A Ponte de Igapó (Natal-RN) foi projetada semelhante à esta ponte na África [INÉDITO]

Já falamos aqui no blog sobre um documento que revelou 10 curiosidades INÉDITAS sobre a Ponte de Igapó em Natal, né?

Esse post acima só foi possível porque descobrimos uma apresentação criada pelo professor e mestre em engenharia Manoel Fernandes de Negreiros, junto com o professor Walney Gomes da Silva, ambos do IFRN, em parceria com o engenheiro Jose Martins de Sousa Jr da EEPC, entitulada: “A durabilidade do concreto de uma ponte centenária sem conservação em Natal, RN, Brasil”.

Pois é, nele descobre-se, por exemplo, que o presidente da empreiteira responsável pela construção foi um homem chamado João Júlio de Proença e que o projetista foi um francês chamado Georges Camille Imbault. Mas um detalhe curioso da Ponte é que ela foi imaginada muito semelhante à “Blue Nile Bridge”, do mesmo projetista. Veja ela abaixo:

“Blue Nile Bridge”, Cartum, Sudão.

A ponte “Blue Nile” [ou “Nilo Azul” em português] é uma ponte ferroviária de 560 metros no Sudão, que liga a capital Cartum (Khartoum) à cidade industrial Cartum do Norte através do rio Nilo [no caso aqui o “Nilo Azul”].

Ela foi construída entre 1907 e 1909, três anos antes da Ponte de Igapó (em Natal), pela Cleveland Bridge & Engineering Company, a mesma que construiu a de Igapó, a partir de um projeto do engenheiro Georges Imbault, é uma das pontes mais antigas de Cartum e do Sudão. Você sabia disso?

O Sudão é um país africano, limitado a norte pelo Egito, a leste pelo Mar Vermelho, por onde faz fronteira com a Arábia Saudita, pela Eritreia e pela Etiópia, a sul pelo Sudão do Sul e a oeste pela República Centro-Africana, Chade e Líbia. O Rio Nilo, cortado pela ponte, divide o país em duas metades: a oriental e a ocidental.

Veja mais algumas fotos da ponte “irmã gêmea” da Ponte de Igapó:

“Blue Nile Bridge”, Cartum, Sudão.

 

Estrutura da “Blue Nile Bridge”, Cartum, Sudão.

 

Ponte “Blue Nile”, Cartum, Sudão.

 

Mas não termina por aí. Ainda existe outra ponte muito parecida e mais extensa na mesma região: a “White Nile Bridge”, conhecida como “Omdurman Bridge”, que cruza o rio da cidade de Omdurman à Cartum, no Sudão, e é ainda mais semelhante à Ponte de Igapó. Veja fotos:

 

Ponte “White Nile”, Omdurman, Sudão.

 

Ponte “White Nile”, Omdurman, Sudão.

Mas a “White Nile”, apesar de ser parecida com a ponte de Natal foi construída em 1924 and 1926 por outra empresa de engenharia, a Dorman Long Engineering Ltd.

Que curiosidade essa, ein?!  Gostou deste post? Compartilhe essa novidade com os amigos! 

🔥412 Visualizações

Henrique Araujo

O criador do Curiozzzo é formado em Sistemas de Informação, já foi dono de startups, administrador de grupos, empresário, mas sempre foi um amante da internet, primeiro como desenvolvedor e depois como produtor de conteúdo, desde a chegada dela no Brasil. Em 2014 criou o blog e encontrou na história e na cultura de onde mora uma nova paixão. Hoje ele leva o Rio Grande do Norte para o mundo de forma respeitosa, criativa, curiosa e única. Siga-o: instagram.com/henrique.e.araujo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *