Pra começar…
“Torrada” no RN é ‘misto-quente’
Isso mesmo, o tradicional misto-quente feito com pão, manteiga, queijo mussarela e presunto é chamado de torrada. Já a torrada que é conhecida em outros estados é chamada no RN de “torradinha” (foto abaixo):
_
O cuscuz NÃO é esse “bolo” salgado altamente recheado
Pelo centro e sul do país o cuscuz é um bolo à base de milho com muito recheio (foto acima).
Já no RN o cuscuz até pode ter formato de um bolo, porém é construído apenas com o puro floco de milho cozido, e você quem escolhe o acompanhamento por fora, geralmente ele é acompanhado de ovos fritos, o famoso “cuscuz com ovo”. Com café preto fica uma delícia no café da manhã:
_
Controle sua diabetes com receitas deliciosas, práticas e fáceis de fazer e no conforto de sua casa. Clique aqui e saiba mais.
_
Picolé não é sorvete
Em muitos lugares picolé é conhecido como sorvete, mas no RN o picolé é apenas picolé. A expressão “sorvete” no RN é atribuída apenas ao “sorvete de massa”, como se conhece em outros lugares do Brasil, ou seja, isso:
_
Bolacha é um tipo de biscoito simples, e biscoito é todo o resto
Bolacha no Rio Grande do Norte, pelo menos na capital Natal, geralmente é um tipo de biscoito muito simplificado, que só leva água, sal e massa (alguns levam manteiga) na composição, igual a essas da foto acima.
Mas devido ao dilema do século “BISCOITO x BOLACHA”, vamos tentar, veja bem: tentar, dar uma detalhada nisso:
Biscoito doce recheado = biscoito
Biscoito wafer = biscoito
Bolacha Maria (parecida com Maizena só que redonda) = bolacha
Bolacha de água e sal (famoso Cream Cracker) = bolacha
Bolachinha salgada (podendo ser amanteigada) = bolacha
O tipo ‘Club Social’ = não há definição oficial para ele, mas tá mais pra biscoito porque alguns são recheados e com sabores.
Maaas pelo interior do RN também costumam chamar biscoitos recheados de BOLACHA. Ou seja, essa questão para o potiguar é confusa, não há com consenso.
Mungunzá é uma coisa, canjica é outra, e curau, o que é isso?
Calma, vamos explicar:
No Sul e Sudeste a canjica é esse mingau branco com milho:
Já no RN (e em várias partes do Nordeste), canjica é o mingau de milho amarelo e meio com consistência de pudim. Já em outros cantos do país se reconhece isso por Curau. Sendo ela assim:
Já o Mungunzá é a canjica lá de fora, mas pode ser doce ou salgado
O mungunzá no RN é o mingau mais líquido de cor branca feito com milho branco debulhado e cozido no leite de coco ou de vaca (como na foto), que é justamente a canjica pra outros lugares do brasilzão:
Em algumas cidades do RN ele é feito ainda na forma salgada, com milho debulhado, linguiça de frango (ou de boi), frango desfiado, e outros temperos, ficando assim:
_
A pizza no RN tem catchup em cima sim, e maionese também!
O potiguar coloca catchup na pizza, e muito! Não fosse o bastante, ele ainda coloca MAIONESE. Sim! E aquela camada de “molho rosê” fica uma delícia.
_
E este é o pão de queijo tradicional do RN:
O pão de queijo mineiro existe também, mas o pão de queijo no RN é um pãozinho com massa tradicional salpicado com queijo parmesão ralado, praticamente em pó, por cima. Servem muito em aniversários de criança.
Ah, e ele geralmente é comido puro e seco, mas pode ser recheado com patê, requeijão ou creme de queijo.
_
Esse curso vai te ajudar a ter um estilo de vida mais saudável. Os dias tem se tornado mais corridos e a necessidade de se alimentar com qualidade não pode ficar em segundo plano. Além de você conseguir manter um estilo de vida mais saudável muitas pessoas estão se tornando empreendedoras através desse curso e realizando uma renda extra, ou até mesmo a renda principal através da venda de marmitas congeladas. Clique aqui e saiba mais.
_
E Paçoca no Rio Grande do Norte é isso aqui…
Que nada mais é do que Carne de Sol (“carne seca” pra você que mora no Centro/Sudeste/Sul), triturada com farinha de mandioca e temperada com coentro, cebola e afins.
Esse prato é muito comum no cardápio da maioria dos restaurantes de Natal e do interior.
Se você quiser se referir à paçoca doce (aquele doce brasileiro à base de amendoim, farinha de mandioca e açúcar, comida típica caipira dos estados de Pernambuco, Minas Gerais e São Paulo), ela existe também, mas se chama “Paçoquinha”:
Gostou? Compartilhe!
🔥2.6 K Visualizações
34 Comentários
A polêmica história do churrasco de carne de jumento ocorrido no Rio Grande do Norte | Curiozzzo
(18 de março de 2017 - 00:16)[…] E você teria coragem de comer carne de jumento? Veja também: 8 comidas do Rio Grande do Norte que dão um nó na cabeça dos outros brasileiros […]
David morais
(19 de março de 2017 - 11:34)Cuscuz paulista ganha de 10 X 0 do cuscuz do nordeste.
Zé Ramos
(19 de março de 2017 - 21:19)SQN
Ari
(21 de março de 2017 - 00:54)Neeeem… aquela torta salgada de milho, sardinha e ovo? É até uma ofensa substantivar aquilo de cuscuz.Teikirisi! 1000 a zero pro cuscuz de verdade, o milho flocado ao vapor.
Lyle Nelson Junior
(3 de agosto de 2017 - 14:10)Aquele cuscuz paulista é simplesmente horrível, só não é pior do que o tal de quentão, esse parece com vômito de bêbado! kkkkkk
Fernando
(19 de julho de 2021 - 07:56)“Cuscuz” paulista não existe, não é cuscuz, é uma papa pegajosa nojenta de milho, um tipo de angu mal cozido, não cuscuz, cuscuz se cozinha no vapor, não é pegajoso, é soltinho, e a principal característica é ser seco, pois é norte africano, onde tem como característica comidas típicas secas !, logo em São Paulo não existe cuscuz !
Giovannia Saraiva
(19 de março de 2017 - 19:52)Discordo desta afirmação:
Bolacha Maria (parecida com Maizena só que redonda) = bolacha
Bolacha de água e sal (famoso Cream Cracker) = bolacha
Eu chamo (e conheço muuuuita gente também que chama) Biscoito Maria e Biscoito Maizena, assim como biscoito Cream Cracker. Esse negócio de chamar biscoito de bolacha eu não aguento! Ai… Ai… Ai… rsrsrs
Henrique Araujo
(23 de março de 2017 - 00:08)Giovannia, obrigado por participar!
Glória
(19 de março de 2017 - 22:46)Artigo interessante. Só faço a ressalva de que o eterno conflito bolacha x biscoito não é consenso em todo o RN. Pelo menos em Caicó chamam de bolacha recheada o q aqui chamam de biscoito recheado.
Aline
(19 de março de 2017 - 23:09)Faltou a paçoca. Uma vez comentei que minha filha gostava de comer paçoca com purê e uma amiga do Rio ficou, tipo, Oi? . Lá, paçoca é um docinho feito de amendoim.
Henrique Araujo
(20 de março de 2017 - 14:00)MUITO BOM ALINE! Faltou mesmo! por causa desse comentário excelente seu vamos adicionar paçoca sim. No Sudeste é a “Paçoquita” daqui, e aqui é carne seca triturada. Muito obrigado!
Heverton Luiz
(21 de março de 2017 - 08:54)Nas legítimas cantinas italianas de SP vc colocar catchup na pizza significa que a pizza não está boa o suficiente
Henrique Araujo
(21 de março de 2017 - 10:13)Aí sim, mas não colocar só pra “querer ser” é d+ rs
Paulo Roberto Oliveira
(21 de março de 2017 - 11:52)Não vejo muita diferença de como falamos no Ceará, só muda mesmo a “torrada” e o pão de queijo de vcs, o resto chamamos igual.
Henrique Araujo
(21 de março de 2017 - 19:45)É parece mesmo, nao só com o Ceará, mas com outros estados tbm. Abraços
marcelmesmo
(21 de março de 2017 - 19:58)Faltou a polenta de lá, que aqui é canjicão.
Henrique Araujo
(21 de março de 2017 - 20:53)ue, essa não conhecia não
Sinara
(22 de março de 2017 - 02:15)Oi Henrique! Parabéns pela publicação, deu saudades de comer isso tudo ai! Faltou a pamonha 🙂
Henrique Araujo
(22 de março de 2017 - 07:50)Oi Sinara, obrigado que bom que gostou! Mas a pamonha do RN tem diferença da do resto do país?
Solano
(22 de março de 2017 - 15:10)Parabens pelo resumo. Muito bom. A unica ressalva é que carne seca no sudeste não é a nossa carne de sol. A carne seca é bem desidratada enquanto a carne de sol não é.
Henrique Araujo
(5 de abril de 2017 - 15:14)Opa Solano, mas você já ouviu o termo “carne de sol” no sudeste? Eles não falam assim até onde sei. Lembrando que a carne de sol que temos no Nordeste ela pode ser bem esturricada em algumas localidades. Obrigado pelo feedback, e curta nossa página: facebook.com/curiozzzo
Felipe Vitor
(23 de março de 2017 - 00:40)No sul e no sudeste eles não sabem o que é feijão verde e arroz de leite.
Henrique Araujo
(23 de março de 2017 - 00:41)Opa Felipe. Verdade, mas é difícil saber onde exatamente sabem e onde não sabem.
Andressa Matias
(23 de março de 2017 - 07:23)Biscoito recheado? Não, não. No interior do RN chamamos mesmo de bolacha recheada.
Henrique Araujo
(23 de março de 2017 - 16:09)É dificil Andressa, porque varia muito. Obrigado pelo coment!
Enoc
(2 de abril de 2017 - 18:50)Bolacha em São Paulo é todo tipo de bolachas. Pode ser de água e sal,cream crake ou doce! Biscoitos são polvilho! Um abraço curiozzo!
Henrique Araujo
(2 de abril de 2017 - 20:56)Opa. Valeu Enoc!
João Bosco Coelho Costa
(23 de abril de 2017 - 19:43)À exceção da primeira(torrada) o resto é igualzim aqui no Ceará.
Maria das Graças de Menezes Venâncio
(25 de abril de 2017 - 13:36)Achei muito bacana resgatar as nossas comidas típicas e os nossos lanches. Tenho percebido que está havendo uma descaracterização.
Henrique Araujo
(25 de abril de 2017 - 17:28)Maria obrigado!
Os 10 melhores posts de 2017 | Curiozzzo
(18 de dezembro de 2017 - 12:50)[…] 1º: 9 comidas do Rio Grande do Norte que dão um nó na cabeça dos outros brasileiros […]
Câmara Cascudo explicou como surgiu o cuscuz e você não fazia ideia de que foi assim – Curiozzzo
(20 de março de 2019 - 10:18)[…] Gostou? Então saiba que o cuscuz é uma das comidas do Rio Grande do Norte que dão um nó na cabeça dos outros brasileiros. […]
Maria das Graças de Menezes Venâncio
(25 de novembro de 2020 - 13:29)Aprovado. Gosto de tudo. Tudo muito certo. Sou uma “papa gerimun” da gema.
Juliana schaefer
(8 de janeiro de 2021 - 23:43)Queria dicas do que comer de diferente em Natal vamos em Abril 🤗