Poucas pessoas conhecem a potiguar campeã mundial Eva da Silva Góis, e também são muito raros registros dela na internet.
Ela representa mais uma potiguar de garra dentre tantas outras que o Estado já batizou, como por exemplo a primeira mulher Potiguar a pilotar um avião.
Mas estes recortes raros do jornal O Poti, ainda em preto e branco, não deixaram morrer o feito internacional de Eva.
Na época em que era aluna da 7ª série da antiga “Escola Polivalente” de Natal (nas fotos) ela já se destacava nas pistas. “Magra, esguia, 1,72 de altura, pernas e coxas longas”, era assim descrita a primeira mulher Potiguar campeã no atletismo mundial.
Ah, e ela também é descrita como “sorridente e extrovertida” fora dos treinos, mas muito séria e focada na pista. “Você já viu piques que dou? dou piques de 600 metros!”, disse ela provocada sobre sua velocidade na época.
Durante esta antiga entrevista, Eva ainda almejava o título mundial, mas garantia que traria medalhas nos JEBs (Jogos Escolares Brasileiros).
Então fica agora um registro e um reconhecimento de todo os esforço de Eva Góis, a primeira campeã Norte-riograndense no Atletismo internacional. Parabéns Eva!
Lembrei agora das 10 mulheres potiguares que fizeram história
Os registros em foto foram publicados no Facebook por Lindolfo Neto Aquino.
🔥288 Visualizações