Em 1902 ocorreu uma possível erupção vulcânica submarina em Ponta Negra (Natal)

Segundo a Wiki um “vulcão submarino” é o nome dado à erupções vulcânicas que ocorrem no fundo dos oceanos e mares das quais resulta libertação de magma. Este tipo de vulcão instala-se em fissuras da crosta terrestre em regiões em que a superfície da Terra se encontra recoberta pela água do mar. Pois foi o que parece ter ocorrido em 1902 na costa de Natal, e foi um “phenomeno geologico” bem assustador.

Isso porque durante vários dias uma grande quantidade de peixes começaram a aparecer mortos pela extensão da costa norte do Rio Grande do Norte, sem que ninguém tivesse a menor noção da causa.

Segundo o jornal “A República”, que noticiou o fato em Janeiro daquele ano, animais em avançado estado de putrefação boiavam aos montes numa extensão de mar que ia da praia de Genipabu até Tibau, entre outras praias ao Norte.

Devido a falta de instrumentos e conhecimentos da época, não houve registros fotográficos e também levou dias para que se tivesse alguma pista que iluminassem uma possível causa para aquele fato aterrador na biologia marinha, até se observar o fato de que entre os mortos haviam algumas espécies que viviam em grandes profundidades.

Isso apontava claramente para a ocorrência de uma erupção vulcânica submarina. Segundo apurado pelo jornal, o fenômeno teria ocorrido na altura da praia de Ponta Negra. A certeza aumentou quando especialistas observaram também uma grande quantidade de pedra porosa, espécie de lava resfriada, e de um “pó preto” que chegava a beira da praia.

Veja na íntegra a notícia da época:

(A imagem que ilustra a pré-visualização desse artigo não é do fenômeno que nele foi objeto, e foi usada com objetivo meramente ilustrativo)

 

 

🔥5 Visualizações

Henrique Araujo

O criador do Curiozzzo é Bacharel em Sistemas de Informação, viciado em internet desde muito cedo, e encontrou na criação de conteúdo uma nova paixão. Criou o blog em 2014 para levar o Rio Grande do Norte (onde vive desde criança) para o mundo de uma forma criativa e diferenciada. Siga-o: instagram.com/henrique.e.araujo

2 Comentários

  • Meu irmão Henrique Araújo, cada que passa fico mais vislumbrado com sue sítio, pois aprendo mais e mais da nossa história potyguar, cada dia uma descoberta fantástica que enriquece minha paixão pelo RN, muito grato Araújo!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *