Esta foi a primeira pessoa a receber a vacina contra a Covid-19 no Rio Grande do Norte

No fim de Fevereiro de 2020 a COVID-19, doença respiratória causada pelo vírus Sars-Cov-2, chegou ao Brasil. Foi um homem de São Paulo de 61 anos que voltou de uma viagem à Itália.

No dia 12 de Março a Secretaria de Estado da Saúde Pública e a Secretaria Municipal de Saúde de Natal informavam publicamente o primeiro cidadão infectado pela doença do Rio Grande do Norte.

Aeroporto Internacional de Natal – Governador Aluízio Alves, localizado no município de São Gonçalo do Amarante (RN).

Era uma mulher, de 24 anos, que havia viajado para a Europa, onde foi contaminada, e retornou para Natal já com sintomas, porém brandos. Naquele momento ainda não havia transmissão local no RN.

Daí em diante os órgãos de saúde nacionais e internacionais já declaravam situação de pandemia e vida de todos mudaria para sempre.

Mas a esperança de dias sem COVID-19 começava a mudar em Dezembro de 2020

Primeiras doses de vacina contra Covid-19 chegam ao Rio Grande do Norte. 82,4 mil doses da vacina chegaram de avião na madrugada do dia 19 de Janeiro no Aeroporto de Natal. Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

Na manhã de 24 de Dezembro chegava no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), mais de 5,5 milhões de doses da vacina CoronaVac, desenvolvida pelo laboratório chinês SinoVac em parceria com o Instituto Butantan.

E na madrugada do dia 19 de Janeiro de 2021 chegavam as primeiras doses da vacina ao Rio Grande do Norte pelo Aeroporto de Natal. 82,4 mil doses chegaram de avião para dar início a campanha de vacinação.

E quem foi primeira pessoa a receber a vacina contra a Covid-19 no Rio Grande do Norte?

A primeira vacinada contra COVID-19 no Rio Grande do Norte em cerimônia simbólica na Escola de Governo, em Natal. Foto: Alexandre Lago/Cedida

Foi a técnica de enfermagem Maria das Graças Pereira de Oliveira, de 57 anos, que trabalha na linha de frente do Hospital Giselda Trigueiro.

“É uma emoção muito grande. Depois de ver tanto sofrimento de perto… a vacina chegou a ser um sonho pra gente e hoje é a esperança de que vai dar tudo certo. Uma felicidade muito grande”, disse Maria na cerimônia simbólica promovida pelo governo do estado na Escola de Governo.

A vacina foi aplicada pela secretária adjunta de Saúde Pública (Sesap), Maura Sobreira, que é enfermeira. Outros sete profissionais da saúde também foram vacinados naquele dia. A expectativa do governo foi de imunizar inicialmente 39.259 pessoas.

Se gostou veja também: 10 fotos da rotina de profissionais contra a COVID-19 na UPA de Parnamirim (RN)

🔥48 Visualizações

Henrique Araujo

O criador do Curiozzzo é formado em Sistemas de Informação, já foi dono de startups, administrador de grupos, empresário, mas sempre foi um amante da internet, primeiro como desenvolvedor e depois como produtor de conteúdo, desde a chegada dela no Brasil. Em 2014 criou o blog e encontrou na história e na cultura de onde mora uma nova paixão. Hoje ele leva o Rio Grande do Norte para o mundo de forma respeitosa, criativa, curiosa e única. Siga-o: instagram.com/henrique.e.araujo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *