A lanchonete Pittsburg , empresa genuinamente potiguar, é uma das mais fortes do norte-nordeste, e a marca mais lembrada do natalense com fome há décadas.
Veja algumas curiosidades que você desconhecia:
1. O dono não foi o criador
Foi criado pelo natalense Franklin Veloso primo do atual dono, que deixou os negócios em 1993. Seu primo, Kleber Carlos Carvalho, que morava em São Paulo, veio para Natal em 1985 ser sócio no negócio a pedido de Franklin, quando começaram a movimentar mais o Pittsburg.
Só que o Franklin deixou os negócios e Kleber assumiu a empresa em parceria com sua mulher, nesta época a lanchonete já se localizava no atual endereço, na avenida Prudente de Morais.
2. Uma pequena lanchonete que você não lembra
O Pittsburg era uma pequena lanchonete que vendia apenas sanduíches e refrigerantes no Shopping Natal Sul, em frente ao Hiper Bompreço. Com o passar do tempo, a clientela foi aumentando e veio a necessidade de oferecer um espaço mais confortável e com um cardápio bem mais variado. Daí surgiu o Pittsburg da Prudente de Morais.
3. O nome “Pittsburg” vem sim da cidade de Pittsburgh, EUA
O nome foi inspirado na cidade norte-americana Pittsburgh, a segunda cidade mais populosa do estado americano da Pensilvânia.
4. A primeira logomarca colorida
A primeira marca, muito colorida como a maioria das marcas da época, apresentava como ícone dois coqueiros com um sol nascente em composição.
5. Alimentos em números
A empresa utiliza em média 100 mil pães mensais, 4.500 kg de queijo, nove mil litros de refrigerantes, 18 mil latas de refrigerantes e 4.500 litros de chope.
6. Kibon e batata frita já foram o auge
O lanchonete já foi considerada a maior vendedora de Kibon/Sorvane do Brasil e o maior vendedor de batatas fritas do Nordeste.
7. Tem franquias com padrão muito rigoroso
Se você pensa em abrir uma loja Pittsburg saiba que não é nada fácil.
Segundo o diretor de expansão uma franquia só é aberta se a localidade passar por diversas análises tendo em vista que o cliente precisa encontrar em todas as lojas o mesmo padrão de qualidade da matriz. É levado em consideração por exemplo o nível de interesse do público da cidade ou do bairro em consumir produtos específicos da marca Pittsburg e o tamanho da loja que precisa oferecer conforto e liberdade.
8. Mais de 15 mil entregas mensais
São mais de 15 mil entregas mensais em domicílio.
9. É o telefone mais solicitado do público
O número de telefone do delivery é o mais solicitado pelo público junto aos catálogos da Listel, Telepesquisa e Multipesquisa.
10. Dono tem mania de organização
As lanchonetes são sempre limpas, organizadas e modernas porque o dono tem uma certa mania de organização e nunca deixa nada quebrado, sujo ou defeituoso. Se algo quebra ele rapidamente manda consertar de forma que o cliente nem note que quebrou.
11. Os pães e os hambúrgueres não são congelados
O pão dos sanduíches é feito diariamente e não ficam congelados. O mesmo acontece com os hambúrgueres. Segundo os diretores estes são segredos que fazem o sucesso da marca.
12. Brasília e Florianópolis já quiseram
Brasília e Florianópolis já quiseram ter lojas Pittsburg mas o dono achou melhor não levar a marca para lá para poder crescer pelo Nordeste de forma gradual e mais controlada.
Gostou dessas curiosidades? Então não deixe de ver estas aqui
- 6 lugares pra se comer e beber em Natal-RN com os nomes mais estranhos do mundo
- 7 comidas mais deliciosas das praias de Natal-RN (lista definitiva)
(Adaptado de Pittsburg.com.br, Partage Norte Shopping, Portal Mercado Aberto e Revista Deguste)
🔥459 Visualizações
5 Comentários
William Almado
(15 de dezembro de 2014 - 13:01)Não sendo o Pitts de Satélite, que é um lixo, sempre falta tudo e você leva 1h pra ficar sabendo que o seu pedido não vai ser atendido, as outras unidades são em geral excelentes e é uma empresa que só faz crescer.
Infelizmente alguns funcionários e gerentes mal preparados acabam denegrindo a imagem do estabelecimento.
Mas hoje eu gosto tanto do Pitts que depois de ler esse post me deu vontade de ir lá. Mas na Prudente, é claro!!!
Curiozzzo
(15 de dezembro de 2014 - 13:05)É isso né… fica registrado William. É sempre importante que o Pitts mantenha um processo rigoroso também na contratação de funcionários. Sobre isso não achamos registros. Boa sorte nas proximas! hehe
Gleyse Vieira
(23 de abril de 2015 - 00:21)Não tem McDonald que se compare ao Pitts. Eu adoro saber que uma franquia local faz tanto sucesso! Parabéns aos fundadores e vocês que fizeram o post.
6 lugares pra se comer e beber em Natal-RN com os nomes mais estranhos do mundo | Curiozzzo
(14 de julho de 2015 - 16:25)[…] 12 coisas que você nem imaginava sobre o Pittsburg (inédito) […]
Sylvia Lopes
(29 de agosto de 2015 - 10:07)Já foi melhor. Frequentei as várias lanchonetes pela cidade e a qualidade caiu bastante, tanto do atendimento quanto da comida em si. Um dia já foi minha 1ª opção, hoje já não mais.