Quem é morador de Natal e nunca foi ver uma parada de 7 de Setembro na Praça Cívica, hein?!
Pois é! Muita gente não sabe que a atual Praça Cívica, entre os bairros Tirol e Petrópolis, se chamou inicialmente Praça Pedro Velho.

A Praça Cívica [ou Pedro Velho] foi inaugurada em 24 de Outubro de 1937 pelo prefeito Gentil Ferreira. Lá se vão 80 anos, hein? Inicialmente ela foi projetada para para ter quatro quarteirões, porém, em 1929, o “Plano Geral de Systematização da Cidade do Natal” a reduziu para apenas dois quarteirões.
Mas por que o nome Pedro Velho? Vou explicar… o nome é uma homenagem a Pedro Velho de Albuquerque Maranhão, aquele que proclamou a república no Rio Grande do Norte, sendo o primeiro governador do Estado, lembra? Merecido, né? Por isso, há mais de 100 anos existe um busto em homenagem a ele lá na praça.

A Pedro Velho no início era muito bonita, toda em forma de mosaicos, tinha um pequeno coreto onde as bandas militares faziam retretas e enormes piscinas, chamadas de tanques, que eram lar de tartarugas. A criançada visitante adorava brincar por ali.

No local onde hoje fazem uma arquibancada para autoridades assistirem a parada da Independência antigamente havia um parque com gangorras e balanços. Haviam também pés de “fícus” pequenos, bem podados e em forma de animais como gatos, coelhos, cachorros e etc.
Ah, e no local onde hoje existe o Palácio dos Esportes haviam duas quadras descobertas separadas por uma lanchonete em forma de avião.

Pra finalizar nem precisa dizer que o natalense adorava frequentar a praça. Ele ia lá pra conversar, espairecer e principalmente tirar fotos nos fins de semana. A praça foi durante muitos anos o principal ponto de encontro da cidade.
Gostou? Então não deixe de ver 7 curiosidades sobre a primeira igreja do Rio Grande do Norte
Fonte: Dos bondes ao Hippie Drive-in [recurso eletrônico]: fragmentos do cotidiano da cidade do Natal/ Carlos e Fred Sizenando Rossiter. – Natal, RN: EDUFRN, 2017 e Wikipédia, a enciclopédia livre – “Praça Pedro Velho”.
🔥920 Visualizações
4 Comentários
Maria das Graças de M. Venâncio
(28 de outubro de 2020 - 12:46)Esta praça está presente na minha vida desde sempre. Frequentei demais. Tinha tanques com tartarugas, pés de fixus no formato de animais e até de cadeirinhas. Um coreto. Tirávamos muitas fotos por lá. Eu e meus irmãos. Eu com amigas da rua. Ainda tirei fotos da minha filha pequena comigo e preta e vestida de havaiana em algum Carnaval. Depois a praça foi desfigurada e passou a ser chamada de Praça Física. Do lado ainda bem presente o Palácio dos Esportes Djalma Maranhão o nosso ex Prefeito mais popular verdadeiramente guardado no coração e mente de alguns dos meus contemporrâeos.
Maria das Graças de M. Venâncio
(28 de outubro de 2020 - 12:48)Esta praça está presente na minha vida desde sempre. Frequentei demais. Tinha tanques com tartarugas, pés de fixus no formato de animais e até de cadeirinhas. Um coreto. Tirávamos muitas fotos por lá. Eu e meus irmãos. Eu com amigas da rua. Ainda tirei fotos da minha filha pequena comigo e preta e vestida de havaiana em algum Carnaval. Depois a praça foi desfigurada e passou a ser chamada de Praça Física. Do lado ainda bem presente o Palácio dos Esportes Djalma Maranhão o nosso ex-Prefeito mais popular verdadeiramente guardado no coração e mente de alguns dos meus contemporâneos. Fique a vontade para publicar. Para entender o momento atual assista o filme “O Irlandês”.
Dinah de Melo
(9 de setembro de 2021 - 07:00)Muito boa lembrança, Graça Venâncio! Quem da nossa geração não tem uma foto o “nosso estúdio ao ar livre”?, como diz minha amiga Arilza!
JOSÉ AUGUSTO DE FREITAS SOBRINHO
(11 de setembro de 2021 - 10:02)A Praça Pedro Velho, point histórico e turístico de Natal, foi destruida na gestão do Prefeito Tertius Cesar Pires de Lima Rebelo, que em seu lugar mandou construir a Praça Cívica, um local completamente vazio.