Augusto Severo, que nasceu em Macaíba (RN), possibilitou o desenvolvimento dos grandes dirigíveis como o Zepelim

Augusto Severo de Albuquerque Maranhão nasceu em Macaíba (RN) no dia 11 de janeiro de 1864, sétimo dos 14 filhos do pernambucano Amaro Barreto de Albuquerque Maranhão (1827-1896) e da paraibana Feliciana aria da Silva Pedrosa de Albuquerque Maranhão (1832-1893).

Em 1882 Augusto Severo abandonou de vez a carreira comercial para dedicar-se à política. Eleito deputado ao Congresso constituinte que organizou o Estado, teve, em 1893, de preencher a vaga aberta na Câmara dos Deputados Federais pela eleição do Dr. Pedro Velho para o cargo de governador do Estado do Rio Grande do Norte.

Augusto Severo

Além de político, um dos filhos mais ilustres de Macaíba foi ainda: jornalista, inventor e aeronauta brasileiro. Ainda em 1982, ele começou a desenvolver projetos relacionados à aerostação, e mandou fazer na Europa um aeróstato dirigível com as ideias que havia desenvolvido. Em 1899, no Rio de Janeiro, Severo patenteou um novo balão dirigível, o Pax, e com ele uma grande quantidade de inovações como o abandono do leme de direção, introduzindo ao todo sete hélices.

Mas foi com o seu dirigível Pax que infelizmente sua vida terminou. No dia 12 de maio de 1902, tendo como mecânico de bordo o francês Georges Saché, o Pax saiu da estação de Vaugirard, Paris, na França. Elevou-se rapidamente atingindo cerca de 400 metros. Realizou diversas evoluções que mostraram aos inúmeros espectadores que as ideias de Severo estavam corretas.

Manchete de jornal que mostra o dirigível PAX

Cerca de dez minutos após o início do voo, o Pax explodiu violentamente, projetando os dois tripulantes para o solo. Severo e Saché morreram na queda. Os restos do dirigível caíram na Avenida du Maine, Paris, diante de uma grande multidão que acompanhava a demonstração.

O feito da dirigibilidade dos balões semirrígidos possibilitou o desenvolvimento dos grandes dirigíveis conhecidos, em especial os alemães Zepelim e Brandenburgo. Severo é tido como o patrono da Fundação Rampa e é, oficialmente, reconhecido como mártir da tecnologia aeronáutica pela Força Aérea Brasileira. Ele também deu nome ao Aeroporto Internacional de Parnamirim, entre os anos de 1952 a 2014.

Fonte: esta curiosidade foi cedida gentilmente pela Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Parnamirim.

🔥93 Visualizações

Henrique Araujo

O criador do Curiozzzo é formado em Sistemas de Informação, já foi dono de startups, administrador de grupos, empresário, mas sempre foi um amante da internet, primeiro como desenvolvedor e depois como produtor de conteúdo, desde a chegada dela no Brasil. Em 2014 criou o blog e encontrou na história e na cultura de onde mora uma nova paixão. Hoje ele leva o Rio Grande do Norte para o mundo de forma respeitosa, criativa, curiosa e única. Siga-o: instagram.com/henrique.e.araujo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *