Existe outra ponte metálica no Rio Grande do Norte, e ela fica em Pedro Velho

Eu já falei aqui daquela “ponte irmã gêmea” da Igapó que fica na África, né? Pois em Pedro Velho, no Rio Grande do Norte, também tem uma ponte metálica; e com desenho um pouco semelhante à de Natal.

A cidade de Pedro Velho, antigamente se chamava “Cuitezeiras”. Ela foi fundada em 1890 e fica a 78 km de Natal.

Uma locomotiva na cidade de Pedro Velho (RN) antigamente. Foto: http://www.estacoesferroviarias.com.br/rgn/pedrovelho.htm

Durante a terceira década do século XIX o tráfego ferroviário animava a população potiguar, e “Cuitezeiras”, que estava ligada à capital da província, produzia centenas de toneladas de algodão em suas 20 fazendas e ainda dois engenhos de açúcar.

Na cidade havia a estrada de ferro com parada na emergente Vila Cruzeiro, ou Vila Nova de Cuitezeiras, pois ainda não tinha uma estação. Era lá que a mercadoria que vinha de Natal, Recife e Paraíba era desembarcada e depois transportada por cavalo em carroças para o comércio de Cuitezeiras.

A ponte metálica de Pedro Velho (RN). Foto: https://www.instagram.com/c.junior.rn/

Em setembro de 1881 a companhia Great Western, que já tinha história de empreendimentos em Recife, construiu a ponte, e os trilhos prolongavam-se depois de São José de Mipibu até Nova Cruz.

A localidade foi promovida em 1890 a município e adquiriu o nome de Pedro Velho em fevereiro de 1908, homenageando o Presidente do Estado morto dois meses antes, Pedro de Albuquerque Maranhão.

Veja mais umas fotos…

Foto da Ponte feita por Carla Belke (https://www.instagram.com/carlabelke/)
Foto da Ponte feita por Carla Belke (https://www.instagram.com/carlabelke/)

Achou pouco? Quer mais? O nosso seguidor e leitor Cezário Junior (@c.junior.rn) fez um vídeo por lá, confira:

 

A linha ferroviária [e a ponte] encontra-se atualmente desativada.

É isso! Se gostou veja também: pesquisador de Natal descobre “o segredo” das resistentes fundações da Ponte de Igapó

Dica enviada pelo leitor @c.junior.rn, com informações de Estações Ferroviáris do Brasil

 

🔥129 Visualizações

Henrique Araujo

O criador do Curiozzzo é formado em Sistemas de Informação, já foi dono de startups, administrador de grupos, empresário, mas sempre foi um amante da internet, primeiro como desenvolvedor e depois como produtor de conteúdo, desde a chegada dela no Brasil. Em 2014 criou o blog e encontrou na história e na cultura de onde mora uma nova paixão. Hoje ele leva o Rio Grande do Norte para o mundo de forma respeitosa, criativa, curiosa e única. Siga-o: instagram.com/henrique.e.araujo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *