A origem do doce ‘brigadeiro’ está ligada ao Brigadeiro Eduardo Gomes, que já deu nome a Parnamirim (RN)

Você sabia que o doce brigadeiro foi criado na campanha do aviador e militar Eduardo Gomes, já falado aqui no blog, que entre 1973 e 1987 deu nome à cidade de Parnamirim-RN? 

Pois foi! Em 1946 o Brigadeiro Eduardo Gomes saiu candidato da UDN à Presidência da República. Heloísa Nabuco de Oliveira, membro de tradicional família carioca que apoiava a candidatura do brigadeiro, criou um tipo de doce, ligeiramente diferente da versão atual sendo feito com leite, ovos, manteiga, açúcar e chocolate, e o denominou com a patente do candidato preferido.

“Santinho” (folheto de campanha) de Eduardo Gomes em 1946. Foto: https://pt.wikipedia.org/wiki/Eduardo_Gomes

A guloseima era feita como uma forma de arrecadar fundos para a campanha de Eduardo Gomes, e rapidamente ganhou popularidade se espalhando pelo resto do país junto da campanha do Brigadeiro.

Como as festas dos correligionários e cabos eleitorais eram muito disputadas pela população, estes logo começaram a chamar os amigos para irem comer o “docinho do brigadeiro”. Com o tempo, o nome “brigadeiro” se tornou tão associado ao doce que o mesmo passou a ser conhecido apenas como “brigadeiro”.

E o que Parnamirim tem a ver com isso mesmo?

Cerimônia da mudança de nome de Parnamirim para Eduardo Gomes na praça central da cidade em 1973. Foto:

Eu explico! Em 1973, os pouco mais de 15 mil moradores da cidade de Parnamirim, RN, foram surpreendidos com a notícia de que deputado Moacir Duarte (partido Arena) apresentara na Assembleia Legislativa do RN um projeto de lei alterando o nome de Parnamirim, afim de homenagear justamente o Eduardo Gomes. Isso porque ele era comandante da 2ª Zona Aérea, a qual estava subordinada a base aérea durante a Segunda Guerra Mundial

Então, por 14 anos (1973-1987), a cidade de Parnamirim se chamou Eduardo Gomes. E sobre a campanha do militar, apesar do apoio recebido com ajuda do doce, ele foi derrotado nas eleições, tendo a eleição sido vencida pelo então general Eurico Gaspar Dutra.

Gostou? Veja: Câmara Cascudo explicou como surgiu o cuscuz e você não fazia ideia de que foi assim

Fonte: esta curiosidade foi cedida gentilmente pela Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Parnamirim.

🔥58 Visualizações

Henrique Araujo

O criador do Curiozzzo é formado em Sistemas de Informação, já foi dono de startups, administrador de grupos, empresário, mas sempre foi um amante da internet, primeiro como desenvolvedor e depois como produtor de conteúdo, desde a chegada dela no Brasil. Em 2014 criou o blog e encontrou na história e na cultura de onde mora uma nova paixão. Hoje ele leva o Rio Grande do Norte para o mundo de forma respeitosa, criativa, curiosa e única. Siga-o: instagram.com/henrique.e.araujo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *