Este potiguar fala 15 idiomas e explica como aprendeu

Estevam Fortunato é um potiguar de 26 anos formado em letras na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e trabalha como professor e tradutor.

Ele fala 15 idiomas, dez deles fluentemente e outros seis em nível intermediário. Entre os dez estão línguas mais conhecidas como o espanhol, francês, italiano, grego e inglês.

Foto: redes sociais

Estudioso das línguas românicas, também aprendeu o galego, originário do noroeste da Espanha; catalão, falado em Andorra e regiões da Espanha como Barcelona e Valência e o occitano, usada em áreas da Espanha, França, principado de Mônaco e Itália.

Estevam conta que começou a se interessar por idiomas ainda na adolescência. Aos 12 anos, começou a aprender espanhol, francês e italiano lendo livros de passo a passo do escritor e linguista norte-americano Charles Berlitz.

Como ele faz?

Foto: redes sociais

Estevam diz que aprendeu sozinho todos esses idiomas, e que aproveita a curiosidade e os conhecimentos do curso de Letras para aprender uma nova língua. Segundo o tradutor, o aprendizado começa na leitura. “A primeira coisa que faço é ler sobre o idioma sem estudar a língua em si. Vejo a família linguística que pertence. Aí, já sei o que esperar dele”, contou ele ao repórter Douglas Lemos do G1/RN.

A partir daí, o próximo passo de Estevam é ler materiais didáticos sobre o idioma para construir uma base sobre o idioma na cabeça, para só então partir para a conversação. “Quando sinto que a questão estrutural e de vocabulário estão legais, procuro alguém que fale a língua para colocar em prática”, completou.

Veja agora um vídeo em que ele prova isso:

Vi no G1/RN

🔥84 Visualizações

Henrique Araujo

O criador do Curiozzzo é Bacharel em Sistemas de Informação, viciado em internet desde muito cedo, e encontrou na criação de conteúdo uma nova paixão. Criou o blog em 2014 para levar o Rio Grande do Norte (onde vive desde criança) para o mundo de uma forma criativa e diferenciada. Siga-o: instagram.com/henrique.e.araujo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *