Quem passa pelo “Viaduto da Urbana”, mais precisamente pela Avenida Industrial João Francisco da Mota, no bairro Quintas em Natal, e vê este local de nome singelo…
…não imagina que ele provavelmente é o cabaré mais antigo do Brasil. Ou seja, bem longe de ser tipo a casa de nossa vovó, né?!
A equipe do Via Certa Natal entrou nesta casa que é vista por quem passa apenas como um mero “bar”, mas que tem mais de 60 anos de funcionamento como casa noturna [e bar também, claro].
A casa é comandada por “Vó”, uma senhora de 99 anos, que pode ser a cafetina mais velha do Brasil em atividade.
Muito lúcida ainda, a “Vó” disse que foi amiga e concorrente da famosa “Maria Boa”, aquela dona de cabaré famosa no tempo da segunda Guerra Mundial, da qual já até falei aqui.
Ela explicou a origem do nome da casa, contou histórias curiosas da época, e apresentou o seu fiel escudeiro, o seu Zezito, um menino que apareceu no recinto há 40 anos atrás com apenas 10 anos de idade. Veja o vídeo da entrevista:
Apesar da música alta no bg da entrevista, fiquei impressionado com essa. Eita RN que não pára de surpreender, viu? Só me lembro daquelas 17 curiosidades sobre a vida boêmia de Natal no início dos anos 40
Vi enquanto curiozzzava o blog Grande Ponto
🔥3.5 K Visualizações
10 Comentários
Walker Werkhauser
(5 de abril de 2017 - 07:38)Uma curiosidade bem legal da nossa cidade, mas a edição da matéria ficou uma BOSTA, o bg (música) está tão alta, que não é possível ouvir alguns trechos.
Henrique Araujo
(5 de abril de 2017 - 08:44)Exatamente Walker, eu também achei, infelizmente não dependeu de nós, o vídeo é de terceiros, no caso, o Via Certa Natal
Walcy
(10 de abril de 2017 - 22:52)Excelente a matéria,Henrique. Há pouco tempo vi sua postagem sobe a famosa Maria Boa, que também achei boa (sem trocadilho) e bem montada. Um abraço!
Henrique Araujo
(11 de abril de 2017 - 08:55)Obrigado Walcy, seu comentário é importante, viu? E a Maria Boa era realmente um espetáculo. Abraços e continue por aqui!
Walcy Joannou
(11 de abril de 2017 - 22:48)Tenho fortes ligações com o RN, Henrique. Minha mãe era de Ceará-Mirim e foi morar em Natal adolescente. Com 21 anos veio morar no Rio de Janeiro onde conheceu meu pai que era grego. Conheci Natal em 1951 e nos anos seguintes sempre passava as férias escolares nesta cidade maravilhosa que aprendi a amar. Aos 18 anos fui noivo de uma conterrânea sua, mas o destino não quis que o compromisso fosse adiante e um ano depois ele foi rompido. Em 1961 estive na cidade para ser padrinho de casamento de uma prima, junto com minha mãe.
Sou afilhado de Sandoval Wanderley. Sou jornalista aposentado e nesses 65 anos de ausência procuro manter-me atualizado com o progresso de Natal e do RN através de fotos e notícias enviadas por parentes que moram aí e mais recentemente com o seu ótimo site que recebo semanalmente. Um grande abraço!
Henrique Araujo
(11 de abril de 2017 - 23:08)Interessante sua história. Muitíssimo feliz e lisonjeado pelos elogios e recomendações. Grande abraço
Este potiguar transformou a frente da sua casa num castelo | Curiozzzo
(25 de maio de 2017 - 16:37)[…] Eita RN curioso! E nesse mesmo bairro tem ainda o cabaré mais antigo do Brasil! […]
Os 10 melhores posts de 2017 | Curiozzzo
(18 de dezembro de 2017 - 12:49)[…] 6º: Aparentemente o cabaré mais antigo do Brasil fica em Natal […]
Wallace
(2 de julho de 2020 - 17:03)tira a porra da musica quando entrevistarem alguem, … tem bom senso nao ?
RECORDAR É VIVER: Casa da Vó, cabaré mais antigo do Brasil, funcionava em Natal | Blog do BG
(3 de janeiro de 2021 - 15:01)[…] Link para a matéria original em: O Curiozzzo […]