Em 2011 Mossoró virou capital do Rio Grande do Norte

Cidade de Mossoró. Foto: Canindé Soares

Essa história começa assim…

Em 30 de Setembro de 1883, cinco anos antes da assinatura da Lei Áurea, Mossoró aboliu seus escravos.

Foto: Pádua Campos

Essa data é comemorada todo com muito entusiasmo pelos mossoroenses, que sentem muito orgulho em serem os primeiros do estado do Rio Grande do Norte e o segundo do Brasil neste grande feito.

Talvez isso você já saiba, né?

Acontece que no ano de 2011 um projeto de lei foi enviado à Assembleia Legislativa para que, em comemoração ao 128º aniversário da abolição no município, o governo autorizasse a transferência de sua sede durante os dias 28, 29 e 30 de Setembro para Mossoró. A ideia foi aprovada com facilidade.

Foto: Livio Victorius (http://fotosporlivio.blogspot.com/2012/12/serie-mossoro-em-vintage-parte-i.html)

Então durante aqueles 3 dias de 2011 Mossoró virou a capital do RN, e a sede do governo foi instalada no Casarão Lili Duarte (na foto), que é atualmente sede da vice-prefeitura de Mossoró.

E você, sabia disso?

Fontes: ASSECOM-RN (28/09/2011) – “Governo do RN é instalado em casarão histórico em Mossoró“, Tribuna do Norte (23/09/2011) – “Capital em Mossoró”.

🔥13 Visualizações

Henrique Araujo

O criador do Curiozzzo é Bacharel em Sistemas de Informação, viciado em internet desde muito cedo, e encontrou na criação de conteúdo uma nova paixão. Criou o blog em 2014 para levar o Rio Grande do Norte (onde vive desde criança) para o mundo de uma forma criativa e diferenciada. Siga-o: instagram.com/henrique.e.araujo

1 Comentário

  • Muito bom! Parabéns! Sou Potiguar porem moro ja alguns anos na Amazônia, uma viagem, algumas vezes voltei no tempo anos 70 minha juventude,
    Continue assim
    abraco
    Oscar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *