5 ditados populares que você falava errado e não sabia

Se você já usou alguns destes ditados com certeza os falou errado.

Hoje é Domingo, pé de cachimbo

Um pé de cachimbos nunca foi avistado pelo homem até hoje. O certo é HOJE É DOMINGO, PEDE CACHIMBO”. Porque Domingo pode ser um dia tranquilo e propício para um cachimbo.

Batatinha quando nasce se esparrama pelo chão

Se a batata é uma raiz, ou seja, cresce embaixo da terra, como ela se esparramaria pelo chão? O certo aqui é “BATATINHA QUANDO NASCE ESPALHA AS RAMAS PELO CHÃO”. E as ramas são justamente as folhas da batata que crescem por cima da terra.

Cor de burro quando foge

Não faz menor sentido que um burro fuja de alguém e isso o faça mudar de cor. O certo é “CORRO DE BURRO QUANDO FOGE”. Realmente é melhor não estar perto quando algum sair em disparada.

Cagado e cuspido (ou cuspido e escarrado)

Isso se fala quando duas pessoas se parecem muito, mas literalmente falando não faz menor sentido, não é mesmo? Porém sua forma certa faz todo sentido: “EM CARRARA ESCULPIDO”. Carrara é um mármore italiano, muito usado para fazer estátuas e bustos. Estas esculturas ficavam muito parecidas com a pessoa em questão, por isso a frase 😉

Quem tem boca vai à Roma

Não, isso não significa que quem sabe se comunicar bem vai à todo lugar lutar pelos seus objetivos. O certo é “QUEM TEM BOCA VAIA ROMA”. Isto porque na Roma antiga as pessoas vaiavam os imperadores quando eles cometiam “deslizes”.

Anúncios