A flor considerada símbolo oficial de Natal (RN) é comestível e ainda é medicinal

Vamos falar de flor? Ou melhor, da “flor de Natal”? Bom, hoje trago pra vocês a Xanana, a flor símbolo de Natal, capital do Rio Grande do Norte.

A Xanana (ou Chanana) é uma flor ornamental que a gente vê bastante pela cidade de Natal. Isso porque ela nasce mesmo nos cantos mais difíceis e sem nem mesmo ser cultivada, sendo portanto uma das principais características da cidade.

“Turnera ulmifolia L” ou Xanana. Foto: https://www.flickr.com/photos/vinecosta/100747184

De nome científico Turnera ulmifolia L., ela é uma planta perene que pode chegar a até 50 centímetros de altura, se caracteriza pelas lindas flores brancas com amarelo e muitas folhas. Apesar de não existirem muitos estudos sobre a ela, é possível saber que ela desabrocha durante o ano todo.

Ah e, além disso, a flor desabrocha durante o dia, assim que nasce o sol. O mais legal é que em Natal, o sol nasce muito cedo, então, por isso, a Xanana é vista sempre muito florida.

Sendo assim tão naturalmente “compatível” com a capital Potiguar, desde 2002 a Xanana é considerada um dos símbolos da cidade, e isso ficou oficial através da Lei Municipal número 05350/2 de 17 de janeiro de 2002, de autoria do vereador Franklin Capistrano.

Quem teve essa linda ideia foi Diógenes da Cunha Lima, poeta potiguar amigo e leitor aqui do Curiozzzo, que como motivos óbvios observou a persistência, resistência e beleza da flor, comparando-a com própria história de Natal, visto que a cidade, apesar de tudo, segue resistindo e crescendo em conjunto com a natureza que a cerca. A fala poética de Diógenes traz para a rotina corrida que levamos, que não nos permite nem apreciar uma flor, mesmo que ela esteja em todos os lugares.

Além de linda e tão representativa, a flor é comestível e anda por cima é considerada medicinal tendo propriedades anti-inflamatórias, antidepressivas e servindo também como calmante. Ela também é muito utilizada na agricultura e biomedicina, e por ser anti-inflamatória, sua folha pode inclusive ser utilizada no tratamento de ácido úrico.

E a Xanana ganhou até música na voz do músico e poeta potiguar Carlos Zens, com a linda canção “Flor Xanana”, confira:

 

Lindo né? Se gostou veja também esta flor que virou o símbolo do Rio Grande do Norte

Fotos: Jeronymo Tinoco e informações de Blog Sem Assunto

🔥82 Visualizações

Henrique Araujo

O criador do Curiozzzo é formado em Sistemas de Informação, já foi dono de startups, administrador de grupos, empresário, mas sempre foi um amante da internet, primeiro como desenvolvedor e depois como produtor de conteúdo, desde a chegada dela no Brasil. Em 2014 criou o blog e encontrou na história e na cultura de onde mora uma nova paixão. Hoje ele leva o Rio Grande do Norte para o mundo de forma respeitosa, criativa, curiosa e única. Siga-o: instagram.com/henrique.e.araujo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *