A cidade de Açu (RN) tem o ‘São João mais antigo do mundo’

Todos os anos a cidade de Açu (popularmente chamada Assu), no Oeste do Rio Grande do Norte, realiza o “São João Mais Antigo do Mundo”, nome da imensa festa organizada pela prefeitura da cidade para comemorar o São João. Além da festa junina, Açu comemora o padroeiro da cidade, São João Batista.

A festança, que conta com vários shows e atrações, é realizada em uma praça da cidade, e arrasta dezenas de milhares de pessoas em suas edições, batendo recorde de público cada vez que ocorre. Em 2021, devido a pandemia de COVID-19, a transmissão do ‘São João Mais Antigo do Mundo’ ocorreu em lives no canal oficial da Prefeitura no Youtube: https://www.youtube.com/prefeituradoassu , veja um dos vídeos do canal:

Em Maio de 2021 projetos aprovados por unanimidade pelos deputados da Assembleia Legislativa do RN reconheceram Açu como “Terra da Poesia”, isso porque da cidade saíram e saem poetas para todos os lugares do mundo.

O nome “Assu” tem origem no termo “Taba-açu”, que significa “Aldeia Grande”, e é usado para designar essa parte do território, então região de vida de população autóctone janduís, reunida dentro do grande grupo étnico tapuia.

VIVA AÇU! VIVA O SÃO JOÃO DO NORDESTE! E VIVA AO RIO GRANDE DO NORTE!

 

🔥112 Visualizações

Henrique Araujo

O criador do Curiozzzo é formado em Sistemas de Informação, já foi dono de startups, administrador de grupos, empresário, mas sempre foi um amante da internet, primeiro como desenvolvedor e depois como produtor de conteúdo, desde a chegada dela no Brasil. Em 2014 criou o blog e encontrou na história e na cultura de onde mora uma nova paixão. Hoje ele leva o Rio Grande do Norte para o mundo de forma respeitosa, criativa, curiosa e única. Siga-o: instagram.com/henrique.e.araujo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *