A curiosa história da família italiana que foi renegada no Seridó (RN)

A cidade de Florânia fica a pouco mais de 200km de Natal-RN. Foi lá que a família italiana “Giffoni” deixou marcas importantes no comércio, na arquitetura, na política, e até nas artes. Marcas que ficaram até os dias de hoje.

Foto: Edson Dantas

Mas a história dessa família ficou durante muitos anos esquecida. Isso por causa da influência negativa causada pela participação da Itália fascista na Segunda Guerra, quando apoiou a Alemanha nazista, o que afetou muitas famílias italianas residentes no Brasil.

Essa influência chegou ao ponto de famílias, como a dos Giffoni, se absterem de colocar o sobrenome Giffoni em seus descendentes.

A arquitetura da cidade de Florânia (RN) herdou o estilo de fachada francês

Mas o historiador Astrogildo Cruz estudou essa família italiana por três anos,  o que resultou em um documentário chamado ‘A família Giffoni no Seridó potiguar’, que mostra em detalhes como foi a passagem daqueles italianos pelo RN – especialmente em Florânia – roteirizado e editado pelo próprio Astrogildo.

Confira:

Se gostou compartilhe com seus amigos e ajude a espalhar a história do RN!

Com informações do Papo Cultura 

🔥1.2 K Visualizações

Henrique Araujo

O criador do Curiozzzo é formado em Sistemas de Informação, já foi dono de startups, administrador de grupos, empresário, mas sempre foi um amante da internet, primeiro como desenvolvedor e depois como produtor de conteúdo, desde a chegada dela no Brasil. Em 2014 criou o blog e encontrou na história e na cultura de onde mora uma nova paixão. Hoje ele leva o Rio Grande do Norte para o mundo de forma respeitosa, criativa, curiosa e única. Siga-o: instagram.com/henrique.e.araujo

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *