Retrospectiva [dessa vez comentada] do Curiozzzo 2020

É isso aí curiozzzinhos, 2020 chegou ao fim! É o fim do ano mais diferente de todos, pelo menos quando o assunto é saúde. Tivemos uma pandemia esse ano, sim uma pandemia! E como será 2021? Ainda é um mistério.

“Então é Natal, e o que você fez?”. O que nós fizemos, além de ver as notícias sobre corona vírus, foi explorar com muito amor os fatos atuais e históricos do Rio Grande do Norte pelo 6º ano consecutivo, através do posts do Curiozzzo.com [este blog com 3 “Z” que vos fala] e das redes sociais. Aliás, já vá seguindo a gente ai e dando aquela força ta? FacebookInstagramYoutube Twitter.

Com muita dedicação, pesquisa e cuidado, ao longo do ano criamos [até o presente momento] mais de 50 posts, e não é nada simples criar um post pra o Curiozzzo, acreditem em mim [Henrique Araujo! ;)].  Em 2020 conseguimos ser vistos por 440 mil pessoas [e contando] divididos em quase 100 países. Que massa, né?

Bom, chega de blábláblá e vamos aos maravilhosos 10 posts mais vistos em 2020. Só o melhor do melhor de bandeja pra você. Este ano estou comentando bastidores de cada post! No final comente qual gostou mais, ok?

10º: 10 lives de artistas Potiguares que você não pode perder

Em 16 de Abril tive a ideia de lançar a primeira e única “Central de Lives Potiguares”. Durante 3 meses busquei os dias e os horários das lives de artistas potiguares, de todos os estilos musicais, grandes e pequenos, e divulguei através do blog e das redes, atraindo mais de 1.237 pessoas. Fiquei amigo pessoal de muitos artistas que sou fã!

Ah, e fizemos lives também!

Eu já ia esquecendo que fizemos várias lives de 1h no Instagram bem divertidas. Quero agradecer a Lara Paiva do Brechando.com, com quem estreamos esse tipo de live, a Janielly Souza, “A Menina do Cuscuz”, Tiago Fabrício do “Dicionário Mossoroense” e ao Mateus Ângelo do “Todo Natalense”. Pra não perder nossas lives aconselho seguir o Curiozzzo lá no Instagram.

9º: O dia em que Caicó (RN) quase mudou de nome

Em Junho descobri que Caicó, a 7ª maior cidade do RN (IBGE 2019), quase mudou de nome uma vez, e vim direto pra cá contar e dividir isso com o mundo. E mais de 1200 pessoas também gostaram muito de saber 🙂

8º: Este foi o último militar americano em Natal e sua morte é um mistério

Em Março, 1 semana antes da pandemia, descobri que o sargento norte-americano Thomas Browing era um jovem militar tranquilo de apenas 22 anos que adorava Natal, e sua morte foi um total mistério. Isso merece ou não merece ser dividido com o mundo?

7º: Nos anos 60 este local de Natal (RN) era um incrível point de curtição do Nordeste

Já em Maio tirei dos rascunhos um post que estava guardado há meses. Na minha cabeça existes momentos certos pra um post sair. Na maioria das vezes é quando o assunto principal está em alta. E este saiu bem da gaveta, atraindo 1.830 pessoas.

6º: 7 lindas “fotos-comparações” de Natal-RN pelo mesmo ângulo [INÉDITO]

Em Setembro recebi uma mensagem pelo Instagram de um fotógrafo chamando Ronkaly, que me deu uma ideia de parceria extraordinariamente fuderosa: fazer o antes (antigamente) e depois  (recentemente) de fotos famosas de Natal do blog. É claro que isso tinha que ser feito, e foi um sucesso! Me sinto um blogueiro de sorte por ter feito essa parceria e ter criado como resultado esse post.

5º: 8 prédios históricos no centro de Natal (RN) que estão muito bem conservados

Mas no comecinho do ano, em Fevereiro, mais precisamente no dia 26, me mandaram um conteúdo de um grupo onde haviam várias fotos de prédios históricos de Natal tratados com o respeito e a dignidade que mereciam, e eles estavam bonitões, então me veio um estalo: as pessoas vão gostar de ver isso! Então nasceu esse post lista.

4º: 10 fotos de ruas de Natal praticamente vazias pela pandemia

Aqui mais uma parceria de sucesso. Após me tornar amigo do fotógrafo Ney Douglas, passei a segui-lo no Instagram. Eis que um dia vejo uma foto de uma movimentada rua de Natal (não lembro agora qual) totalmente vazia e imediatamente pedi ao mesmo que me enviasse todas as fotos que ele tinha tirado de ruas assim. O objetivo? Lista, claro!

3º: Um drone explorou a famosa “casa abandonada da Via Costeira” (Natal-RN)

Às vezes tenho o dedo sortudo e aponto pra algo que dá muito certo. Navegando pelas redes vi esse vídeo com drone sobrevoando uma casa abandonada na beira da praia. Opa, mas essa não era a casa que dizem que Raul Cortez frequentava? Isso merece um post, e foi sucesso!

2º: As 10 cidades mais altas do Rio Grande do Norte

Acordei no dia 10 de Março com um pensamento fixo: quais são as cidades mais altas do Rio Grande do Norte? Algumas pesquisas e voilá! Uma lista, e se for uma lista de preferência que seja top 10.

1º: 7 fotos impressionantes de raios e relâmpagos em Natal (RN)

O post “topezêra” aconteceu em 02 de Abril. Em meio a muita chuva, muitos raios e muito medo, a cidade de Natal passou maus bocados por vários dias. Teve raio que caiu em prédios (inclusive próximo do meu) e em casas pela cidade. Navegando pela internet e vendo algumas fotos de raios em jornais e perfis me veio uma ideia: apesar de perigosos os raios e relâmpagos podem ser um espetáculo se registrados em forma de fotos. Passei a fazer uma pesquisa árdua para encontrar as melhores fotos e o resultado foi esse aí. O post atraiu, só no blog, 18.460 pessoas e mais de 6.100 compartilhamentos.

Bônus: o Curiozzzo foi pra o rádio (quadro)!

Curiozzzo no rádio, Henrique Araujo do rádio, 97FM Natal

Quem inicia um projeto independente, e, principalmente, didático, sabe que oportunidades dadas por terceiros é algo raro; mas em 2020 fomos agraciados com uma, pra nossa felicidade. E quem deu essa oportunidade foi o jornalista com mais de 30 anos de experiência na TV e no rádio, Herbeth de Sousa, sim aquele cara do “Aqui Agora” raçudo no ar.

Estreando seu programa na novíssima e reformulada 97FM (Natal), após passar 20 anos morando em São Paulo (SP), ele me ligou numa noite de final de semana e após vários elogios ao Curiozzzo chamou pra participar num quadro em que eu comentasse alguma curiosidade do RN. É claro que aceitei.

Então em 27 de Outubro comecei a apresentar o “Cantinho da Curiosidade”, que vai ao ar todas as terças e quintas às 13h dentro do programa “RN Verdade” de Herbeth. No quadro eu comento uma super curiosidade potiguar escolhida especialmente pra o programa. E tá sendo muuuito legal de fazer.

Enorme gratidão Herbeth e Haroldo Azevedo por acreditarem no meu trabalho! Também quero deixar meu agradecimento aqui a toda equipe da bancada no estúdio que me apoia sempre. Ah, e pra ouvir sintonize em 97.9 FM ou acesse facebook.com/97fmnatal.

Bom, chega ao final nossa retrospectiva 2020. Espero que tenham gostado! Pra você que é nosso leitor e pra todos os nossos parceiros ao longo do ano desejo que em 2021 vocês e suas famílias tenham muuuita saúde e felicidades diversas. Conto com vocês! Ah e se quiser ver a do ano passado tá aqui.

Abraços,

Henrique Araujo.

🔥177 Visualizações

Henrique Araujo

O criador do Curiozzzo é formado em Sistemas de Informação, já foi dono de startups, administrador de grupos, empresário, mas sempre foi um amante da internet, primeiro como desenvolvedor e depois como produtor de conteúdo, desde a chegada dela no Brasil. Em 2014 criou o blog e encontrou na história e na cultura de onde mora uma nova paixão. Hoje ele leva o Rio Grande do Norte para o mundo de forma respeitosa, criativa, curiosa e única. Siga-o: instagram.com/henrique.e.araujo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *