
Este aí é o “SOPA”, um ônibus do século passado da empresa Rede Viação Seridoense, uma das primeiras a fazer a viagem “Natal – Caicó”. Não se sabe a origem do seu nome [quando souber venho aqui dizer].
O ônibus era um misto de madeira montada sobre um chassi de marca de caminhão importado, e pertencia à Othon Osório de Barros, e ao seu primo, Manoel Genésio Cortez Gomes e Lourenço do Nascimento, naturais de Currais Novos e Parelhas respectivamente.
Conta-se que este ônibus teve sua graxa roubada inúmeras vezes por mecânicos-empregados criminosos durante os últimos anos de suas atividades, e a empresa começou a dar prejuízos. A graxa era cara, o que incentivava os furtos e desvios para o mercado clandestino, chegando ao ponto de, certa vez, nas proximidades de Macaíba, onde hoje é a BR 304 (Reta Tabajara), suas rodas emitirem uma luz azul e ele quase pegar fogo pelo calor decorrente da falta do lubrificação.
SOPA rodou até fins de 1939.
Foto e informações de: Cleomedes Cortez Gomes @ Natal em Pauta
3 Comentários
Cézar Virgílio Pereira
(9 de novembro de 2017 - 23:09)Uma correção na matéria sobre o “sopa”: o terceiro proprietário era “Lourenço Nascimento” e não Lourival. Realmente, parelhense e meu tio, irmão de meu pai Manoel Virgílio do Nascimento.
Henrique Araujo
(10 de novembro de 2017 - 08:38)Cézar, você sabe dizer porque “SOPA”?
Aqui está o anúncio da primeira linha de ônibus de viagem entre Natal e Caicó | Curiozzzo
(15 de fevereiro de 2018 - 10:39)[…] Da capital potiguar até Caicó, cidade que fica ao sul do RN, são cerca de 280 km. A primeira linha de ônibus de viagens entre as duas cidades foi criada em 1928. Ela se chamava Rede Viação Seridoense, e era operada por um único ônibus, o SOPA, que já falamos aqui. […]