As paisagens do RN normalmente são pra lá de belas, Natal mesmo até em dia nublado ou chuvoso é incrível, mas estes eventos formam a combinação perfeita de choque e beleza que você precisa para hoje.
1: A bola de fogo
Algumas pessoas avistaram “bolas de fogo” cortando o céu no dia 20 de Abril de 2015. Segundo o geógrafo Léo Santos, devido à força de gravidade da Terra, alguns corpos celestes que vagam o espaço sideral são atraídos pela atmosfera da terra, e ao se chocarem com ela em alta velocidade esses objetos acabam se desintegrando em pleno ar.
“Essa desintegração provoca o fenômeno ótico de algo se movendo com grande luminosidade e rapidez. Dependendo do tamanho pode ser considerado um meteorito e partes de seus fragmentos não desintegrados podem cair na superfície terrestre”, disse ele ao blog “Agora Vai”.
Léo Santos acredita que não há motivo para pânico diante deste fenômeno, uma vez que “grandes corpos celestes estão fora da rota de colisão com nosso planeta e, ainda assim, agências espaciais pelo mundo, a exemplo da NASA, monitoram esses maiores para possíveis providências preventivas”.
2: O anel de luz ao redor do Sol

Manhã de 30 de Dezembro de 2014. Um fenômeno chamou a atenção dos natalenses. Um anel de luz semelhante à um arco-íris se formou em volta do Sol. Tratava-se do fênomeno “Halo”.
De acordo com cientistas, o ‘Halo Solar’ é formado quando existem cristais de gelo na atmosfera e são atravessados pela luz do sol. A luz do sol passa por essas camadas e o gelo faz com que essa luz seja, além de refletida, refratada. Ou seja, muda de direção ao atravessar as nuvens.
O ‘Halo’ também pode acontecer a noite, chamado de ‘Halo Lunar’. Mas nesse caso esse anel é sempre branco, e pode ser 44 vezes maior que a Lua.
3: Névoa gigante

Na quarta-feira dia 24 de Junho de 2015 Natal amanheceu diferente. Uma enorme névoa se formou na atmosfera e debruçou-se sobre a cidade. Um fenômeno bem raro de se ver visto que Natal é uma cidade de tradicionais altas temperaturas e céu limpo.
De acordo com a Empresa de Pesquisa Agropecuária (EMPARN), foi uma névoa úmida que aconteceu por causa da alta umidade relativa do ar e da queda de temperatura. Além disso, as fogueiras de São João, segundo o órgão, tiveram uma certa contribuição para o fenômeno. Mas o meteorologista Gilmar Bistrot disse ao G1/RN: “Teria acontecido mesmo sem as fogueiras”.
4: Mas não é só a natureza que apronta não…
Você deve estar lembrado daquele dia de “pavor” em que a cidade de Angicos no Rio Grande do Norte confundiu um drone com um disco voador.
No dia 14 de Outubro um certo objeto não identificado causou pânico em alguns moradores naquela pacata cidade que fica a 170km de Natal. O Whatsapp ficou tomado de áudios gravados com relatos de gente REALMENTE MUITO ASSUSTADA. Veja aqui como foi.
Fonte: Tribuna do Norte, G1/RN.
🔥499 Visualizações
0 Comentários
Ivanês Lopes
(27 de abril de 2016 - 21:22)Muito bom.
Isso ajuda a esclarecer os leigos sobre fenômenos espaciais vinculados necessariamente a Astrofísica e a tecnologia desenvolvida por nós.
Adriano
(2 de agosto de 2016 - 16:55)Gostaria que alguém lembrasse e citasse aqui um episódio no início dos anos 80 ou final dos anos 70, não lembro, quando a Barreira do Inferno fez algumas experiências, acredito que de estudos relacionados à meteorologia, nos finais de tarde, durante uma semana e que resultavam em enormes círculos coloridos no céu de Natal, que acabou assustando muita gente achando que era o fim do mundo. Lembro que todo dia, por volta das 18 às 19 horas, eu ficava no jardim de minha casa olhando para cima vendo os belíssimos círculos coloridos que pareciam estar caindo do céu.
