Você sabia que o doce brigadeiro foi criado na campanha do aviador e militar Eduardo Gomes, já falado aqui no blog, que entre 1973 e 1987 deu nome à cidade de Parnamirim-RN?
Pois foi! Em 1946 o Brigadeiro Eduardo Gomes saiu candidato da UDN à Presidência da República. Heloísa Nabuco de Oliveira, membro de tradicional família carioca que apoiava a candidatura do brigadeiro, criou um tipo de doce, ligeiramente diferente da versão atual sendo feito com leite, ovos, manteiga, açúcar e chocolate, e o denominou com a patente do candidato preferido.

A guloseima era feita como uma forma de arrecadar fundos para a campanha de Eduardo Gomes, e rapidamente ganhou popularidade se espalhando pelo resto do país junto da campanha do Brigadeiro.
Como as festas dos correligionários e cabos eleitorais eram muito disputadas pela população, estes logo começaram a chamar os amigos para irem comer o “docinho do brigadeiro”. Com o tempo, o nome “brigadeiro” se tornou tão associado ao doce que o mesmo passou a ser conhecido apenas como “brigadeiro”.
E o que Parnamirim tem a ver com isso mesmo?

Eu explico! Em 1973, os pouco mais de 15 mil moradores da cidade de Parnamirim, RN, foram surpreendidos com a notícia de que deputado Moacir Duarte (partido Arena) apresentara na Assembleia Legislativa do RN um projeto de lei alterando o nome de Parnamirim, afim de homenagear justamente o Eduardo Gomes. Isso porque ele era comandante da 2ª Zona Aérea, a qual estava subordinada a base aérea durante a Segunda Guerra Mundial.
Então, por 14 anos (1973-1987), a cidade de Parnamirim se chamou Eduardo Gomes. E sobre a campanha do militar, apesar do apoio recebido com ajuda do doce, ele foi derrotado nas eleições, tendo a eleição sido vencida pelo então general Eurico Gaspar Dutra.
Gostou? Veja: Câmara Cascudo explicou como surgiu o cuscuz e você não fazia ideia de que foi assim
Fonte: esta curiosidade foi cedida gentilmente pela Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Parnamirim.
🔥252 Visualizações