosas dicas de lugares para você conhecer, desta vez vamos até Currais Novos (a 172km de Natal), cidade que fica lá na barriga do elefante (região central sul do RN), e faz divisa com a Paraíba.

Desde o início de sua fundação Currais sempre destacou e se diferenciou das outras, sendo considerada no século XX uma das cidades mais urbanizadas e modernas do Brasil.

Currais Novos à noite. Foto: Canindé Soares.

A cidade por si só é cheia de curiosidades, mas uma especial chama atenção: o Pico do Totoró, um dos maiores e mais bonitos cartões postais da região. Veja algumas fotos que não me deixam mentir:

Foto: Alexandre Modesto

O pico do Totoró. Foto: Paulo Vasconcelos

Para chegar lá o visitante pega estradas de areia e barro, chegando ao distrito do Totoró, localidade que deu início a expansão populacional da cidade de Currais Novos, e que fica distante uns 10km de lá.

Ao chegar você se depara com o Açude Público Totoró, construído em 1932 para armazenar água da chuva com a capacidade 3.941.876 m³ de água:

Excursão caminhando pela parede do Açude Totoró. Foto: Eugênio Oliveira

E ainda um complexo de formações rochosas e outros elementos da natureza belos e bem curiosos. O lugar é objeto de estudos geológicos por apresentar rochas de tipos bem diversificados, abrigando até rocha com quase 600 milhões de anos.

E falando em rochas, o que não faltam lá são pedras bem curiosas, como a Pedra do Caju, uma formação de pedra que se assemelha muito a um caju, símbolo do RN:

Ou a Pedra do Sino, uma rocha que emite um som quando se bate nela com certa força:

Ah, e tem também a Serra do Letreiro, antigo abrigo de homens pré-históricos que viveram na região, e que contém pinturas rupestres:

Totoró guarda ainda a Lagoa do Santo, um lugar com fósseis de animais pleistocênicos, ou seja, animais pré-históricos como mamíferos e de pássaros gigantes:

Ou que tal uma visitinha à Pedra Furada? Uma formação rochosa que forma uma pequena caverna:

Então fique com mais uma foto pra não esquecer deste lugar incrível e quem sabe visitá-lo qualquer feriado desses:

Se você gostou tem mais lugares incríveis na região pra você conhecer aqui

Fonte: Geoparque Seridó

Anúncios