O compositor de Macau (RN) que foi um dos precursores da Bossa Nova brasileira

Você sabia que o Rio Grande do Norte tem um filho que foi um dos criadores da Bossa Nova, inspirando até Tom Jobim?

Pois é! Você provavelmente não sabe, mas a cidade de Macau (Rio Grande do Norte) que fica há 175km de Natal, deu luz a um dos precursores da Bossa Nova, o cantor e compositor Hianto Ramalho de Almeida Rodrigues, ou, simplesmente, Hianto Almeida.

A Bossa Nova é o termo pelo qual ficou conhecido um movimento de renovação do samba irradiado a partir do Rio de Janeiro no final da década de 1950. Depois o movimento passou a dar nome ao estilo de interpretação e acompanhamento rítmico dele surgido, conhecido por “batida diferente”. O estilo ganhou o mundo e levou a música brasileira para fora do país.

Cantor e compositor Hianto Almeida, de Macau-RN

E Hianto de Almeida, que nasceu em 2 de junho de 1923, foi um dos precursores da Bossa Nova. O humorista e compositor Chico Anysio, em entrevista à Playboy no ano de 1987, declarou que Tom Jobim descobriu a batida da bossa nova com Hianto:“Tenho a grande honra de dizer que o primeiro arranjo do Tom foi em cima de uma música com letra minha, Conversa de sofá. Acho que até foi aí que ele aprendeu a compor, porque descobriu que a música de Hianto de Almeida, tinha uma sequência e foi em cima”.

Entre os artistas que registraram suas composições, estão “simplesmente”: Elza Soares, Cauby Peixoto, Raul de Barros, João Gilberto, Jair Rodrigues, Dalva de Oliveira, Elizeth Cardoso, entre outros.

Nos dias de hoje grandes nomes do movimento “bossanovista” reconhecem a importância das composições de Hianto de Almeida no cenário inicial Bossa Nova, a exemplo do samba-canção “Meia luz”, em parceria com João Luiz, que foi gravado por João Gilberto, em 1952.

Cantor e compositor Hianto Almeida, de Macau-RN

Hianto viveu apenas quatro décadas, mas nesse curto espaço de tempo produziu 237 composições, sendo 81 gravadas em discos 78 rotações, 7 discos de dez polegadas, 7 compactos, 89 LPs e 23 CDs.

A cidade de Macau já teve um teatro em sua homenagem: O Teatro Municipal “Hianto de Almeida”, erguido em 2003, mas que infelizmente veio desabar em menos de 3 anos de atividade.

O precursor potiguar da Bossa Nova faleceu em 27 de setembro de 1964.

Se gostou veja 30 músicas potiguares que você precisa ouvir [lista inédita]

Fonte: Hianto de Almeida. dicionariompb.com.br

🔥127 Visualizações

Henrique Araujo

O criador do Curiozzzo é formado em Sistemas de Informação, já foi dono de startups, administrador de grupos, empresário, mas sempre foi um amante da internet, primeiro como desenvolvedor e depois como produtor de conteúdo, desde a chegada dela no Brasil. Em 2014 criou o blog e encontrou na história e na cultura de onde mora uma nova paixão. Hoje ele leva o Rio Grande do Norte para o mundo de forma respeitosa, criativa, curiosa e única. Siga-o: instagram.com/henrique.e.araujo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *