Era uma vez um homem, que de tanto frequentar um bar e observar a paisagem com rochas ao fundo, sua mente começou a imaginar que elas tinham formatos de vários animais. Então ele pega pincel e tinta e resolve pintar nelas os animais que viu em pensamento.

Parece uma história tirada de um livro? Mas não é! Isso realmente aconteceu em Apodi (RN), mais precisamente no Sítio Santa Rosa, zona Rural da cidade.

Cidade de Apodi, RN. Foto: http://apodiforte.blogspot.com

O professor municipal Antônio Gomes, em suas “resenhas cotidianas”, todas as tardes ia até o “Bar do Gato”, jogava sinuca, tomava uma cachacinha com os amigos, e observava calmamente que um conjunto de rochas próximo ao local castigado pela seca tinha um formato semelhante ao de vários animais.

A imaginação criativa e lúdica do professor Antônio via de tudo: gato, macaco, cachorro, tatu, leão, urso, galinha, jacaré. Então ele teve a iniciativa dar “vida” a sua imaginação, e jogou cores e beleza num lugar onde antes predominava somente pedras e mato seco, transformando totalmente o cenário do local e criando assim o “Zoológico de Pedras” de Apodi.

Zoológico de Pedra (Apodi-RN)

Antônio, além de professor, já teve várias outras profissões. Já foi serigrafista, técnico de serviços eletrônicos e músico. Ele conta que sentiu que as melhores pedras podiam receber um trabalho de escultura e ter mais vida com um outro trabalho, o de pintura e, começou a fazer sua seleção.

Segundo ele, algumas pedras não sofreram alterações. “Teve pedras que nem mexemos, já estavam na medida para pintar, cuja pintura foi feita com tinta plástica”. E assim foram meses de trabalho. Cada animal que nascia daquelas pedras lhe aumentava a inspiração e a vontade de concluir o trabalho.

Zoológico de Pedra (Apodi-RN). Foto: Alexandre Gurgel

O resultado hoje é um cenário colorido que destoa muito do tradicionalmente árido e triste. Que bela e bem humorada ideia, professor Antônio! Me lembrou até aquele parque de dinossauros potiguar feito à mao.

Quem quiser fazer visitação ao Zoológico de Pedra do Sítio Santa Rosa ele fica mais especificamente nas margem direita da RN-233, no trecho Apodi-Caraúbas, de onde dá pra ver também o “Bar do Gato”.

Anúncios

Publicado por Henrique Araujo

O criador do Curiozzzo é Bacharel em Sistemas de Informação, viciado em internet desde muito cedo, e encontrou na criação de conteúdo uma nova paixão. Criou o blog em 2014 para levar o Rio Grande do Norte (onde vive desde criança) para o mundo de uma forma criativa e diferenciada. Siga-o: instagram.com/henrique.e.araujo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s