Cosplay é a abreviação do inglês “Costume Play”, que em tradução livre para o português seria algo como “Atuação com Fantasia”.
Praticar o Cosplay nada mais é do que se vestir, se fantasiar e personificar um personagem, que pode ser de games, animes e mangás, mas que também podem incluir qualquer outro tipo de caracterização que pertença a cultura pop ocidental.
A prática surgiu em torno da década de 80 nas convenções dos fãs de Star Wars e Star Trek, aonde iam fantasiados de personagens da série, mas no Brasil ela só chegou durante a década de 90.
Normalmente, os cosplayers, nome dado às pessoas que fazem cosplay, são fãs dos personagens que representam e das respectivas séries, filmes, games ou desenhos a que este personagem pertence.
O cosplay atinge todas as idades, independentemente de sexo.
Em Natal muitas pessoas já fazem Cosplay há anos, na cidade acontece anualmente o SAGA, um evento internacionalmente conhecido que é realizado desde 2005, e que em sua última edição, realizada em Outubro de 2016 na Arena das Dunas, reuniu cerca de 8.000 pessoas em apenas dois dias.
Em 2015 e 2016, outras edições do evento também foram realizadas: O SAGA ARENA, voltado para esportes eletrônicos, a MEGA Torcida LoL e o SAGA Mossoró (primeira edição do evento fora de Natal). Em abril de 2017 o evento voltou ao Centro de Convenções de Natal para uma edição histórica com três dias de duração.
Nayara Medeiros é uma natalense de 22 anos que faz cosplay desde 2013, e olha como ela se transforma:




Ela falou com a gente sobre como é ser uma cosplayer:
Como e quando surgiu a cena cosplay em Natal?
Não sei dizer bem porque só comecei a fazer cosplay em 2013, e acredito que os eventos em Natal começaram em meados de 2005.
E quanto tempo leva para se produzir?
Em média 1h dependendo do cosplay, geralmente o que me dá mais trabalho é a maquiagem.
Como é incorporar um personagem?
Eu sempre faço bastante pesquisa, tanto de história como de poses. Estudo o jeito de agir de falar do personagem e como sua história influencia em sua personalidade. Isso ajuda a interpretação a fluir com mais facilidade.
Você trabalha com isso?
Já fiz alguns trabalhos mas não chega a ser frequente.
Como consegue as roupas e quem faz a maquiagem?
Maquiagem eu faço xD. Roupa eu compro importado ou mando fazer numa costureira.
Para ver mais fotos do trabalho dela acesse o Facebook dela aqui.
Existem ainda os cosplayers que não tem “muitas condições” e fazem os “cospobres”, veja 7 cospobres de Natal e escolha o seu predileto
🔥484 Visualizações