O esporte tem um lugar de destaque muito importante na sociedade brasileira e no Rio Grande do Norte não é diferente. Apesar do Estado não ser uma das potências nacionais nas principais modalidades, há diversos potiguares de destaque no esporte contemporâneo e alguns outros que deixaram grande marca no passado.

Abaixo, listamos alguns atletas que fizeram ou fazem história no cenário esportivo e também eventos de grande destaque que ajudaram ainda mais a colocar Rio Grande do Norte no mapa do esporte brasileiro.

De Marinho Chagas a Clodoaldo Silva: tradição em diferentes modalidades

O futebol chegou no Rio Grande do Norte logo no início do último século e, apesar de nenhum atleta potiguar ter sido campeão da Copa do Mundo, a tradição não deixa de ser forte no Estado.

Provavelmente o potiguar mais famoso no futebol é Marinho Chagas (nasceu em Natal). Ele faleceu em 2014, quando tinha 62 anos, e marcou história com a camisa da Seleção jogando como lateral esquerdo. Ao todo, em quatro anos vestindo as cores do Brasil, Chagas jogou 36 partidas e anotou quatro gols.

Foto: Doentes por Futebol

Além disso, Chagas foi o titular do Brasil na Copa de 1974, quando jogou todas as partidas da Seleção no torneio.

Também na década de 1970 outro natalense brilhou no mundo do esporte — só que na bola laranja. Oscar Schmidt, que passou parte da infância e adolescência em Natal, é amplamente considerado como o maior esportista potiguar de todos os tempos.

Oscar teve uma carreira incrivelmente especial. Em quase 30 anos de trajetória profissional, o ala se tornou o maior cestinha de todos os tempos e ainda detém o recorde com mais de 48 mil pontos anotados.

Apesar de nunca ter jogado na NBA, Oscar deixou seu legado no basquete internacional e é unanimidade quando o assunto é maior jogador de todos os tempos do basquete brasileiro.

Em 2016, durante uma palestra, Oscar recordou a infância vivida em Natal.

Nos tempos contemporâneos, poucos potiguares foram tão bem-sucedidos como o ex-nadador Clodoaldo Silva. Tido como maior atleta paraolímpico da história do Brasil, ele venceu seis medalhas de Ouro em Paraolimpíadas — todas em Atenas.

Nadador potiguar Clodoaldo Silva

Além disso, em competições profissionais, o “Tubarão Paraolímpico” acumula mais de 700 medalhas. Clodoaldo se aposentou logo após os Jogos do Rio 2016, mas seu legado ainda é impactante e nunca será esquecido.

O Rio Grande do Norte também tem representantes de muito destaque nas lutas. Renan Barão é um dos principais. O natalense de 32 anos já foi campeão Peso Galo do UFC, quando conquistou o cinturão em 2012 em luta contra o americano Urijah Faber.

Lutador potiguar Renan Barão. Foto: http://mmabrasil.com.br

Barão conseguiu defender o título com sucesso três vezes em lutas contra Michael McDonald, Eddie Wineland e Faber. Em 2014, dois anos após segurar o título de melhor lutador do Peso Galo, o potiguar perdeu o cinturão para TJ Dillashaw. Desde então, Barão não conseguiu recuperar o status, mas segue na ativa.

O Estado também revelou outros lutares de destaque para o UFC, como é o caso dos natalenses Ronny Markes e Jussier Formiga. Da cidade de Tibau, há o representante Gleison Tibau.

Natal como sede de eventos importantes

Além da tradição de grandes esportistas em modalidades distintas, o Rio Grande do Norte já se destacou recebendo eventos até mesmo de escala internacional.

O maior exemplo aconteceu em 2014, quando Natal foi uma das sedes da Copa do Mundo. Na ocasião, a Arena das Dunas recebeu quatro jogos do Mundial: México 1 x 0 Camarões, Gana 1 x 2 Estados Unidos, Japão 0 x 0 Grécia e Itália 0 x 1 Uruguai.

No que tange ao poker, Rio Grande do Norte também é importante na parte organizacional. Em 2018, por exemplo, mais uma vez o Estado potiguar foi sede de uma etapa do Campeonato Brasileiro de Poker (BSOP). Na ocasião, Saulo Sabioni fez história ao se tornar o primeiro bicampeão do circuito.

Carlos Sabioni. Foto: Carlos Monti @ Rational Intellectual Holdings Ltd. Pokernews

Sediado no Serhs Natal Grand Hotel, o evento foi um sucesso e reuniu centenas de competidores profissionais e amadores. Além disso, Rio Grande do Norte impressionou na performance de seus atletas. Daniel Chacon, de Natal, foi o vice-campeão daquela etapa principal.

No âmbito das lutas, Natal já foi casa do UFC. Isso aconteceu em 2014, com a luta do card principal entre Mauricio Shogun e Dan Henderson. Na ocasião, o confronto aconteceu no Ginásio Lélio Dias. O curitibano Shogun lutou em casa, no entanto, não foi capaz de derrotar o americano Henderson.

Memorial do Esporte de Natal

Para conservar e relembrar os feitos mais importantes dos grandes atletas natalenses, no ano passado a Prefeitura do Natal inaugurou no Palácio dos Esportes o Memorial do Esporte de Natal.

Foto: Márcia Ribeiro @ Hilneth Correia

O acervo conta com camisas autografadas, bolas autografadas, fotos históricas, recortes de jornais e muito mais. “O memorial é um resgate do passado do esporte em Natal e de todo o Rio Grande do Norte”, disse Jamilson Martins, servidor da SEL e idealizador do projeto.

“Com o memorial vamos possibilitar que o natalense conheça mais dos nossos atletas que tanto contribuíram para o nosso esporte, inclusive em competições nacionais e internacionais”, afirmou a secretária Esporte e Lazer Danielle Mafra.

A distância geográfica para os principais centros esportivos do país é um fato difícil de contornar, mas o Rio Grande do Norte vem se colocando no mapa das cidades que recebem grandes eventos de diferentes modalidades e os últimos cinco anos foram importantes para reforçar a relevância dos esportes na cultura potiguar.

Guest post por: Luara Lua Pereira De Marinis

Anúncios

Publicado por Henrique Araujo

O criador do Curiozzzo é Bacharel em Sistemas de Informação, viciado em internet desde muito cedo, e encontrou na criação de conteúdo uma nova paixão. Criou o blog em 2014 para levar o Rio Grande do Norte (onde vive desde criança) para o mundo de uma forma criativa e diferenciada. Siga-o: instagram.com/henrique.e.araujo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s