Henrique Araujo
(3 de agosto de 2016 - 11:21)Adriano, legal seu comentário. Eu nunca ouvi falar dessas experiências. Se você tiver fotos ou mais relatos pode mandar. Ah, aproveita e nos ajuda curtindo a nossa página lá no Facebook: http://www.facebook.com/curiozzzo
Ferreira & Hyasnaia (@FCotiguar)
(26 de outubro de 2017 - 10:57)Adriano, lembro bem desse fato, na época eu era apenas uma criança de 07 anos e que morava no interior do RN (Currais Novos). Em uma noite da década de oitenta surgiu no céu um grande circulo de fogo e por falta de informação da época causou muito aperreio e alvoroço na população. Como vc mesmo disse, “era o fim do mundo”, correria, desespero, velhos rivais fazendo as pazes…., dias depois surgiu comentários que foi apenas um lançamento de um foguete mau sucedido, lançado na capital (Natal). O Fato se tornou até cômico!
Henrique Araujo
(26 de outubro de 2017 - 11:56)hahahhahahahah boa Ferreira & Hyasnaia!
marquinhos
(7 de fevereiro de 2018 - 18:50)Adriano, meu velho, eu pensei só quem lembrava era eu rsrs fazia era tempo q procurava algo falando desse assunto. Eu morava em Grossos na época (300 km de Natal) e tinha 11 anos lá também, o aperreio foi grande rsrs quem morava na praia foi para dentro do mar, eles acharam que o mundo ia acabar. Começou com 2 bolas vermelhas que se juntaram e formaram um circulo de todas as cores, alternando entre uma cor e outra. Foto na época acho que era quase impossível, apesar do aperreio era bonito de se ver.
CLIMACO A W C FEITOSA
(2 de julho de 2019 - 14:21)Eu lembro perfeitamente disso e moro em São Lourenço da Mata – PE, cidade da Região Metropolitana de Recife, onde os mesmos círculos foram avistados.
Kleber Morais
(22 de setembro de 2016 - 21:58)Com relação a névoa gigante que cobriu Natal, não teria sido em 2015. Lembro que eu não morava mais aí quando isso aconteceu. Saí de Natal em novembro de 2014. Dá uma olhada na matéria do G1 RN abaixo.
http://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/noticia/2015/06/alta-umidade-e-fogueiras-contribuem-para-nevoa-em-natal-explica-emparn.html
Henrique Araujo
(23 de setembro de 2016 - 12:21)Coloquei 2014 né Kleber? Corrigi agora. Obrigado!
Natal já teve uma chuva que durou 40 horas | Curiozzzo
(2 de março de 2017 - 23:34)[…] Pois é né, coisas inacreditáveis já aconteceram nos céus do Rio Grande do Norte […]
Ferreira & Hyasnaia (@FCotiguar)
(26 de outubro de 2017 - 10:56)Adriano, lembro bem desse fato, na época eu era apenas uma criança de 07 anos e que morava no interior do RN (Currais Novos). Em uma noite da década de oitenta surgiu no céu um grande circulo de fogo e por falta de informação da época causou muito aperreio e alvoroço na população. Como vc mesmo disse, “era o fim do mundo”, correria, desespero, velhos rivais fazendo as pazes…., dias depois surgiu comentários que foi apenas um lançamento de um foguete mau sucedido, lançado na capital (Natal). O Fato se tornou até cômico!
O dia de pânico em que os habitantes do RN pensaram que o mundo estava se acabando | Curiozzzo
(8 de fevereiro de 2018 - 17:22)[…] Até já falamos sobre eventos do tipo ocorridos em Natal aqui uma vez. Porém, vários relatos reais nos chegaram nos comentários desta mesma postagem, desta vez foram histórias que para nossa surpresa coincidem e se continuam. […]