As 2 teorias para a origem do nome Baraúna, no Rio Grande do Norte

Lá na “testa” do “elefante”, como é conhecido o estado do Rio Grande do Norte, bem ao lado da segunda maior cidade do estado, encontramos a cidade de Baraúna, município emancipado de Mossoró em 1981, e que fica distante cerca de 317km de Natal-RN.

A pequena e calma Baraúna tem um clima semiárido, altitudes que podem chegar a 94 metros, e em 2014 sua população era estimada em apenas 26.799 habitantes.

Mas de onde veio esse nome “Baraúna”?

Existem duas versões sobre a origem do nome Baraúna, uma mantida pelos moradores mais antigos da região, e  outra contestada por Câmara Cascudo.

A primeira versão é a do “herói”

Essa versão diz que a cidade vizinha de Mossoró teve um “herói antigo” que atendia pelo nome de Alexandre Baraúna, um velho senhor que passava a maior parte do seu tempo nesta região caçando animais como onças, porco-do-mato, tamanduás entre outros, uma vez que a mesma era farta deles. Então, o senhor Alexandre teria batizado o pequeno vilarejo de Baraúna em sua homenagem.

A segunda versão (Cascudiana) é a da planta

A segunda versão é defendida pelo professor e historiador Luiz da Câmara Cascudo, maior folclorista do Brasil, de que este nome veio devido a uma planta por nome de Ibiraúna. Mas os moradores contestam essa teoria, e dizem que essa planta não existe  nem nunca existiu dentro dos limites do município.

E pra você, qual parece mais razoável?

Bom, independente do nome, os moradores de Baraúna defendem que a cidade nasceu de uma localidade que chamava-se “Rancho do Sabiá”, uma local que servia de uma espécie de abrigo para os tropeiros que faziam o percurso de Ceará para Mossoró. Dizem que estes repousavam sobre um frondoso pé de Sabiá, uma árvore frondosa mas de pequeno porte, realmente propícia para se tirar um cochilo.

Então, aos poucos, o Rancho do Sabiá foi passando a ser chamado de “As Terras de Baraúna”, depois somente Baraúna. E os primeiros moradores dessa nova localidade, além do senhor Alexandre, claro, são conhecidos. Foram os senhores João Batista Dantas e Guilherme Freire, que construíram as primeiras casas e desenvolveram as primeiras atividades agropecuárias e outras mais.

Em 15 de Dezembro de 1981, por meio de um plebiscito, decidiu-se elevar o Distrito de Baraúna à categoria de Município pela Lei de nº. 5.107, e finalmente desmembrou-se a cidade do município de Mossoró. O primeiro prefeito veio quase um ano depois, em 15 de Novembro de 1982, quando a cidade elegeu José Holanda Montenegro, casado com Raimunda da Silva Montenegro, que ficou no cargo por 6 anos.

Pelo menos escolheram apenas um nome, e esta cidade do Rio Grande do Norte que possuía dois nomes? Se você gostou compartilha!

🔥163 Visualizações

Henrique Araujo

O criador do Curiozzzo é formado em Sistemas de Informação, já foi dono de startups, administrador de grupos, empresário, mas sempre foi um amante da internet, primeiro como desenvolvedor e depois como produtor de conteúdo, desde a chegada dela no Brasil. Em 2014 criou o blog e encontrou na história e na cultura de onde mora uma nova paixão. Hoje ele leva o Rio Grande do Norte para o mundo de forma respeitosa, criativa, curiosa e única. Siga-o: instagram.com/henrique.e.araujo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *