O homem mais rico do RN se chama Nevaldo Rocha

Nevaldo Rocha de Oliveira pra ser mais exato.
Ele nasceu no sertão potiguar

Mais precisamente numa casa do sítio São Mateus na cidade de Caraúbas (esta casa aí da foto).
Ele é descendente direto de famílias de antigos colonizadores potiguares

Entre seus antepassados está Bento Antônio de Oliveira, seu avô, um comerciante e proprietário de terras e gado de muito prestígio na região.
Seu avô Bento teve vinte filhos, mas um deles se destacou

Justamente seu pai, Antônio Bento Fernandes de Oliveira, que além de trabalhar em funções públicas, como a prefeitura da cidade, se destacou mesmo foi na atividade comercial. Sua loja de tecidos montada no século XX era tocada junto com seus irmãos, e era destaque na região.
Aos 12 anos ele abandonou a escola

Depois de ter sido coroinha e escoteiro em Caraúbas, ele resolveu embarcar no pau de arara saindo de Caraúbas rumo a Natal, na esperança de ser recebido na cidade pela esposa do governador do Estado.
Isso porque sua mãe havia cumprimentado a primeira-dama em uma quermesse, encontro casual que na cabeça do menino se transformou em promessa quase mágica de uma nova vida.
Ele então partiu cheio de sonhos e apenas 1 moeda no bolso, de uma das regiões mais castigadas pela seca no país, rumo a Natal em um caminhão.
Em Natal ele viu na Segunda Guerra Mundial uma oportunidade

Chegando a Natal, pediu para ir à casa do governador, mas não encontrou ninguém. Acabou o dia dormindo na guarita dos seguranças, que ficaram comovidos com a aventura e com a decepção do garoto.
“Um dia, minha avó chegou contando que conheceu a primeira-dama numa quermesse. Ele achou que chegaria em Natal, se apresentaria como filho da dona Paulina e as portas se abririam”, contou Flávio Rocha em entrevista de Outubro de 2017 à revista ELLE.
Depois de vagar dias pela cidade, ele foi aceito para trabalhar em uma famosa relojoaria. Na época Natal foi ponto de apoio militar para os EUA, e foi na Base de Parnamirim que Nevaldo viu a oportunidade de melhorar sua vida.
Ele passou a oferecer relógios para os americanos e militares brasileiros que passavam pelo local. Em pouco tempo, destacou-se tanto como vendedor que acabou comprando a loja do seu antigo patrão.
Então veio a primeira loja

Ela nasceu no final da década de 1940 no bairro da Ribeira, e se chamou “A Capital”. Nevaldo chamou seu irmão Newton Rocha para ser seu sócio. Anos depois ele chegou até a viajar para os Estados Unidos, onde aprendeu muito sobre técnicas de comercialização e estrutura de produção.
Ali começava o que viria a se tornar o Grupo Guararapes.
E mais outra em Recife…

Nevaldo seguiu lucrando e reinvestindo em sua empresa, e então chamou para a sociedade mais dois irmãos: Nelson e Newton Rocha. Eles decidiram construir em 1956 mais uma loja em Recife (PE).
Juntos eles abriram mais quatro pontos de venda para distribuir e comercializar as suas peças, que eram de confecção própria, e tudo isso foi feito em uma época em que os investimentos na indústria têxtil no país quase não existiam.
29 anos depois, Nevaldo compra as lojas Riachuelo
E também as lojas Wolens. Inquieto, ele também investiu no mesmo ano na Guararapes Têxtil, uma fábrica com uma área de construção de 40 mil metros quadrados.
Eis o crescimento
Atualmente o “Grupo Guararapes” possui cerca de 40 mil colaboradores. Representa a maior confecção de vestuário da América Latina, e sua produção é de quase 200 mil peças ao dia.
Pouco tempo depois a rede também ampliou os negócios para outros setores da economia: cartões de crédito, transportadora, shoppings centers, e etc.
Além da Riachuelo, o grupo é proprietário do Shopping Midway Mall em Natal, da Midway Financeira, da Transportadora Casa Verde, dos Teatros Riachuelo (Natal e RJ), e de três Centros de Distribuição localizados estrategicamente em Guarulhos (SP), Natal (RN), e Manaus (AM).
E os números

São abertas, em média, 30 novas lojas Riachuelo por ano em diferentes estados e cidades do país. O Grupo Guararapes hoje é a maior empresa confecções da América Latina.
Em 2017 ele foi listado como o 39º homem mais rico do Brasil segundo a revista Forbes.
Nevaldo Rocha faleceu de causas naturais na noite de 17 de Junho de 2020.
Fonte: TOK de História, ELLE, Riachuelo, IG – Economia, ASAAS
🔥3.6 K Visualizações
2 Comentários
Lisabete S. Sartori
(21 de janeiro de 2018 - 21:23)muito legal conhecer a origem das lojas Riachuelo e conhecer a historia de vida do Nevaldo muita luta para conseguir tudo o que conseguiu
És um exemplo de vida
Maria Da Conceição Lima
(4 de outubro de 2018 - 04:44)Eu já sabia por alto;;da história de superação do sr Nevaldo. Mas com certeza vai muito além do que eu pudesse imaginar…
Se falar em superação;;não existe melhor referêncial. Parabens pra ele que se mantém tão atuante nas suas empresas. Amei saber de mais coisas a respeito, e só nos inspira muito. Alguém deseja saber quantas vezes alguém o chamou de louco sonhador? E assim são os sonhos… nascem facilmente,;porém não é para qualquer um…