Este arquiteto quer pintar algumas partes Natal; o que você acha?

Você gosta de pessoas com ideias inovadoras? Que pensam fora da caixa? Então vai gostar desta história.

O arquiteto Manoel Fagundes Jr pensou diferente e vem tentando tornar Natal um lugar melhor para se viver.

Ele é de Natal, mas morou no sul do país alguns anos. Lá ele observou a beleza de alguns monumentos e praças, e um meio urbano muito conservado, criativo e organizado, e percebeu com o tempo que isso afeta o comportamento do ser humano.

Ao voltar para Natal ele encontrou uma cidade ainda mais degradada do que quando morou pela primeira vez, espaços públicos em situação de calamidade, áreas imensas ociosas e locais de vandalismo e abandono, o que, como sabemos, traz insegurança, criminalidade entre outros malefícios.

Foi então que ele teve uma ideia: iniciar um projeto que ele chamou de “Natal precisa de mais cor”, um trabalho que caso desse certo iria aumentar a segurança pública e até o crescimento da economia, pois ainda segundo ele grande parte da população não sai para gastar dinheiro com medo da insegurança.

“As pessoas estão cada vez mais conformadas em se manter presas dentro de suas casas, cada vez mais conformadas com a ‘estética’ e a falta de lazer de sua cidade, então percebi uma população mais estressada e desmotivada.

Pensando nisso, abdiquei de meu tempo de trabalho para desenvolver esse projeto de interesse social. Trata-se de um projeto onde de forma voluntária, faço estudos de áreas que possam receber algum tipo de intervenção para melhoria da região, intervenção essa, Arquitetônica e(ou) Urbanística.”, disse ele com exclusividade ao Curiozzzo.

O arquiteto decidiu colocar arte em espaços públicos de Natal. Com aplicação de pinturas feitas por simulação de computador, ele reproduz paisagens naturais tradicionais da cidade:

“Quero incentivar a aplicação de arte em pintura em espaços públicos para contemplação da população. Temos paisagens belíssimas e precisamos mostrar nossa rica cultura espalhada em nossa cidade por meio dessas pinturas. Isso incentiva o desenvolvimento social e a cultura de nosso Estado”, completou.

E eis aqui um fato curioso. As cores, além de chamar atenção para a conservação do local, são responsáveis até mesmo pelo comportamento humano sendo cada cor correspondente à cada efeito comportamental diferente.

Manoel está desenvolvendo a tag #ideiasparanatal, onde vem promovendo esse trabalho em redes sociais para chamar a atenção dos nossos governantes, e tentar mostrar que podemos melhorar cada vez mais a cidade de Natal, estimulando o debate e o diálogo quanto a esse tema.

Nesta fase inicial, ele decidiu concentrar o seu trabalho na Zona norte da cidade, por ser uma região mais abandonada e mais propensa a violência, mas quando chegar em 100 ideias ele pretende fazer uma proposta de intervenção e mobilidade urbana em toda a cidade do RN.

Ele vem precisando de patrocínio para tirar esse trabalho do computador e levá-lo para o mundo real:

“Sabemos o quão importante é fazer essas ideias acontecerem, mas também sabemos a grande dificuldade de torná-las realidade, meus equipamentos de trabalho por exemplo não são tão potentes e não sei até que ponto quais dimensões chegar nesses projetos, pois apresento em 3D e vídeo para uma máxima compreensão da população e é necessário bons equipamentos para isso, também preciso espalhar para o máximo de pessoas possíveis para tornar essa ideia em um movimento político e chamar a atenção da imprensa local ou até mesmo nacional, mas para fazer isso acontecer preciso de parceiros.” relatou ele.

Está curioso para conferir o projeto dele, não é? Então fique com algumas imagens que são apenas prévias do projeto, mostrando o antes e o depois das pinturas:

 

 

Gostou? Compartilhe este post com seus amigos e espalhe esta ideia. Pra conferir mais do trabalho do Manoel acesse e siga ele no Instagram “Ideias Para Natal”. E veja também 6 lugares abandonados de Natal que dão pena de ver

 

🔥211 Visualizações

Henrique Araujo

O criador do Curiozzzo é formado em Sistemas de Informação, já foi dono de startups, administrador de grupos, empresário, mas sempre foi um amante da internet, primeiro como desenvolvedor e depois como produtor de conteúdo, desde a chegada dela no Brasil. Em 2014 criou o blog e encontrou na história e na cultura de onde mora uma nova paixão. Hoje ele leva o Rio Grande do Norte para o mundo de forma respeitosa, criativa, curiosa e única. Siga-o: instagram.com/henrique.e.araujo

4 Comentários

  • Tem todo meu apoio 👍

  • Sei não.. mas o projeto tá uma merda, só pq é arquiteto capaz de conseguir autorização e até o patrocínio mesmo. Enquanto tem muito artista urbano q se for por um graffiti de verdade é subjugado pela secretaria de cultura e ainda pode ser preso pelo gosto de algum vereador q se acha o verdadeiro Doria potiguar.

  • […] Se gostou veja este arquiteto que quer pintar algumas partes Natal […]

  • Na hora de pintar, alguns cuidados tambem sao importantes. Para otimizar todo o processo, inclusive a limpeza final, e necessario proteger as partes que nao receberao pintura e o piso. Utilize fitas adesivas e jornais. Pinte primeiro os cantos com trincha e depois pinte as superficies maiores como rolo de la e pelo curto , reforca. O arquiteto ainda aconselha fazer o trabalho todo de umaso vez. Uma vez iniciada a pintura de uma parede, nao interrompa para voltar a pintar em outro momento para manter a aparencia uniforme , ressalta. Outra dica fundamental para ter um resultado bom e fazer a pintura em horarios com bastante luz natural. Desta forma, facilita a visualizacao de possiveis manchas. E ainda prefira pintar em dias com pouca umidade relativa do ar ou temperaturas que nao estejam muito baixas ou muito altas , completa Artur.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *